domingo, 6 de dezembro de 2020

CARTAZ INTERESSANTE: SOMOS LIVROS

LIVRARIA BERTRAND



 

NATAL E ANO NOVO COM ABERTURAS

Natal e Ano Novo com aberturas. Uma experiência para nos habituarmos a conviver com restrições durante o tempo que for preciso. Ouvi as novidades de um primeiro-ministro sorridente, mas com avisos de que é preciso comportamentos responsáveis. Se as tendências de algumas descidas se mantiverem, tudo bem. Lá mais para diante se confirmará esta decisão do Governo ou se alterará, se tal for necessário.  
Natal já não é só a celebração do nascimento de Jesus Cristo, mas foi adotado como festa da família. Crentes e não crentes revivem os convívios familiares em ambiente festivo, depois de um ano inteiro de lutas e preocupações. É a festa, na minha ótica, mais aguardada e participada do ano, enriquecida com sabores e alegrias que afugentam trabalhos e canseiras dos dias desgastante de um ano inteiro. Depois, reconfortados, voltamos à vida tantas vezes sombria. 
A pandemia alterou profundamente os nossos quotidianos e não se vislumbra um fim que nos liberte de dúvidas e preocupações, apesar do anúncio de soluções assentes na vacinação. 
Inicialmente anunciadas como demoradas, as vacinas aí estão, graças à conjugação de esforços e saberes de cientistas um pouco de todo o mundo. A urgência impunha-se. Contudo, quando se julgava que de um dia para o outro todos seriam vacinados, já se sabe que não é bem assim. E os que estão em situações de risco, pela idade e pela doença, continuarão na terrível posição de espera. Vamos aguardando sem desânimo, mas com muita esperança de que tudo se resolva o mais depressa possível.
Votos de um Natal e Ano Novo que nos ofereçam  dias melhores.

É URGENTE E É POSSÍVEL MUDAR

Crónica de Bento Domingues no PÚBLICO


O “inferno” em que transformámos o nosso planeta não é um destino fatal: poucos com a posse e a dominação devastadora de quase tudo e a grande maioria da humanidade com quase nada. É uma situação absurda.

1. Segundo um conhecido conto judaico, um rabino fez a Deus o seguinte pedido: “Deixa-me ir dar uma vista de olhos pelo céu e pelo inferno.” O pedido foi aceite e Deus enviou-lhe, como guia, o profeta Elias.
O profeta levou o rabino a uma grande sala. No centro ardia um fogo que aquecia uma panela enorme, com um guisado que enchia o ambiente com o seu aroma.
À volta estava toda a gente pronta a servir-se, com uma grande colher na mão. Apesar disso, viam-se as pessoas esfomeadas, macilentas, sem forças, a cair.
As colheres eram mais compridas do que os seus braços, de tal modo que não as conseguiam levar à boca. As pessoas estavam tristes, desejosas e em silêncio, de olhar perdido.
O rabino, espantado e comovido, pediu para sair desse lugar espectral. De inferno já tinha visto o suficiente.
O profeta levou-o então a outra sala. Ou talvez fosse a mesma. Tudo parecia exactamente igual: a panela ao lume, com apetitosas iguarias, a gente à volta com grandes colheres na mão. Via-se que estavam todas a comer com gosto, alegres, com saúde, cheias de vida. A conversa e as gargalhadas enchiam a sala. Isto tinha que ser o paraíso! Mas, como é que se tinha conseguido uma tal transformação?
As pessoas tinham-se voltado umas para as outras e usavam a enorme colher para levar comida a quem estava à sua frente, procurando que a outra ficasse satisfeita e assim acabavam por ficar todas bem!
Mesmo quem acha piada a este conto observa que não se lhe deve pedir demasiado: reproduz uma concepção demasiado simplista, sem interesse num mundo espantosamente complexo. As boas parábolas são paradoxais, enigmáticas e de inesgotáveis leituras.

sábado, 5 de dezembro de 2020

A NOSSA GENTE: Pe. JOÃO VIEIRA RESENDE

 Primeiro pároco da Gafanha da Encarnação

João Vieira Resende nasceu em Vale de Ílhavo, a 7 de março de 1881. Filho de João Vieira Resende e de Ana Vieira dos Santos, agricultores, não sendo por isso de estranhar os relatos que referem que se dedicou à agricultura e à apanha do moliço na Ponte de Água Fria, na Vista Alegre. 
Da sua formação académica consta a frequência no Seminário de Coimbra. A 22 de dezembro de 1906 foi ordenado presbítero pelo Bispo D. Manuel Correia de Bastos Pina, celebrando a sua primeira Missa no dia 29 desse mesmo mês no Convento das Ursulinas. 
Foi pároco em diversas localidades como a Gafanha da Nazaré [?], Ouca, Ermida e Vila Verde, até que em 1921 foi nomeado para a Paróquia de Vagos. 
A 10 de novembro de 1928 foi fundada a nova freguesia da Gafanha da Encarnação, sendo João Vieira Resende nomeado como seu primeiro pároco. Ali permaneceu durante 20 anos, contribuindo para o crescimento da freguesia, reorganizando a Irmandade do Apostolado de Oração e construindo importantes infraestruturas que ajudaram ao progresso daquela localidade. 
Além da atividade religiosa, dedicava-se à investigação histórica, sendo autor de inúmeros artigos e estudos, dos quais se destaca Monografia da Gafanha, uma obra que se revela um importante estudo etnográfico e histórico desta região, com a sua primeira publicação em 1938. Em 1944 foi realizada uma segunda edição prefaciada pelo Professor Orlando Ribeiro. Publicou também outros artigos em jornais, como O Ilhavense, Arquivo de Aveiro destacando-se as rubricas - Alminhas, Figuras Notáveis da nossa terra e a Ponte de Almear. 

EDUARDO LOURENÇO E DEUS

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias 



1. Sobre Eduardo Lourenço, o filósofo, o ensaísta, o pensador — um dos mais lúcidos do nosso tempo —, o crítico da arte, das múltiplas artes, nomeadamente da literatura e da música..., outros já falaram e escreveram. 
Encontrei-o várias vezes e gostaria de deixar aqui breves reflexões sobre o tema em epígrafe, a partir de alguns desses encontros, sempre iluminantes para mim. 

2. 1. Participámos no Encontro de Lisboa, organizado pelo GOL — era então Grão-Mestre António Reis —, subordinado ao tema “Religiões, Violência e Razão”. E diz-me Eduardo Lourenço mais ou menos assim: Ainda bem que também cá está, porque se o meu avô me visse aqui... 
A abrir o Encontro, falou da estranha crise contemporânea. Enquanto o Ocidente se desertifica de Deus, noutras culturas não só não há morte de Deus como, em vez da laicização, continuam na sua Idade Média, acreditando que o seu Deus é o verdadeiro e o Ocidente está em vias de perdição. De facto, o Ocidente teve um dinamismo incomparável, e a razão disso é que o seu debate foi sempre à volta de Deus. Noutras culturas, Deus é um dado e está no centro de tudo; no Ocidente, Deus tem sido uma interpelação infinita. Deus não é uma evidência, porque não é um objecto. Deus é o nome, precisamente enquanto anti-nome, da nossa incapacidade de captar o Absoluto, o modo de designarmos a nossa incapacidade de ocuparmos o seu lugar. O Ocidente é a procura e o debate à volta desta questão. É-se contra a objectivação de Deus, porque Deus-pessoa não é objectivável. Deste modo, o Ocidente afirma-se como procura da liberdade. Quando, noutras culturas, se dá a pretensão de apoderar-se de Deus, temos fanatismo. 

GATINHO À DEFESA

Em horas de confinamento há tempo para tudo



 Ao sentir-se perseguido por irmãos de raça, o gatinho refugiou-se entre a ramagens e ali ficou à espera de tempo e espaço livres para se divertir com amigos. Chamei-o mas ele não aceitou o convite à primeira vista. Minutos depois, com habilidade de felino ainda jovem, saltou para a brincadeira. A alimentação está garantida.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

GAIVOTAS EM TERRA...


 
"Gaivotas em terra tempestade no mar" é um velho ditado. De vez em quando, ao acordar, dou de caras com este espetáculo no telhado da vizinha. Não tenho visto que tenha acontecido assim por aqui à volta. Vêm tocadas pelo instinto, decerto na ânsia de escaparem à tempestade que está anunciada. Será? Não sei, porque não conheço a linguagem das gaivotas nem os seus hábitos. Mas que o ritual se tem repetido, lá isso tem.