segunda-feira, 11 de setembro de 2017

D. António Francisco dos Santos — Um bispo próximo e acolhedor


Hoje de manhã, fui dolorosamente surpreendido pela notícia da partida de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, para o regaço maternal de Deus. Apesar da fé que nos anima e nos leva a crer que tudo será melhor no coração do Senhor da Vida, que acolhe todos os homens de boa vontade, porque «perdoa sempre; perdoa tudo!», no dizer do Papa Francisco, reconhecemos, humanamente, que a dor momentânea da separação nos deixa tristes. 
Evoquei então o dia 8 de dezembro de 2006, Festa da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal e Mãe da Igreja, que me marcou para o resto dos meus dias. No cortejo de entrada na Sé de Aveiro, para a cerimónia solene da tomada de posse de D. António Francisco dos Santos, como bispo residencial da Igreja Aveirense, sofri um enfarte. Conduzido ao hospital, ali fiquei nos cuidados intensivos. No dia seguinte, pela manhã, antes dos meus familiares chegarem, abri os olhos ainda cansados para fixar dois visitantes: D. António Francisco e D. António Marcelino. Terão sido informados da minha situação pelo meu querido amigo e capelão do Hospital, Padre João Gonçalves. No domingo seguinte, D. António Francisco celebrou a Eucaristia no Hospital para os doentes e voltou a passar pelos cuidados intensivos para saber do meu estado. Dirigiu-me palavras de estímulo, palavras que vieram de um coração bondoso, que jamais esquecerei. 
Tempos depois, visitei-o na Casa Episcopal, para lhe agradecer a gentileza do gesto e das palavras que me dirigiu no Hospital de Aveiro. Sem pressas, sem nunca olhar para o relógio, falámos, trocámos impressões sobre Aveiro e sua região. Fiquei com a certeza de que a nossa Diocese, que teve tão grandes Bispos, cada um com o seu estilo, tinha agora um Bispo muito próximo e acolhedor. 
Dias depois, soube da saudação que dirigiu à Diocese, na qual garantiu que todos teriam lugar no seu coração de Bispo. «Que ninguém se sinta sozinho, esquecido, excluído ou à margem do meu desvelo de servir, independentemente da sua condição social, convicção de fé, cor ou cultura.», disse.  E na tomada de posse adiantou: «Somos uma diocese nova, recém-restaurada. Mas o caminho percorrido é grande e belo, com etapas marcantes de dois Sínodos diocesanos a cujos dinamismos me vinculo. É meu dever assumi-los. É meu desejo continuá-los. Há vidas doadas a Deus, à Igreja e ao Seu Povo, que hoje e sempre devemos recordar, agradecer e merecer.»
Num olhar atento, percebe-se que D. António Francisco foi, essencialmente, um Bispo com uma capacidade rara para ouvir, sem pressas. Atento ao mundo e à diocese, no seu espaço de intervenção pessoal, direta e próxima, D. António Francisco privilegiou a pessoa, com todos os seus problemas e anseios, mas ainda com as suas limitações e dificuldades.
Pessoalmente, não posso deixar de registar a sua serenidade, a sua humildade no contacto com todos, a sua fé esclarecida e atuante, o seu desejo de inovar e a procura das melhores soluções para implantar e dinamizar o Reino de Deus entre nós.

Fernando Martins

D. António Francisco, Bispo do Porto, faleceu hoje

Anuncia a Agência Ecclesia que D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, faleceu hoje aos 69 anos.
O prelado foi nomeado para esta missão em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente.
D. António Francisco dos Santos foi ainda bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.
O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego).

Notícia em atualização na Ecclesia

NOTA: Texto e foto da Agência Ecclesia.

Marina da Gafanha da Nazaré aposta na modernização das instalações


A Direcção da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré (ANRGN) continua a apostar na modernização das suas instalações. Agora apostou no tratamento do pontão e dos fingers com óleo de teca, que vai prolongar a sua vida útil. A obra foi realizada por uma equipa de elementos da direcção, coordenada pelo Lucílio Marçalo. Outro dos melhoramentos foi a limpeza dos terrenos entre a Marina e a linha do comboio, com a total colaboração da Administração do Porto de Aveiro, correspondendo ao nosso pedido. Esta zona será o futuro aparcamento de atrelados, quando os barcos estão na água. Humberto Rocha

Presidente da ANRGN

domingo, 10 de setembro de 2017

A nossa Ponte


A ponte que nos liga às nossas praias é sempre um desafio para mim. Desde sempre. Habituado que estava à velha ponde de madeira, que dava passagem para as praias e outras paragens, a chegada da nova ponte, esperada há muito, tornou tudo mais fácil, beneficiando, e de que maneira, quem circula por estas bandas. Hoje, porém, refiro-me à paisagem que inclui o canal de Mira e tudo quanto a envolve. Quando a contemplo, de perto ou de mais longe, não resisto e cá fica mais um registo para mais tarde recordar, onde quer que estejamos.
Em época de veraneio, a nossa ponte fica ainda mais bela pelo colorido e agitação que ostenta, refletindo-se nas águas lagunares a vida animada que ela promove e desafia. E o senão do trânsito engarrafado pode ter os dias contados, se por diante for o projeto da passagem desnivelada programada.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Anselmo Borges — Livro das férias


Anselmo Borges

1 Não é meu hábito recomendar listas de livros para férias, pois não tenho apetência para condicionar gostos, sobretudo nessa época. Mas tenho a convicção sem hesitações de que é essencial ler livros. Como me dizia em pequenino a minha mãe, "quem quer saber, andar e ler" livros. Porque é que considero tão importante ler livros? Porque um bom livro tem uma estrutura fundamental: uma introdução que anuncia as questões a tratar, o tratamento dessas questões, argumentando, e uma conclusão. E é preciso dialogar com ele, ir, voltar, ler outra vez, concordar, discordar, sempre com razões... E, como dizia Platão no que aos seus diálogos se refere, inicia-se com reticências, porque nunca se começa no zero, no nada, já que há sempre pressupostos, e termina-se com reticências, já que nada está definitivamente acabado, será preciso retomar o diálogo: "Havemos de continuar..."
Hoje não se lê? Lê e muito. Mas não livros. O que se lê e escreve tem a ver sobretudo com comentários, comentários de comentários, tudo muito fragmentado e no quadro do "achismo" (quase toda a gente acha que... sobre tudo, mesmo desconhecendo completamente a matéria; quase todos se pronunciam sobre tudo, mesmo sem a mínima ideia da complexidade das questões). Com as novas tecnologias, a ignorância pode triunfar, pois, como advertiu Umberto Eco, as redes sociais dão voz a uma "legião de imbecis".

2 Um dos meus livros para uns breves dias de férias foi, de Celso Alcaína, Roma Veduta. Monseñor Se Desnuda. Está-se a ver, subentendido, o velho dito: "Roma veduta, fede perduta" (quem vai e vê Roma perde a fé).
Após a ordenação sacerdotal e grande currículo académico, com doutoramentos em Teologia e Estudos Bíblicos, Alcaína passou oito anos (1967-1975) a trabalhar na Congregação para a Doutrina da Fé. O papa era então Paulo VI. O livro, com os seus contactos, o que viu e ouviu, são as suas impressões críticas desses anos. Ficam aí apenas algumas pinceladas da minha leitura.

Georgino Rocha — DAR O PRIMEIRO PASSO E PERDOAR


Georgino Rocha

A viagem do Papa Francisco à Colômbia que termina, hoje, tem como lema: “ Demos o primeiro passo”, lema em grande consonância com a mensagem do Evangelho proclamado na liturgia. A sintonia provém de ambas terem como “pano de fundo” tensões e conflitos que ferem a relação básica na convivência dos cidadãos e no seio da comunidade eclesial. Na Colômbia, uma guerra sem quartel dizimou milhares e milhares de pessoas, fez vítimas sem conta, arruinou laços familiares, queimou bens de primeira necessidade, ia destruindo a “alma” da nação que, a custo, se vem a erguer e a afirmar. E finalmente pode ver assinados os acordos de paz.
Na comunida cristã, a guerrilha tem outros matizes, mas regista sempre a negação da união comum em aspectos fundamentais e, consequentemente, da comunhão que nos irmana, e reflecte, ainda que de forma limitada, a verdade de Deus transmitida por Jesus Cristo. São Paulo apresenta listas de atitudes que ferem a dignidade humana e desvirtuam a beleza do Evangelho. Hoje, destaca o adultério, a morte por assassínio, o furto e a cobiça. E recomenda que seja apenas o amor a única dívida de uns para com os outros. Nós podíamos acrescrentar a corrupção, a ganância, a exploração de migrantes e de trabalhdores, a violência física e mental e muitos mais e afirmar que sem honestidade comprovada e confiança garantida nem a humanidade brilha nem a comunidade cristã se afirma.  

Na sociedade há turbulência e crispação a mais: barulhenta e em surdina, no espaço familiar e nas antenas dos meios de comunicação, em tempos de propaganda eleitoral e de gestão diária dos assuntos públicos. Exemplos típicos surgem no desporto violento, nos comportamentos de certos condutores na estrada, na publicidade agressiva, no controle dos centros de influência e nas tentativas de imposição do pensamento único (gender), em mensagens xenófobas e racistas que intimidam e lançam pânico. A sanidade ética das consciências precisa de uma desintoxicação mental que permita refazer relações “feridas”, reganhar a confiança e criar o respeito para com as diferenças sempre enriquecedoras, desde que convirjam na harmonia do conjunto social, no bem da comunidade eclesial.

A Igreja, qual sentinela vigilante como Jeremias de que fala a primeira leitura, quer oferecer a sua ajuda e apresenta a recomendação de Jesus narrada por Mateus (18, 15-20)  em três afirmações de acção sanadora. Tendo como seiva revigorante o amor, surge o perdão dado e recebido como meio de refazer a relação quebrada. O ponto de partida para o processo do perdão é a liberdade de quem deseja alcançar o bem maior.
Peregrino deste bem, o ofendido parte para a missão a realizar. Pede a bênção de Deus, escolhe o melhor momento, pensa no que será oportuno dizer e vai ter com quem lhe fez a ofensa. Acolhe a reacção e entra em diálogo. Se chegarem a acordo, manifestam a presença de Jesus Cristo, que, de modo discreto e estimulante, acompanha os esforços de reconciliação. Este primeiro passo abre horizontes novos a tantas encruzilhadas atadas por nós que parecem cegos. E pode visualizar-se em ver no outro um irmão, persistir no diálogo, aguardar a resposta, cultivar a liberdade na relação, amar sempre a pessoa, ainda que dominada pelo ciúme e ressentimento.
“O ambiente de crispação que, às vezes, domina as relações sociais deve-se à nossa incapacidade de reconhecer a dignidade do outro e a nossa relação fraterna com ele”, afirma Serna Cruz, na revista Homilética2017/5, p. 553, que acrescenta: “ Queiramos ou não, somos irmãos e só a partir desta identidade comum, podemos ajudar-nos”.

Em caso de recusa da oferta de perdão, o ofendido não desarma, pois o amor é inventivo. Discerne o que lhe parece mais acertado, escolhe pessoas experientes na mediação e retoma o caminho. Sabe o alcance da intervenção das testemunhas, pois a praxe judaica prescreve a sua presença para a questão ficar dirimida. Isto é, alcança dimensão pública. Ousa e, se bem sucedido, o irmão ofensor é reintegrado na comunidade e a alegria de todos torna-se exuberante. Quanta sabedoria, própria de quem aprecia os dons do Espírito Santo, está presente no processo curativo de feridas e de recuperação dos laços de comunhão.
   
Há um outro passo, o recurso à assembleia eclesial e aos seus responsáveis, para que, juntos, possam pedir ao Senhor a luz necessária para tomar a decisão correcta. Esgotados todos os meios, a comunidade vê-se forçada a reconhecer a obstinação do “pecador” que persistentemente se mantém afastado. Mas esta não desiste. Reconhece o facto e continua a amar quem o provoca; por isso, o recomenda ao Senhor na sua oração, “espreita” uma oportunidade para reatar o diálogo e aguarda a hora feliz do reencontro.

Que vai fazer à Colômbia, santo Padre?”, pergunta o jornalista na altura em que o Papa Francisco anunciou a viagem. “Vou rezar com os meus irmãos para que a paz seja reforçada com a reconciliação vivida”. A força da oração é âncora firme da fé da Igreja reafirmada com o seu testemunho. Obrigado, santo Padre!

Que delicadeza reveste cada passo do processo de reconciliação confiado a cada pessoa que ama o bem do outro. Faz parte da nossa humanidade e visa recuperar a dignidade “beliscada”. Faz parte dos membros da comunidade cristã fiéis aos ensinamentos de Jesus e reconhecidos pela fé que reforça os laços comuns e ilumina o seu “papel” reconciliador. A função da autoridade tem alicerces noutras passagens do Evangelho. Agora é a nossa vez. Decide-te e demos o primeiro passo.

Georgino Rocha

terça-feira, 5 de setembro de 2017

SCHOENSTATT — Padre Carlos Alberto está de partida para o Brasil



Santuário de Schoenstatt - Gafanha da Nazaré


O Padre Carlos Alberto Pereira de Sousa, mais conhecido apenas por Padre Carlos Alberto, foi ordenado presbítero por D. António Marcelino em 29 de junho de 1996, na igreja matriz da Gafanha da Nazaré, ficando ligado ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, movimento a que pertence, como sempre pertenceu, desde a sua juventude.
A notícia da sua partida para o Brasil, concretamente para o Santuário de Recife-Olinda, da diocese do mesmo nome, que teve um bispo carismático, D. Hélder Câmara, chegou-nos há dias. A sua partida está para breve, mas o Padre Carlos Alberto sabe que as mudanças são sempre desafios de renascimento espiritual e de novos projetos de ação pastoral, num ambiente schoenstattiano que o levou a aceitar o sacerdócio há 21 anos. 
Nascido em Rocas do Vouga, Sever do Vouga, em 1960, cedo se radicou com a família na Gafanha da Nazaré, onde desde menino se identificou com a Igreja Católica, tendo assumido, conscientemente, ações eclesiais, mas não só.
Depois de 13 anos ao serviço do Movimento, como presbítero, no Santuário Diocesano de Schoenstatt, na Gafanha da Nazaré, o Padre Carlos Alberto vai assumir a responsabilidade pastoral daquele Santuário do nordeste brasileiro, iniciando o seu trabalho com uma comemoração marcante, as bodas de prata do Movimento naquela região do imenso Brasil. Trata-se de um Santuário bastante concorrido, que tem uma referência especial para todos os schoenstattianos, em geral, e para o Padre Carlos Alberto, em particular, já que ali foi implementado o “Terço dos Homens”, iniciativa do Padre Miguel Lencastre, que foi coadjutor e pároco da Gafanha da Nazaré. 
No próximo dia 9 de setembro, vai ter lugar na Casa José Engling, junto ao Santuário de Schoenstatt, um jantar de despedida, com inscrições limitadas. Os interessados poderão inscrever-se no referido Santuário ou no Cartório Paroquial da Gafanha da Nazaré.
Daqui desejo ao Padre Carlos Alberto os maiores êxitos pessoais e pastorais ao serviço da Igreja e do Movimento, razões da sua opção de vida em prol da Boa Nova, apostando sempre na construção de um homem novo para uma nova sociedade, alicerçada em Cristo.

Fernando Martins