domingo, 11 de setembro de 2016

Que fazer da missa?

Crónica de Frei Bento Domingues 
no Público


1. Nasci e cresci numa aldeia onde toda a gente ia à Missa. Era obrigatória: faltar era pecado e matéria de confissão. Era dita em latim e de costas para o povo, com os homens à frente e as mulheres e as crianças atrás. Durante a homilia, os homens saíam para fumar um cigarrito. Da Missa, aproveitava-se a reza do terço. O padre, depois dos avisos, em português, voltava ao latim: ite missa est. Missão cumprida?
A palavra missa vem do verbo latino mittere, enviar, mandar, dispensar, mas também missão e míssil. Seja como for, o sentido das palavras depende do seu uso.
A própria expressão Ite missa est já existia no latim profano antes de passar para a liturgia cristã. Como diz Ávito de Viena (470-518), essa fórmula era usada para terminar as audiências do paço e dos tribunais de justiça: “Nas igrejas e nas cortes do imperador e do prefeito dizia-se missa est quando o povo era despedido da audiência.”

sábado, 10 de setembro de 2016

A nossa gente: Fátima Pinho



Neste mês de setembro, em que se retomam as atividades desportivas no Município, a rúbrica “a nossa gente” é dedicada a Fátima Pinho, atleta veterana ilhavense. 
Fátima Pinho é atual recordista nacional nos 5.000 metros, no escalão V50, e nos 10.000 metros, nos escalões de V45 e V50. A 20 de maio passado sagrou-se vice-campeã da Europa de 10.000 metros em Monte Gordo, com o tempo de 39:48 minutos, ficando apenas atrás da suíça Marianne Kaempf, que terminou aos 39:33 minutos. 
Em Fevereiro deste ano foi homenageada pela Associação Nacional de Veteranos, em Famalicão, pelo seu fantástico percurso. 
Fátima Pinho iniciou-se no atletismo apenas quando começou a acompanhar as filhas, Carina e Sara Pinho (atual atleta do Sporting Clube de Portugal), nas suas competições, dando-lhes todo o apoio que necessitavam. Entretanto, tomou o gosto e, segundo a filha Sara Pinho, “passou de aguadeira a campeã”.

As dúvidas da santa da sarjeta

Crónica de Anselmo Borges 


1. Era assim que lhe chamavam: a "santa das sarjetas". Ela foi a encarnação da compaixão e da misericórdia, da generosidade pura, junto dos mais pobres, daqueles e daquelas junto de quem ninguém está, dos "não pessoas", dos que nem na morte têm alguém e, por isso, morrem como cães, na valeta da rua, da estrada e da vida. "Passei toda a minha vida num inferno, mas morro nos braços de um anjo do céu", foram as últimas palavras de um desses moribundos que ela acolhia.
Teresa de Calcutá foi canonizada pelo Papa Francisco no domingo passado, na presença de mais de cem mil pessoas. "Declaramos e definimos Santa a Beata Teresa de Calcutá e inscrevemo-la no Livro dos Santos, decretando que em toda a Igreja ela seja venerada entre os Santos." O povo há muito que sabia que ela é Santa: já era venerada por cristãos e também por hindus, muçulmanos, budistas...
E Francisco falou. "A Deus agrada toda a obra de misericórdia, porque no irmão que ajudamos reconhecemos o rosto de Deus que ninguém pode ver." "Sempre que nos inclinámos perante as necessidades dos irmãos, demos de comer e de beber a Jesus, vestimos, ajudámos e visitámos o Filho de Deus." "Não há alternativa à caridade: quem se coloca ao serviço dos irmãos é que ama a Deus, mesmo que não o saiba." E agradecendo a todos os voluntários: "Vós sois aqueles e aquelas que servem o Mestre e tornam visível o seu amor concreto para com cada pessoa." "Esta incansável trabalhadora da misericórdia nos ajude a compreender cada vez mais que o nosso único critério de acção é o amor gratuito, livre de toda a ideologia e derramado sobre todos, sem distinção de língua, cultura, raça ou religião."

Uma aventura no Metro de Moscovo

Crónica de viagem de Maria Donzília Almeida 





Quatro aspetos do Metro de Moscovo 

Uma visita, ao Metro de Moscovo, constitui por si só, uma aventura na capital da Rússia. 
Entrar no metro é como entrar num palácio subterrâneo, ou numa imensa galeria de arte. Invade-nos um sentimento de admiração, perante a grandiosidade desta obra. Construído em pleno domínio soviético por Estaline, é um hino de glorificação ao regime e uma eficaz forma de propaganda do Politburo soviético. 
Com 188 estações, mais de 313 km de comprimento e com uma profundidade que chega aos 84 metros em algumas estações, o metropolitano de Moscovo encetou um desenvolvimento grande e progressivo desde a sua abertura, em 1935. Nele está bem patente a cultura soviética num rasto de imperialismo. 
Faz parte do conjunto de metropolitanos mais antigos do mundo e permanece sendo o terceiro metropolitano mais usado pelos passageiros, logo a seguir ao metro de Tóquio e ao metro de Seul. 
Os primeiros planos de construção de uma rede metropolitana remontam, na prática, ao período pós-I Guerra Mundial, pós-Revolução Russa e pós-Guerra Civil e os primeiros estudos datam dos anos 20 do século passado até ao início dos anos 30. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

AMIGOS, ALEGRAI-VOS COMIGO!

Reflexão de Georgino Rocha



Jesus põe este alegre convite na boca de um pastor e de uma dona de casa ao contar duas histórias de misericórdia. Aproveita o facto de publicanos e pecadores se aproximarem dele e de os fariseus e escribas estarem a murmurar. Os discípulos acompanham a cena e não intervêm. O eco do que Jesus fazia e ensinava divulgava-se velozmente. E as multidões acorriam a ouvi-lo, a vê-lo, a tocar-lhe, sendo possível. Não é difícil desvendar algumas razões para esta desejada aproximação: satisfazer os anseios da coração, confirmar a validade da notícia recebida, confiar nalguma mercê a receber. O certo é que deixavam o ram-ram da vida, venciam acomodações, expunham-se a privações e a outros riscos. Abrem caminho a que nos perguntemos: E nós por que andamos com Jesus, que buscamos, que disposição alimentamos?

O grupo dos “homens religiosos”, tinha outras intenções. Incomodado com o proceder de Jesus e seus ensinamentos a respeito de Deus e das suas preferências, tentam apanhá-lo em flagrante e, assim, poderem acusá-lo de algo grave que desse origem a um processo de condenação. Ouvem para murmurar, não para compreender, acompanham para vigiar, não para acolher nem apreciar; observam para acusar, não para anunciar a verdade. “Este homem acolhe os pecadores e come com eles”, afirmam sem rodeios, convictos. E ninguém os contradiz, pois estava à vista de todos. Também aqui o grupo dos fariseus nos oferece um espelho de tantas outras pessoas que sabem observar, opinar, insinuar, “fofocar”. E por aí se ficam. Como os treinadores de bancada ou de sofá. Religião vazia de sentido, ritos e devoções que “emitem” uma imagem desfocada do rosto de Deus.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Kremlin de Moscovo

 Crónica de viagens de Maria Donzília Almeida


Palácio de Catarina Pushkin
Grande sala do Palácio de Catarina
Catedral dos 12 Apóstolos
Catedral da Assunção
Catedral da Anunciação
Catedral de S. Miguel
Antes de dizermos adeus a S. Petersburgo, ainda demos um passeio de barco, pelos românticos canais do rio Neva, donde pudemos ter outra perspetiva da monumentalidade desta urbe. Aqui, associei esta Veneza Russa, como lhe chamaram, à nossa Veneza Portuguesa onde os passeios de moliceiro estão a dar cartas e a rentabilizar a nossa ria de Aveiro.
Ainda visitámos o Palácio Nicolaevsky, onde assistimos a um espetáculo de folclore. Aí, sim, foi exibido o melhor do ballet russo, na performance de grandes artistas: o colorido da indumentária, a flexibilidade e contorcionismo de jovens bailarinos, arrebataram os espetadores.
Além do Peterhof, nos arredores de São Petersburgo, encontra-se uma série de residências palacianas que foram utilizadas pela nobreza czarista durante o período do Império Russo em que São Petersburgo foi capital. Dentre eles, destaca-se o chamado Palácio de Catarina situado na cidade de Pushkin, ao Sul de São Petersburgo, cujo nome é dedicado à esposa de Pedro o Grande, Catarina I.
Aquela cidade foi conhecida durante a maior parte do período imperial pelo nome de Tsarskoye Selo (Царское Село), que significa “aldeia dos czares” em russo. 
Durante o período soviético, a cidade mudou o nome para Pushkin, o principal poeta russo que, juntamente com Lemonosov, é considerado um dos pais da língua russa moderna. Apesar de ser moscovita, Pushkin passou grande parte de sua vida na cidade de São Petersburgo, onde faleceu, vítima do duelo com o nobre francês Georges d’Anthès, que havia cortejado a sua esposa. Longe vão os tempos em que a honra era um valor a defender, com unhas e dentes...aqui, com espada.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A última tentação de Cristo segundo Barbosa de Melo


Faleceu um homem que me habituei a respeitar e a admirar pela lucidez do seu espírito, pela simplicidade contagiante do seu carácter e pelo saber multifacetado que o caracterizou. Ouvi-o algumas vezes e registei a forma como tornava simples o que para outros seria normalmente complexo. O seu currículo, académico, cultural, político e social, é por demais conhecido, pelo que me dispenso de o apresentar aqui.

Quando ouvi a notícia da morte de Barbosa de Melo,  veio à minha memória a sua intervenção no Congresso Nacional dos Leigos que se realizou em Fátima em 1988. Posteriormente, apresentou o mesmo tema no Congresso de Leigos da Diocese de Aveiro.  Nesses congressos, em que abordou a questão “Participação dos Leigos na missão da Igreja para o mundo”, não olvidou a importância dos meios audiovisuais. E adiantou: «Frequentemente dou comigo a pensar que, se o Evangelho fosse escrito hoje, a última tentação de Cristo no deserto ficaria redigida assim: “por fim, o demónio disse: dar-te-ei um minuto na televisão por dia, se prostrado me adorares.”»