terça-feira, 21 de junho de 2016

Camilo Castelo Branco atual


Era sobejamente conhecido o esquecimento a que Camilo Castelo Branco tinha sido votado. Eu próprio, pouco dado a estudos de mercado, percebia isso mesmo quando, nas livrarias, via reedições dos nossos clássicos. Felizmente, o grande Camilo começou a ser reeditado, o que agradará sobremaneira aos seus leitores. Folgo com isso.  Para já, a revista LER anuncia a publicação de A Sereia. Tenciono lê-lo, se Deus quiser. 
Hoje, porém, mostro aqui, nesta página, um pequeno texto de Camilo, copiado da mesma revista, que mostra a atualidade ou a visão do grande Camilo. 

Fernão de Oliveira — Humanista Notável

Mais um livro de João Gaspar


Penso que não erro se disser que Mons. João Gonçalves Gaspar é o mais prolífero escritor aveirense do nosso século. Se não é, para lá caminha. Digo isto com algum conhecimento de causa, porque é raro o ano que não exiba nos escaparates das livrarias obra de mérito e oportuna, como é o caso desta edição sobre o primeiro gramático da Linguagem Portuguesa. Se puder, lá estarei na apresentação do livro.

Gafanha da Encarnação: Ainda a "Bruxa"

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Volto à "Bruxa" ou, melhor, ao "Lugar da Bruxa" da Gafanha da Encarnação, que alguma conversa provocou entre os leitores do meu blogue. E volto, não para a consultar sobre o futuro de alguém, muito menos do meu, porque não vou, como nunca fui, consultar "bruxas", adivinhos, cartomantes, astrólogos ou tarólogos... 
Este recorte do Diário de Aveiro, gentilmente cedido pela Orquídea Ribau, é mais uma achega, neste caso preciosa, para quem se envolveu na referida conversa sadia, a propósito de um escrito da Donzília Almeida, também publicado neste meu espaço.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

E de Aveiro se fala aqui...


E de Aveiro se fala aqui, onde se pedem informações. E também se revela o que os nossos olhos não topam. Hoje mesmo passei por lá a correr. E indiferente fiquei. Mas prometo voltar sem pressas.

Chegou o verão

Recanto para uma merenda com mar à vista
Chegou o verão. Ainda bem que chegou porque estava a fazer falta. De estações que não honram o seu carisma estamos nós fartos. Agora, com o verão, até vamos ter oportunidades de vestir roupas mais ligeiras. E os mais idosos, como é o meu caso, rejubilam com o prazer de gozar um tempo saboroso. Um tempo que permita uns passeios, uma busca de ares que reconfortem o corpo e a alma, um sentido de amplitude que a liberdade de sair de casa suscita em toda a gente. 
Na minha idade, e não só, o verão é calor, luminosidade envolvente, alegria, paixão de viver e de conviver. E se o sentirmos e absorvermos com intensidade, até poderemos entrar no outono do tempo e da vida com mais confiança.
Bom verão para todos!

domingo, 19 de junho de 2016

O linguajar micaelense

Portas da cidade com estátua de Gonçalo Velho Cabral, povoador dos Açores
É conhecido o linguajar caraterístico do povo de S. Miguel, sobretudo, julgo eu, o não erudito. Aquela ilha, em especial, tem realmente um sotaque próprio, que exige dos demais portugueses alguma atenção para perceberem o que os micaelenses dizem.
Sabe-se que as ilhas foram povoadas por  pessoas de Portugal Continental, Bélgica, Holanda, França e Espanha, sendo possível, ainda hoje, encontrar marcas físicas, culturais e linguísticas destes povos na população local, como li num escrito. Alguém me disse que as maiores influências vieram dos franceses.
Mesmo sem me debruçar sobre o tema, podemos inferir daí que os imigrantes terão contribuído para isso. Os estudiosos da língua que se pronunciem sobre isso. Seria uma achega interessante.

Ponta Delgada - Monumento ao Emigrante


«A emigração caracterizou historicamente a vida portuguesa e, desenhou de forma incontornável a personalidade das ilhas.
A origem da emigração açoriana estará, porventura, nos primórdios do povoamento, de acordo com o que apontam os investigadores. O seu carácter sistemático remonta, porém, ao século XVII.
Foram cinco os grandes destinos da emigração açoriana: Brasil, Estados Unidos, Bermudas, Hawai e Canadá.
A primeira emigração com características sistemáticas foi com destino ao Brasil, nomeadamente para o Sul do Brasil, em 1847, com a saída de cerca de seis mil pessoas. A emigração para este país foi variável, após este período, verificou-se um grande fluxo migratório em finais do século XIX, início e metade de do século XX para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.»

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Nota: Justa é a homenagem que em Ponta Delgada foi prestada ao emigrante. Todos sabemos o peso da emigração que tanto contribuiu para a presença de Portugal no mundo e até para o desenvolvimento do arquipélago dos Açores. E a dos açorianos é sobremaneira importante. Terá sido este o primeiro registo fotográfico feito por mim à chegada.

AVEIRO: Ares de Festa


Ares de festa em Aveiro, na histórica Rua Direita. Pouquíssima gente a passear. Apenas umas excursões que chegaram com pessoal para os já tradicionais passeios rápidos em barcos moliceiros. Rápidos, penso eu, porque se espera mais gente. Ainda bem. Toda a cidade ganha com o turismo. Tanto o comércio local como os aveirenses que se vão adaptando aos visitantes  de vários recantos do país. E, claro, na festa não pode faltar um símbolo da região, o nosso peixe. Agora agrada à vista, depois ao paladar. Bom apetite para todos.

Apóstola dos apóstolos

Crónica de Bento Domingues 
no PÚBLICO


1. Uma senhora inglesa confessava a uma amiga teóloga: Quando vou à Igreja sinto que tenho de deixar lá fora o meu cérebro. Não é caso único.
Em vários documentos do Vaticano II, nomeadamente na Constituição sobre a Igreja [1], a participação na Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã. No documento da V Conferência do episcopado latino-americano [2], afirma-se que “todas as comunidades e grupos eclesiais darão fruto na medida em que a eucaristia for o centro da sua vida e a Palavra de Deus for o farol de seu caminho e da sua actuação na única Igreja de Cristo [3]”.
Por falta de presbíteros, só no Brasil, 70% dos católicos estão privados da Eucaristia. Mas se na América Latina, a situação é difícil, que dizer de África? Na Europa, a situação é caricata. Os padres são cada vez menos e correm de um lado para o outro, não só aos Domingos, mas também nos dias de semana, dados os constantes pedidos de Missas. Decidiu-se, no pontificado de João Paulo II, que as mulheres, por não serem homens, não podem ser chamadas ao presbiterado. Por outro lado, confessa-se que não existe nenhuma objecção à ordenação de homens casados, mas o resultado é igual ao das mulheres: a seara é grande, mas os feitores recusam ao Senhor da messe a hipótese de chamar e diversificar mais operários.
Por razões de teologia incompetente, de miopia pastoral, de confiança cega em grupos e movimentos pseudo-salvadores, a situação eclesial agrava-se de dia para dia.

sábado, 18 de junho de 2016

A Igreja e os direitos humanos

Crónica de Anselmo Borges 


1 Em jornais espanhóis do século XIX, apareciam anúncios assim: "Vende-se uma pretita de 9 anos, natural de Havana, sã e sem manchas, que passou os testes da varicela e do sarampo, ágil, com boa presença e disposta a aprender toda a espécie de trabalhos"; "vende-se com equidade uma negra de 30 anos, robusta, fiel e trabalhadora, sabe fazer todas as lides de uma casa". Leio esta informação em L. González-Carvajal, que vou seguir, no seu Curso de Moral Social. Como foi possível a gente vender gente?

2 Foi lentamente que se tomou consciência da dignidade sagrada de todos os seres humanos. A Igreja institucional não foi de modo nenhum exemplar, mas é preciso reconhecer que essa consciência se dá com base também, e fundamental, no Evangelho, ao declarar que todos são filhos de Deus. E há o Génesis, dizendo que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus.