sábado, 6 de fevereiro de 2021

Eutanásia

O meu futuro, segundo a minha fé, 
ficará nas mãos de Deus

A eutanásia, que a nossa Assembleia da República aprovou, mas que eu, simples cidadão, não subscrevo nem aceitarei, veio num momento muito inoportuno, com tantos cidadãos vitimados pelo coronavírus. É claro que nem todos os portugueses alinham pelos mesmos princípios morais e éticos dos que votaram a favor da morte assistida. Eu sou um dos que defendem o respeito pelo vida até ao fim natural.
Se porventura eu ficar na situação de doença terminal e dolorosa, jamais aceitarei a hipótese e as normas da lei que os nossos deputados aprovaram. Pedirei que me atenuem as dores, se possível, mas ainda que desliguem as máquinas se não houver na medicina alternativa viável. O meu futuro, segundo a minha fé, ficará nas mãos de Deus.

Fernando Martins

O sentido da vida. 4. A morte e a esperança

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias

"Deus é o Bem", que não nos será tirado. E há uma dívida da História para com as vítimas inocentes; sem Deus, quem pagaria essa dívida?


1 A morte é o choque mortal com o sentido. Ela é a barreira inultrapassável, definitiva. Significativamente, os antropólogos são unânimes em reconhecer na sepultura, portanto, na consciência da morte e na procura de transcendê-la, o sinal decisivo, indesmentível, de que, na história gigantesca da evolução, estamos em presença do ser humano, de alguém, da pessoa. Essa consciência é sempre acompanhada da religião e, de um modo ou outro, da filosofia, como reconhece a história, de Platão - a filosofia é "o exercício de morrer e estar morto" - a Schopenhauer, que via na morte a "musa da filosofia", ou Martin Heidegger.
Perante a morte, quando tudo desaba e se afunda, erguem-se, mais dramáticas, esmagadoras, as perguntas essenciais: Donde vimos?, Para onde vamos? Qual o sentido de tudo? O que vale a existência? Perguntas inevitáveis para todos, pois, como dizia Ernst Bloch, no regresso a casa após o funeral de um amigo, nem mesmo o maior capitalista pensa apenas na sua conta no banco. Aí está a razão por que, para conhecer uma sociedade, talvez mais importante do que saber como é que nela se vive, é saber como é que nela se morre e se trata os mortos. A maior prova do profundo mal-estar da nossa sociedade é que teve de fazer da morte um tabu.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Zé Penicheiro - Traços e cores da nossa região



 
Da secretária da minha tebaida vejo assim este quadro do Zé Penicheiro, artista que tive o gosto de conhecer desde que se instalou em Aveiro. A beleza da nossa ria, gente e terras, fascinava-o. Todos os dias, quando me sento, o Zé Penicheiro está presente.

Nota: Registo feito de lado para evitar reflexos. 

A terra não nos pertence

Paisagem açoriana 

“A terra não nos pertence. Esta noção fundamental é-nos lembrada pelos ecologistas. Deixando de lado todos os fenómenos espúrios, considero que esta nova atenção consagrada ao ambiente é um acontecimento capital para a história da Humanidade.”

Abbé Pierre

In Testamento

Jesus e os doentes: A força da ternura e do cuidado

Reflexão de Georgino Rocha 
para o Domingo V do Tempo Comum

Jesus anda por terras de Cafarnaúm, segundo a narrativa de Marcos. Mc 1, 29-39. Vive uma jornada intensa de trabalho. Sai da sinagoga e vai a casa de Simão. Encontra, com febre, a sogra deste. Estende-lhe a mão e ela fica curada. Depois, ao cair da noite, depara-se com muitas pessoas atormentadas por diversos males. Cura umas e liberta outras. A sua fama vai aumentando. O estatuto social do carpinteiro de Nazaré começa a ter novo apreço. E ele tem de travar o “falatório” para não antecipar o ritmo normal da realização do seu projecto. Recolhe-se, por isso, em oração, para verificar a sintonia com o querer de Deus-Pai. Deixa aquelas terras e vai para as povoações vizinhas. É preciso anunciar que o reino de Deus está em realização. Há que ser coerente e não parar nos primeiros passos.
“O encontro de Jesus com os doentes, apresentado nesta página do Evangelho… que fala de atividade… de cuidados (tratamentos) e de cura dos que sofrem, comenta Manicardi, é instrutivo para o discurso espiritual cristão sobre a doença e o sofrimento. Jesus não prega resignação, não pede para oferecerem o sofrimento a Deus… Jesus luta contra o mal, procura fazê-lo recuar e devolver a saúde à pessoa. Ele apresenta-se como «médico» Mc 2, 17)”.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Largo do Cruzeiro em obras de requalificação



Começaram, no dia 2 de fevereiro, as prometidas obras de requalificação do Largo do Cruzeiro, no lugar da Chave, Gafanha da Nazaré, com um investimento global de 219.500 euros, dos quais 158.300 euros correspondem à reabilitação urbana e 61.200 euros à aquisição, no ano passado, de um terreno. Esta obra vai permitir a reformulação da circulação viária e a requalificação urbana com a criação de uma área de estacionamento e zona ajardinada.
Com o prazo de execução de 150 dias, esta remodelação do Largo do Cruzeiro vai permitir a valorização de um espaço físico com história na Gafanha da Nazaré, ou não fosse o lugar da Chave uma referência no povoamento da região das Gafanhas.
A autarquia ilhavense chama a atenção para as eventuais alterações à circulação viária, devidamente assinaladas.

Fonte: CMI

Gafanha da Nazaré - Manuel Maria Bolais Mónica

A nossa gente 
Monumento ao Mestre Mónica 

Manuel Maria Bolais Mónica nasceu a 11 de junho de 1889, em Ílhavo, na Rua de Alqueidão. Filho do construtor naval, José Maria Bolais Mónica e Joana Loreta. Ainda em 1889, o seu pai mudou o estaleiro da Malhada, em Ílhavo, para a Cale da Vila, na Gafanha da Nazaré.
Após a frequência da escola primária, Manuel Bolais Mónica embarcou, no ano de 1908, no lugre Atlântico, para a pesca do bacalhau.
Mas este homem, empreendedor e visionário, regressa aos estaleiros do pai ainda na primeira década do século XX, tendo seguido com ele para a Figueira da Foz, onde José Bolais Mónica encontrou melhores perspetivas de trabalho na construção naval.
Em 1913 regressou à Gafanha da Nazaré, onde contraiu matrimónio com Maria Ramos, com quem teve 4 filhos. Aqui reabre os antigos estaleiros do pai e, com apenas 27 anos de idade, dirige a construção do navio Adília, cujo bota-abaixo se irá realizar em 1916.
Sabendo tirar partido da revitalização da pesca do bacalhau lançada pelo Estado Novo, muitas foram as embarcações que até 1936 se fizeram à água na Gafanha, contando-se com mais de 25 lugres, entre outras.
Em 1936, o Ministro do Comércio, Teotónio Pereira, aproveita a ocasião do bota-abaixo do lugre Brites, para o condecorar com a Medalha de ouro e o grau de Oficial de Mérito Agrícola e Industrial.
A sua perícia como construtor naval foi novamente reconhecida quando foi convidado para reconstruir a Nau Portugal que deveria figurar na Exposição do Mundo Colonial Português. Porém, o projeto fracassou, pois, a embarcação virou ao chegar à água. Poderíamos pensar que a sua reputação como construtor naval teria ficado manchada, mas, a 18 de janeiro de 1941, o Presidente da República, Marechal Óscar Carmona, atribuiu-lhe a Comenda da Ordem de Cristo.
No período da II Guerra Mundial, os estaleiros do Mestre Mónica prosperavam, tendo mesmo conseguido, com o seu irmão António (a quem pertencia o outro estaleiro da Gafanha da Nazaré) um contrato para a construção de 6 draga-minas para a Marinha Inglesa.
Em 1956, as entidades governamentais convidam-no para construir a Nau Vicente, uma embarcação que se destinava a ser um catálogo do melhor da indústria e comércio nacionais, com particular incidência para os produtos vinícolas.
O Mestre Mónica também investiu noutros ramos, como no sector pesqueiro, armando navios e adquirindo até uma moagem, mas como o próprio chegou a reconhecer nunca alcançou o sucesso que obteve na construção naval. Envolveu-se nas questões do quotidiano gafanhense, pugnando para que a Gafanha progredisse, destacamos a criação da Cooperativa Elétrica da Gafanha, onde consta como fundador.
Faleceu a 16 de julho de 1959, com 70 anos de idade.