sábado, 4 de novembro de 2017

Solidão e Liberdade



“Quem não Ama a Solidão, não Ama a Liberdade”

Arthur Schopenhauer

Revista Saúda - Natal é ter saúde e alegria

Marco Paulo
Ilídio António

Aposto sempre pela positiva. O negativo incomoda-me. A outros dará prazer, um prazer mórbido, porventura. Leio habitualmente a Revista Saúda, da responsabilidade das Farmácias Portuguesas. Traz mensalmente à baila temas muito interessantes, relatando casos de quem lutou, com sucesso, para vencer doenças e ultrapassar dificuldades. Estes relatos são, na minha ótica, estimulantes para quem está em situações complicadas. Tanto quanto sei, a revista é distribuída gratuitamente nas farmácias. E nos mesmos locais encontram-se regularmente números de edições mais antigas.
Na revista deste mês, com capa dedicada ao cantor Marco Paulo, fala-se do seu caso e da forma como enfrentou um cancro num rim,  há 20 anos. Mas também do seu amor à vida, e do Natal que significa, para ele, «ter saúde e alegria no coração». Destaca ainda a história de Ilídio António, 65 anos, encadernador e restaurador de livros, apesar de lhe faltar o antebraço do membro superior esquerdo. Mesmo assim, é um homem que abraça livros, título da reportagem.
Bons exemplos para muitos que se fecham, com medo da luta do dia a dia.
Quando forem à Farmácia, não se esqueçam de pedir a Revista Saúda.

Fernando Martins

Ler Revista Saúda 

A vida fascinante de Paulina Almeida


Fico sempre fortemente impressionado quando leio e medito sobre percursos de vida que escapam ao comum dos mortais, como eu, que se consolam com o trivial da existência. Não é por acaso, pois, que leio sofregamente jornais e revistas que exibem experiências de gente capaz de deixar tudo para correr mundo, dando muito de si a outras gentes e delas recebendo na mesma medida ou mais do que deram. 
Hoje, no suplemento Fugas do PÚBLICO, li uma reportagem escrita por André Vieira, cuja protagonista, Paulina Almeida, nos mostra como tem vivido a «viajar por um mundo em conflito para alimentar a ama dos outros». E não pretendo alongar-me mais, na certeza de que os frequentadores do meu blogue passarão de imediato ao link que dá acesso à história fascinante de Paulina Almeida.

Ler aqui 

NOTA: Imagem do PÚBLICO 

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Anselmo Borges — O Mágico de Auschwitz

Werner Reich
1. Eu nunca tinha visto o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra com tanta gente, professores e estudantes. Mais de 600 pessoas. Para ver e ouvir um dos últimos sobreviventes dos campos de concentração, Werner Reich, conhecido como "o Mágico de Auschwitz", 90 anos. Ele, que "viu o pior do pior" - neles morreram 12 milhões de pessoas, não só judeus -, pediu: "Se virem algo errado, falem. Se não disserem nada, porque acham que não vos diz respeito, estão enganados."

2. Também fui convidado para dizer umas palavras. Mas o que é que se pode dizer numa circunstância destas, na presença de um sobrevivente do horror pura e simplesmente? Invade-nos o pudor. Lembrei-me da proposição 7 de uma das obras filosóficas fundamentais do século XX, Tractatus logico-philosophicus, de L. Wittgenstein: "Sobre aquilo de que se não pode falar devemos calar." Isso: fazer e guardar silêncio. Mas precisava de atender ao pedido e deixei três ou quatro notas. Fica aí o essencial.

2. 1. Visitei os campos de Dachau e de Auschwitz-Birkenau. São espaços sagrados, onde o que se celebra é a memória, a memória das vítimas inocentes. E que nunca mais se repita o que pura e simplesmente não pode ser, o que nunca devia ter acontecido...

2. 2. Joseph Ratzinger, chamado aos 17 anos para o serviço militar do Reich, foi desertor e prisioneiro dos americanos. Já o Papa Bento XVI esteve em Auschwitz e fez um discurso deveras dramático e emocionante: "Tomar a palavra neste lugar de horror, de crimes contra Deus e contra o ser humano sem precedentes na História, é quase impossível, e é particularmente difícil e deprimente para um cristão, para um Papa que procede da Alemanha. Num lugar como este faltam as palavras; no fundo, só há espaço para um atónito silêncio, um silêncio que é um grito interior para Deus: Porque te calaste? Porque quiseste tolerar tudo isto? Onde estava Deus nesses dias? Porque se calou? Não podemos perscrutar o segredo e o mistério de Deus, só fragmentos, e enganamo-nos quando queremos converter-nos em juízes de Deus e da História. O nosso grito dirigido a Deus tem de ser ao mesmo tempo um grito que penetra no nosso próprio coração para que desperte em nós a presença oculta de Deus, para que o poder que depositou nos nossos corações não fique coberto ou sufocado em nós pelo egoísmo, pelo medo dos homens, pela indiferença e pelo oportunismo." É necessário elevar esse grito até Deus particularmente no momento actual, "no qual parecem surgir novamente nos corações dos homens todas as forças obscuras: por um lado, o abuso do nome de Deus para justificar uma violência cega sobre pessoas inocentes e, por outro, o cinismo que não reconhece Deus e que ridiculariza a fé nele. Gritamos a Deus para que leve os homens a arrepender-se e a reconhecer que a violência não cria paz, mas suscita mais violência, um círculo de destruição no qual, no final de contas, todos perdem".

O Papa Francisco também esteve em Auschwitz. Como peregrino. Em silêncio. Não disse uma palavra.

2. 3. Já não é mais possível a poesia lírica, disse Theodor Adorno, da Escola Crítica de Frankfurt.

Afinal, o novo do horror sem precedentes dos campos de concentração foi a técnica ao serviço da morte, da morte em massa, o que obriga a pensar sobre o lugar da técnica e "a dialéctica do Iluminismo".

Transportados por esse horror, os autores da Escola Crítica de Frankfurt viveram atenazados pela "tristeza metafísica": por um lado, o Holocausto impedia-os de acreditar em Deus, por outro, sem Deus, o que fazer com as vítimas inocentes? Há um clamor que atravessa a História, pedindo justiça, há uma dívida incomensurável para com elas, porque são vítimas, inocentes, e não viveram. Sem Deus, quem paga essa dívida e salva? Por isso, invocaram a transcendência. Theodor Adorno escreveu: "Todo o pensamento que se não decapita desemboca na transcendência", Max Horkheimer escreveu Die Sehnsucht nach dem ganzen Anderen (o anelo pelo totalmente Outro), Walter Benjamin argumentou que a História não é pensável a-teologicamente, sem a teologia, e alentava uma "débil esperança messiânica".

2. 4. Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e prémio Nobel da Paz, com a mesma dialéctica: "Auschwitz não se pode compreender com Deus; Auschwitz não se pode compreender sem Deus... Auschwitz é o mais recôndito do mistério de Deus." Viktor Frankl, outro sobrevivente, deixou uma obra essencial: O Homem em Busca de Sentido. Nela, reflecte sobre o mais fundo do inconsciente: não é o prazer (Freud), não é o poder (Adler), mas precisamente a busca de sentido, e sentido final. O homem tudo suporta, se tiver um sentido para a vida. Constatou que sobreviviam os que ainda tinham um sentido para a sua existência. E notou que muitos entraram nos fornos crematórios - é o calafrio - com uma oração nos lábios. E teorizou sobre o sentido último em Deus, na obra Der unbewusste Gott (o Deus inconsciente).

2. 5. A religião é uma ilusão? Digo que a fé é sobretudo um combate, como reza esta espécie de testamento de um judeu que morreu em 1943 no gueto de Varsóvia, encontrado mais tarde: "Creio no Deus de Israel, embora ele tenha feito todo o possível para que não acredite... Deus ocultou o seu rosto ao mundo. As folhas em que escrevo estas linhas vou encerrá-las nesta garrafa vazia e escondê-la aqui entre os tijolos da parede, debaixo da janela. Se alguém a encontrar um dia e ler estas linhas, talvez entenda o sentimento de um judeu - um entre milhões - que morreu como abandonado de Deus, esse Deus no qual acredita tão firmemente."

2. 6. Os cristãos são discípulos de um crucificado, Jesus Cristo, que morreu gritando a Deus numa oração que atravessa os séculos: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?", e acreditam que ele está vivo em Deus, na vida plena de Deus.

Anselmo Borges no DN

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Georgino Rocha — Vós sois todos irmãos

Carta de São Paulo aos cristãos de Tessalónica


Jesus, perante a atitude dos fariseus, endurece o discurso. Deixa as parábolas, as perguntas pedagógicas, as respostas provocantes. Adopta um estilo directo. Dirige-se às pessoas, aos líderes do povo, aos mestres da Lei e oficiantes do culto. E faz um relato das suas principais atitudes para, em contraste, deixar claro aos discípulos como se hão-de comportar na nova comunidade que vai surgir.

Mateus organiza o discurso em duas partes: a primeira está centrada na denúncia da hipocrisia dos actuais responsáveis, ali representados; a segunda focaliza-se em três advertências que descrevem o estilo de vida anunciado por Jesus. (Mt 23, 1-12). E projecta a sua luz nas comunidades cristãs locais e na Igreja universal de todos os tempos. Luz que brilha com nova intensidade no modo de ser e de agir do Papa Francisco e de muitos outros. Oxalá que também em nós!

A denúncia é contundente: “Não os imiteis”. Dizem e não fazem. Impõem fardos aos outros e não os carregam. Gostam do espavento e da adulação. Puxam por títulos e honrarias. Tudo a encher o olho, mas o coração tem outros amores. Não seja assim entre vós. Apesar disso, Jesus aconselha a ouvir os seus ensinamentos, a observar o que prescrevem. Manifesta o respeito por quem se senta na cátedra de Moisés ou seja tem a responsabilidade de transmitir ao povo fielmente a mensagem bíblica, apesar da fragilidade.

A coerência de Jesus é clara. Mas a denúncia é mais eloquente e constitui espelho polido de quem sabe umas coisas e faz outras: apreciar a verdade e viver na mentira, conhecer o valor da assembleia dominical e não tomar parte na celebração da missa ou saber que é preciso comungar dignamente e não se importar com o estado da sua consciência, rectamente formada. O risco é, como adverte São Paulo, assinar o decreto da própria condenação. (I Cor. 11, 29).

O estilo da comunidade dos discípulos de Jesus contrasta radicalmente com o dos fariseus. “Sois todos irmãos”, declara o Mestre em tom solene. Para sempre. O que vai além disto é lixo que corrói o melhor da novidade cristã. A história, mesmo recente, regista uma longa lista de elementos corrosivos. E assim lança-se o descrédito sobre a beleza da mensagem, a fraternidade humana, o caminho de liberdade, o encanto do serviço por amor, a grandeza de ser o último por opção. E surge o desabafo acusatório: “Dizem, mas não fazer”.

A radiografia das vulnerabilidades dos cristãos e suas famílias, dos movimentos e comunidades, como outrora as dos judeus destinatários da profecia de Malaquias, hoje proclamada na liturgia, tem características bem descritas pelo Papa Francisco. Enumeram-se algumas referidas aos padres: O ministério vivido como actividade funcional; o rigorismo legalista; o perigo da banalização nas celebrações sacramentais; o ritualismo rigoroso; a escassa predisposição para a oração; a distância dos pobres, a escassa maturidade afectiva, o apego ao dinheiro, e muitas outras, a par de incontáveis exemplos de doação generosa e, por vezes, heroica. “Nos escritos do Papa pode encontrar-se o melhor mapa da realidade sacerdotal que há que renovar em cada dia”. (J. Rubio Fernandez, Homilética 2017/8, p. 641).

Paulo, na 1.ª carta aos cristãos de Tessalónica, mostra uma comunidade que vive o estilo novo preconizado por Jesus. A mãe que cuida dos filhos, em família, é escolhida para exemplo a imitar entre os cristãos: os que desempenham os diversos ministérios e serviços; e os que têm autoridade e os outros cristãos. “Pela viva afeição que vos dedicamos, desejaríamos partilhar convosco, não só o Evangelho, mas a própria vida, tão caros vos tínheis tornado para nós”, diz o autor da carta em comovente e entranhada relação de amor.

O contraste com a atitude dos fariseus é radical. Paulo vive o ensinamento de Jesus, sem restrições. A novidade cristã começa a brilhar e quer irradiar no mundo. Também hoje. E surgem notas típicas que nos ajudam a reacender a esperança. De acordo com os textos deste domingo, são de realçar as seguintes.

A primeira diz respeito à delicadeza de relação entre as pessoas e ao espírito de serviço das instituições eclesiais num mundo em que predomina o anonimato e a burocracia, a senha e a lista de espera. Os responsáveis pastorais, padres e leigos, estão chamados a fazer, pelo exemplo, o contraponto a esta engrenagem, a aquecer e libertar tantos corações tolhidos pelas circunstâncias e amarrados pelas normas.

A segunda está relacionada com a apresentação da mensagem. Em linguagem acessível, leve e apelativa. Ela é verdadeiramente a boa nova do Senhor para o seu povo. Convém evitar tudo o que possa desviar esta centralidade ou enfraquecer a sua frescura e atracção. Não tem cabimento qualquer culto à personalidade do mensageiro, embora constitua o seu rosto mais visível, a voz mais próxima, a ponte mais acessível com a realidade a iluminar e a coragem a refazer.

Paulo lembra que “foi a trabalhar noite e dia que vos pregamos o Evangelho”, o que suscita a gestão do tempo, as prioridades da agenda, a coordenação de reuniões. A este propósito seria bom trazer à nossa consciência perguntas como: Que atenção damos às pessoas doentes ou idosas, aos presos e privados de companhia, aos jovens desejosos de rasgar horizontes ao futuro e aos adultos absorvidos nas teias do presente. E quem cuida dos cuidadores, tão frágeis como qualquer outra pessoa responsável. O nosso tempo é gasto como tempo de Deus?

Ontem, realizou-se a “Caminhada pela Vida”. O Papa Francisco quis associar-se e enviou uma carta pessoal aos responsáveis, cristãos e outras pessoas amigas das grandes causas da vida, em que manifesta um só desejo: Que “apareçam sempre mais homens e mulheres de boa vontade que abracem corajosamente a verdade e valor que cada ser humano tem para Deus, sustentando tal verdade com factos e razões científicas e morais num dramático apelo à razão, para se voltar ao respeito de cada vida humana”, da concepção à morte natural, “na batalha contra o aborto, eutanásia e demais atentados à vida humana”. A defesa da vida constitui um campo excelente para provarmos que somos todos irmãos.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Andanças por Aveiro - 1


Nesta quadra, as castanhas assadas, quentes e boas, ali no olho da cidade, têm um sabor especial. Desta feita não me estreei, mas apetite não faltava. Estrangeiros miraram e remiraram o assador e aceitaram o desafio de saborear as nossas castanhas assadas com rigor e arte.




A casa Major Pessoa, hoje museu em todos os seus recantos, salas e saletas, merece uma visita com olhos bem abertos. Já lá fui diversas vezes, mas nunca me canso de apreciar a temática da arte nova, bem representada na cidade dos canais. Se puder, não deixe de a visitar.



O Fórum Aveiro é, presentemente, uma sala de visitas da urbe aveirense. No centro da cidade, torna-se passagem obrigatória para todos os moradores e visitantes, Há meses, passou por obras de melhoramentos muito significativos. Há zonas convidativas ao descanso. Ler um jornal ou um livro, e degustar um café quentinho, porque algum frio já obriga, traduz-se num prazer que apetece repetir.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Os meus santos no Dia de Todos os Santos


Celebra-se hoje, 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, os que a Igreja Católica proclamou dignos das honras dos altares, servindo de exemplo a todos os crentes e mesmo aos não crentes. Para além desses, muitos outros estarão sentados à direita de Deus Pai, crendo eu que muitos ocupam um lugar bastante especial nos corações de todos nós, naturalmente, por nos indicarem caminhos de verdade e de vida, alicerçados na Boa Nova de Jesus Cristo.
No meu dia a dia, tenho por hábito e devoção rezar por todos e quando o faço evoco acontecimentos vivenciados em comum, palavras amigas que deles recebi, conselhos que acolhi, comportamentos que me marcaram, gestos fraternos e caritativos que me despertaram para atitudes de serviço aos outros. São estes santos que hoje, de forma muito especial, celebro com ternura agradecida. 
Neste Dia de Todos os Santos, também celebro, de forma especialíssima, a memória dos meus pais e avós, padrinhos e madrinhas, tios e tias, primos e primas, vizinhos e amigos, mas ainda muitos dos meus professores, a minha mestra da catequese, alguns priores e padres, religiosos e religiosas, entre outros conhecidos, crentes e não crentes, que me despertaram para o valor da justiça, da fraternidade e da paz. Por todos eles, neste dia, elevo a Deus uma prece cheia de gratidão.

Fernando Martins