terça-feira, 20 de fevereiro de 2007
Ao sabor da maré
sábado, 17 de fevereiro de 2007
Um poema de Teixeira de Pascoaes
O sol, sombra de Deus, ressuscitou.
Nos montes, derreteu a neve fria.
E um raio só doirado dissipou
O nevoeiro que tudo escurecia.
Na minha noite lívida passou
Como divina aparição do dia!
Quero cantar a virgem Primavera!
Quero gritar ao mundo: Vive e espera!
in “Obras Completas”, VI volume
Inverno
Tecendo a vida umas coisitas - 11
Quando somos confrontados com essas insistentes e inocentes perguntas, é normal sentirmo-nos desarmados e só então a posição de quem acalenta a vida e se deixa desafiar e acalentar pela mesma vida nos permite ir ao encontro da curiosidade infantil e prepará-la para a realidade que a espera ali à esquina.
A “Monografia da Gafanha”, do P. João Vieira Resende, tornou-se um dos meus livros de cabeceira há muitos anos. Venham daí comigo e vamos relembrar algumas coisitas que ele teima em nos repetir desde 1940!
«Denomina-se Gafanha toda a região arenosa dos concelhos de Ílhavo e Vagos com cerca de 25 quilómetros de comprimento por 5 de largura, abraçada do Norte ao Sul (lado poente) pelo rio Mira e do Norte ao Sul (lado nascente) pelo rio Boco, afluentes da Ria de Aveiro, e confinando pelo Sul com uma linha que, saindo dos Cardais de Vagos, vai fechar ao Norte do lugar do Poço da Cruz, freguesia de Mira. Pela identidade da sua origem, topografia, condições de vida, costumes, etc., consideramos como uma continuação da Gafanha a duna situada naqueles dois concelhos, entre o Oceano e a Ria.»
Acompanhemos ainda o P. Resende:
«É bem conhecida a formação recente desta linda e ubérrima região, que em tempos imemoriais foi banhada pelas águas do Atlântico, e que agora oferece, na majestosa amplidão da sua campina, um panorama cheio de luz, emoldurado pelas espelhentas águas do Oceano e da Ria, onde brincam, como mariposas, mil barquinhos de velas pandas, a esvoaçar.»
Isto vem logo na página 1; e, depois de ir expondo a sua opinião e as suas dúvidas, atira-nos com esta pergunta de sonho:
«E não temos nós o caso da tão falada, e lendária vizinha, a submersa Atlântida?» (pág. 5)
Mais à frente, página 8, afirma, como quem estudou bem o assunto:
«Pela aproximação dos documentos de 1088, 1096 e 1296 que o sr. dr. Rocha Madail transcreve do “Livro Preto” da Sé de Coimbra, no “Illiabum”, radica-se em nós a opinião de que foi naquelas épocas que a barra do Boco deixou de funcionar directamente com o mar, e que as suas águas, impotentes da duna que viria a ser a Gafanha, faziam o seu movimento de evasão através dos baixios fronteiros, e bem assim pelo prolongado e actual canal do Boco morto, para a instável barra do Vouga.»
E remata as suas considerações com estas deliciosas palavras (pág. 9):
«Deixemos agora os geólogos e os naturalistas a contas com possível, e, por enquanto, enigmática Gafanha antiga, e tateemos um pouco esta Gafanha que os nossos olhos contemplam à luz deste sol esplendoroso, que se derrama a jorros pelas suas areias, pelas suas searas, pelas suas flores e pelas suas águas.»
[Escreveu só mais 356 páginas!]
De facto, muitos se têm debruçado e estudado esta região e chegaram à conclusão de que os cordões dunares da Ria se desenvolveram entre os séculos X e XVIII. Esperemos que outros estudos mais circunscritos à nossa península nos ajudem a continuar a leitura do P. Resende.
Bons passeios aproveitando as tardes soalheiras que este Fevereiro nos vai oferecendo.
Manuel
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007
Exposição no Santuário de Fátima
Promessa, do livro "Fátima", de Leopoldo Nunes, 3ª edição, 1928
Isabel Maria Alçada Cardoso, presidente do Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano, recorda que a mostra foi “apresentada na última semana de Agosto de 2003, por ocasião da XXIV edição do Meeting para a Amizade entre os Povos, manifestação cultural constituída por conferências, debates, testemunhos, exposições, espectáculos e eventos desportivos, que, todos os anos, ininterruptamente desde 1980, na última semana de Agosto, acontece em Rimini, Itália”.
Defesa da vida
D. Carlos Azevedo, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na apresentação da Nota Pastoral hoje divulgada, referiu que a maioria dos portugueses não se pronunciou no referendo, mas o sim ganhou “sendo este um sinal de mutação cultural”, onde faltam valores humanos éticos fundamentais. É neste contexto que a Igreja é chamada a exercer a sua missão “e vamos fazê-lo”, sublinhou D. Carlos Azevedo, pois só assim “os grandes valores éticos se fazem presentes para a compreensão e exercício da liberdade”.
A CEP considera que o debate no referendo esteve centrado na defesa de um projecto de lei que “ao procurar despenalizar acaba por se legalizar o aborto”. Por isso o combate pela vida humana “carece agora de mais intensidade, de novos meios”, mas com os objectivos de sempre. O ajudar as pessoas, esclarecer as consciências e criar condições para evitar o recurso ao aborto, “legal ou clandestino”, luta que deveria empenhar toda a sociedade portuguesa: “Estado, Igrejas, movimentos e grupos da sociedade civil”.
A CEP considera um sinal muito positivo a “mobilização nas últimas semanas em luta pela vida humana”, mas deve permanecer activa e encontrar “respostas para continuar este debate civilizacional”.
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Leia mais em Ecclesia
Uma boa proposta
“CASA DA LEITURA”
ABRE PORTAS AOS MAIS NOVOS
A Casa da Leitura é um projecto inovador de promoção da leitura destinado a um universo alargado de medi-adores (bibliotecários, professores, pais, jornalistas, etc.), bem como ao mais generalista dos públicos, que podem colocar, de modo criativo e através de um conjunto diversificado de recursos, os livros ao alcance da curiosidade de leitores da mais tenra idade até à adolescência.
Inteiramente apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, con-cebido por António Prole e dinamizado por uma equipa composta por especialistas em literatura infanto-juvenil, leitura e mediação leitora (Ana Margarida Ramos, António Prole, Fernanda Leopoldina Viana, João Paulo Cotrim, Rui Marques Veloso, Sara Reis da Silva, Cristina Taquelim e Susana Silvestre), este portal de promoção da leitura em meio familiar e escolar, é a primeira fase de um projecto mais amplo e em progressiva construção, que, dentro de um ano, dará origem a um outro site com objectivos semelhantes, desta feita especialmente dirigido ao público mais jovem.
Neste momento, a Casa da Leitura disponibiliza recensões de mais de 400 títulos, “uma colecção literária multifacetada e rica para estas idades”, garantiu uma das coordenadoras, Ana Margarida Ramos, na inauguração do portal, no dia 9 de Fevereiro. Nesta montra, encontram-se alguns clássicos ou obras de língua estrangeira, mas sobretudo títulos recentes, que serão actualizados sema-nalmente, “em alguns casos, com desenvolvimento e comentário e acompanhados da respectiva capa e de uma dupla página do miolo do livro, quando este é ilustrado”, explicou outro dos coordenadores, o jornalista João Paulo Cotrim, apresentando o site.
A escolha tem em consideração a qualidade estética e literária das obras, que surgem distribuídas segundo as competências de leitura das crianças: pré-leitores, leitores iniciais, leitores medianos e leitores autónomos. Em imagem iconográfica, o leque de opções vai “desde o pequeno mocho que ainda não saiu do ovo, até àquele que já sabe voar”, mostrou João Paulo Cotrim. Em cada uma destas categorias, pais, educadores ou curiosos encontram práticas criativas, capazes de captar a atenção da criança e de a motivar para leituras futuras, através de recursos diversificados.
Estas sugestões repartem-se pelas duas grandes divisões da Casa: SOL (Serviço de Orientação da Leitura) e ABZ da Leitura. Na primeira secção, é possível “passear” por “Livros da minha infância”, “Vidas e Obras”, “Temas” e “Livros de Outras Casas”. O compartimento ABZ da Leitura destina-se, em particular, a especialistas da área, divulgando bibliografia específica, orientações teóricas e informações sobre projectos ou sobre os laboratórios – com particular destaque para os dois dinamizados pela equipa da Casa nas Bibliotecas de Odivelas e de Beja –, que testam no terreno as práticas propostas. “Não temos um receituário”, sublinhou Ana Margarida Ramos. “Queremos dar testemunho do que está a ser feito e dos resultados obtidos em alguns casos, apontando caminhos. Só avaliando o que fazemos, podemos fazer melhor.”
Isabel Alçada, comissária do Plano Nacional de Leitura, elogiou o projecto, defendendo que “todas as práticas que se desenvolvam em torno da leitura são úteis”. O importante, acrescentou, “é levar as crianças a ler”.
Aberto o portal, João Paulo Cotrim deixou o convite: “A casa está aberta. Façam favor de entrar.”
Ao sabor da maré - 5
Os melhores e os piores
Há programas televisivos curiosos. Curiosos, talvez por nascerem com boas intenções. Perdem, no entanto, a graça quando as boas intenções saem defraudadas por manigâncias em que há tanta gente especialista.
Os melhores e os piores portugueses de sempre aí estão para o provar, dando uma triste imagem da nossa incapacidade de olhar a história com inteligência, independência e honestidade. Por isso, há portugueses que estão nos dois grupos, por artes que ninguém conhece, de verdade.
Tenho visto alguns programas dessas séries televisivas e até ouvido alguns jornalistas e outras pessoas nas rádios e até lido nos jornais, e confesso que não perdi nada com isso, apesar de tudo, porque há sempre algo de bom e útil que se fixa na nossa memória. É o mérito dessas iniciativas. Mérito, porque nos revelam dados históricos que desconhecíamos ou estavam esquecidos. Mas também porque mostram aos mais novos facetas de homens e mulheres que foram de facto grandes, pelos serviços que esses portugueses prestaram ao País e até à humanidade. O demérito está em se falar de gente que nada fez digno de nota.
Claro que há muitos nomeados ou escolhidos que não merecem, na minha óptica, estar nos lugares em que se vai disputar o primeiro lugar. Mas isso só prova que houve gente que foi capaz de se agrupar para impor os seus ídolos, por mais ridículos que eles sejam, aos olhos da história.
E há tantos, heróis, artistas, santos, mártires, guerreiros, sábios, eu sei lá, de que ninguém se lembrou. Por isso, acho que, para além do avivar da nossa memória que o programa da RTP nos ofereceu, os resultados acabam por ser injustos e redutores.
Fernando Martins
Acção de formação
Exposição na ex-Capitania
Um artigo de D. António Marcelino
Escrevo dois dias antes do referendo e faço-o de propósito para que não seja o resultado dos votos contados a in-fluenciar o meu pensamento. Poderei, assim, antecipar algumas reflexões oportunas, quaisquer que sejam os votantes a fazer a festa.
Quero deixar claro que o resultado final não me é indiferente. Tornei público o sentido do meu voto e as razões da minha opção. Não calei, nas últimas semanas, que estamos num momento muito importante e sério da vida nacional e que os êxitos e preocupações económicas dos governantes não podem deitar para debaixo do tapete o mundo de problemas sociais e humanos graves que temos diante dos olhos e não podemos ignorar. Há situações que põem a claro o respeito ou o desprezo por valores morais e éticos essenciais, que não só dignificam a pessoa, como dão consistência à comunidade que somos e esperança ao futuro que desejamos e necessitamos.
Porque as situações e os problemas são conhecidos, temos possibilidade de tirar, desde já, algumas conclusões que podem e devem perdurar para além das eleições.
Estes meses puseram ainda mais a claro que há, na sociedade portuguesa, fracturas e divisões muito grandes e projectos muito divergentes. Desde há muito, o pluralismo nas opiniões, atitudes e opções dos portugueses se foi constituindo um desafio à convivência pacífica e ao respeito pela diferença. Uma realidade que não dispensa a mútua aceitação, o diálogo aberto, a tolerância activa, a liberdade ao alcance de todos, para que cada um se possa afirmar e exprimir, sem que seja por isso minimizado nos seus direitos de legítima cidadania, ou considerado a mais nesta terra que é também sua.
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
Imagens de Aveiro
Fotografia marítima
Dessa viagem ao país dos pescadores, o fotógrafo compôs um álbum de emoções, de figuras e cenas emolduradas sob impecáveis grafismos.
O trabalho de Bill Perlmutter é, seguramente, uma das melhores colecções de "fotografia marítima" que se fizeram e guardaram em Portugal.
Está em exposição na galeria de fotografia do Museu Marítimo de Ílhavo até 1 de Abril.
Pobreza
Este é o objectivo da campanha mundial “Faça a ajuda funcionar. O mundo não pode esperar” (Make aid work. The world can’t wait), lançada na passada quinta-feira, em Roma, pela rede de Caritas Internacional (CI) e pela aliança CIDSE (Cooperação Internacional pelo Desenvolvimento e a Solidariedade).
Trata-se de solicitar aos líderes do Grupo dos Oito (EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Rússia) que cumpram os acordos alcançados em 2005 na reunião de Gleneagles (Reino Unido): mais ajuda ao desenvolvimento e perdão da dívida. As organizações católicas querem lembrar a estes responsáveis políticos que, entre as suas prioridades, deve estar a luta contra a pobreza nos países em vias de desenvolvimento, a maioria dos quais está na África. Mais informação sobre a campanha em www. make-aid-work.org
Estórias da Ria
No último Fórum do Centro Universitário Fé e Cultura, sobressaiu a relação umbilical entre a cidade de Aveiro e a Ria. “Aveiro existe graças à Ria” e “Aveiro e a Ria de braços dados” foram algumas das frases ditas sobre esta relação. Mas também: “A Ria está abandonada” ou “Quem dá um passeio na Ria desanima” (por causa do lixo e degradação que se vêem). Numa “conversa aberta”, moderada pela docente universitária Teresa Fidélis, na noite de 7 de Fevereiro, tiveram a palavra Monsenhor João Gonçalves Gaspar, historiador e vigário-geral da Diocese, e Élio Maia, presidente da Câmara Municipal de Aveiro que sugeriu a criação de uma Fundação para a Ria. O público contribuiu com intervenções apaixonadas.
Aveiro: Carnaval
Como manda a tradição, a paróquia da Glória vai animar as ruas da cidade com festejos carnavalescos. Porque, como sempre se disse, a Igreja tem de estar com o povo, nas suas alegrias e tristezas. Sempre foi assim, sem exageros, que esses não serão permitidos,neste carnaval da paróquia da Glória.
Importa dizer que o Carnaval da Glória envolve muita gente, num esforço generoso de criar e organizar carros e grupos que levem para as ruas as alegrias, os ditos jocosos, as críticas oportunas, mais cor e música, tudo para animar crentes e não crentes, num divertimento sadio.
Aveiro e as suas gentes merecem tudo isto, porque tristezas não pagam dívidas e a vida tem de ser vivida com alegria e optimismo, cultivando a fraternidade e a harmonia entre as pessoas, os bairros, as instituições e os lugares típicos da cidade. Mas ainda entre cagaréus e ceboleiros, entre os aveirenses todos e os que vierem.
Bom Carnaval para todos, mesmo em tempos de crise.
Ílhavo: Carnaval
Neste mês de Carnaval, dedicamos a rubrica “A Nossa Gente” à personagem mítica dos Cardadores de Vale de Ílhavo. Figuras ímpares no mundo, quer pelo colorido dos seus trajes quer pelas suas exóticas actuações, sempre envoltas em mistério mas respeitadas por quem as observa.
De origens conturbadas e especulativas (alguns referem a sua origem nos Índios) constituem o fascínio e a atracção curiosa de muitas pessoas, com os seus gritos e enormes saltos. Dão corpo a estas figuras que saem às ruas para “cardar”, os homens, geralmente solteiros, que, em contornos de secretismo e corporativismo, fazem as máscaras e vestes tornando-os irreconhecíveis. É dito que no início dos festejos a carda era real, posteriormente os picos foram substituídos por lixa, e hoje em dia a carda é composta unicamente por duas tábuas lisas.
Os cardadores fantasiam-se com máscaras feitas de pele de carneiro, roupa interior feminina, meias até ao joelho e vários chocalhos amarrados à cintura. Nas máscaras, os olhos são desenhados e pintados com cortiça, o formato do nariz é feitos com panos vermelhos e o bigode com pêlo de rabo de boi. Na parte de trás da máscara, prendem-se as fitas de papel coloridas, curtas e estreitas, denominadas de paródias. Nas costas do cardador são cozidas à sua indumentária, fitas largas e compridas do mesmo papel.
Vale a pena uma visita ao corso carnavalesco de Vale de Ílhavo para apreciar estas personagens ao vivo. Aqui fica o nosso convite!
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quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007
Leis de bom senso no aborto
"Sem que isso possa significar uma intromissão nas competências de outros órgãos de soberania, espero que se procurem soluções de bom senso, equilibradas e ponderadas que possam ajudar a unir os portugueses", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas.
Citação
Dia dos Namorados
Princípios
Podíamos saber um pouco mais
da morte. Mas não seria isso que nos faria
ter vontade de morrer mais
depressa.
Podíamos saber um pouco mais
da vida. Talvez não precisássemos de viver
tanto, quando só o que é preciso é saber
que temos de viver.
Podíamos saber um pouco mais
do amor. Mas não seria isso que nos faria deixar
de amar ao saber exactamente o que é o amor, ou
amar mais ainda ao descobrir que, mesmo assim, nada
sabemos do amor.
Nuno Júdice
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antologia organizada
por Vasco Graça Moura
Museu de Aveiro
Com as obras a decorrer, que zonas do Museu é possível visitar neste momento? O Museu não fecha durante este período, fomos adaptando o circuito e reduzindo-o de acordo com o avanço da obra. Vamos entrar agora na última fase que é o circuito de visita: composto pela Igreja de Jesus, sala do túmulo da Princesa Santa Joana e acrescido da visita à Igreja das Carmelitas. Estamos a prever este cenário para Março. A entrada no edifício será feito pela Galilé, através da sacristia, a partir da qual poderá depois fazer-se a visita à Igreja de Jesus e à sala do túmulo de Santa Joana. Será também sugerida a visita às Carmelitas. Vamos assegurar a abertura e gerência através de um protocolo com o IPPAR e outras entidades envolvidas, e a paróquia, que acolhem os serviços técnicos, na casa anexa às Carmelitas, e nós proporcionamos a visita à Igreja com o nosso pessoal.
Imagens de Ílhavo
Na Gafanha da Nazaré falta um monumento destes. Simples como todo o nosso povo. Mas que nos lembrasse que houve gafanhões que morreram nos conflitos armados. Penso que será fácil descobrir quem foram os nossos familiares e amigos que deram a vida pelo bem de todos.
terça-feira, 13 de fevereiro de 2007
UM ARTIGO DE ALEXANDRE CRUZ
não fechem as urgências!
1. Já não havendo espaço, tempo e lugar, para os ideais mais nobres e dignificantes da vida de cada ser humano, ao menos que não fechem neste país os serviços de urgência. Ou também será sinal de ser moderno e europeu o fechar das maternidades e dos serviços de urgências?! Não propomos nenhum referendo, não venha às tantas a votação, no meio da sua abstenção da indiferença ou da ideologia economicista, decretar que deverão ser encerradas as urgências! Não, o essencial nunca deverá ser referendável, em sociedades humanas e comunidades com valores o essencial nunca dependerá da opinião de uns ou de outros.
Diríamos que este é mesmo o tempo dos “profetas”, em todas as áreas da vida humana e cívica. Será o tempo dos “profetas”, isto é daqueles que numa consciência consciente do ideal, e visando abarcar o “todo”, não baixam os braços, não ficam pela rama dos assuntos, não se diluem nem confundem com os argumentos acessórios; pelo contrário, mobilizam-se com sensibilidade inclusiva na totalidade das suas forças no atrair a realidade social sempre deficitária para o sentido dos ideais mais dignificantes, estes sim que serão o único futuro com (vida e) futuro!
2. Tempo desafiador dos “visionários”, daqueles que às problemáticas apresentem soluções de VIDA e dinamismo criativo em áreas transversais como uma educação que desenvolva os tesouros de formação integral para toda a pessoa humana; uma justiça que saiba resituar-se mais com a realidade da urgência de ser eficaz para ser significante e assim gerar mecanismos atentos anti-corrupção e de justiça social; da saúde que sempre mais viva o seu ideal de ajudar a viver com dignidade cada pessoa na sua complexa situação; da segurança e acessibilidade que hoje nos proporcione mais a garantia da estabilidade social e de “pontes” para todos na vivência de comunidade inclusiva; hoje será mesmo o tempo dos “profetas” das profissões de cada um que, na base da responsabilidade de todos, vejam reconhecida dignamente a sua viagem de vida e não sejam unicamente números de um sistema que anseia cêntimos de obsessão em todos os lados. Há vida(s) para além do cêntimo!
Este será mesmo - na era de todas as formações e informações globais - o Século da solidez do SENTIDO DA VIDA e dos valores das pessoas em que, depois de tudo estudado, decorado ou gerido, brilhará (ou a luz ou a escuridão), como síntese de tudo, a noção dos valores, dos princípios, dos ideais, da ética, da sensibilidade e liberdade com responsabilidade. O tempo presente (convite atraente, como em nenhum outro tempo histórico, às noções de facilidade, cariz prático, gerador de “ausências” e “vazios”) continuamente será um decisivo convite à não diluição dos valores fundamentais, à continuada afirmação dos tesouros que alicerçam os valores culturais, mas sempre com todos os diálogos interculturais que, assim, poderão criar novas sínteses de Humanidade em dignidade.
3. Uma síntese sem ilusões de que a ausência de identidades seja ponte de encontro comum (o nada mais o nada será igual a nada); sim, uma nova síntese com a afirmação partilhada das identidades estimulantes de todos, na busca de plataformas de encontros dignificantes (tanto que a Humanidade precisa desta base e ética mundial). Se formos a cruzar todos os modos de pensar e de viver que chegam até nós ao fim de milénios e de séculos de aberturas e descobertas do pensamento humano, a certa altura, descobrimos que somos das gerações mais pobres de sempre; não pobreza em tecnologia ou ciência que, como nunca, mostra-nos o fascinante mundo novo; mas pobreza de SER, de valores, de essência, de esperança, de partilha, de dignidade humana. É certo que (deste lado do mundo) já não vivemos em guerra; mas é irrefutável que, com todas as conquistas, deveríamos estar bem mais adiante, mas agora – usando mesmo sofismas de argumentação científica –, nas sociedades ocidentais, usamos a nossa liberdade para voltar para trás em termos de dignidade humana…
Iludimo-nos, hoje, com o prático, com o que dá mais jeito; entretemo-nos com todos os acessórios do mundo; …e perdemos o horizonte do ideal e do essencial; não há futuro que resista! Este futuro de menor qualidade está aí, todos os dias, em tantos modelos referenciais de baixa fasquia. Hoje, para quem governa o país a partir dos computadores do Terreiro do Paço parece mais prático (talvez para ir buscar cêntimos para a OTA e o TGV) redefinir o mapa e fechar urgências… Não é possível! A realidade da vida das pessoas ainda será importante para a arte de bem governar?!
4. É certo que pelo andar da carruagem estamos a fechar o país… Mas enquanto existirem habitantes não fechem as urgências. Fechem tudo o resto, mas por favor não fechem as urgências de Portugal! Ainda mora cá gente para quem a distância entre 30 minutos e uma hora e meia na viagem aflitiva para as urgências, numa carrinha dos bombeiros (que tem os apoios que tem e que terá depois…), pode significar a diferença entre a vida e a morte. Isto ainda diz alguma coisa a quem governa? Não propomos as urgências a referendo; fosse qual fosse a votação popular (sim ou não), as urgências – o essencial de saúde pública - deveriam estar abertas na proximidade das pessoas, para o serviço básico ao bem comum das populações.
APOIO ÀS MULHERES E FUTURAS MÃES
UM ARTIGO DE ANTÓNIO REGO
A DIGNIDADE
Os jornais regionais são uma espécie de reserva ecológica da imprensa. Com o dom da proximidade, contam à comunidade de perto e de longe um pouco da sua vida e dos eventos mais significativos. Têm mesmo um tom familiar de quem sabe o que diz e conhece as pessoas de quem fala. Dir-se-á que têm os defeitos dos pequenos espaços circulares onde as narrativas da aldeia falam mais de pessoas que de ideias. Ou das ideias de apenas algumas pessoas. Mas quem está atento nota que algo mudou. A tecnolo-gia veio acelerar um processo de construção muito mais moderno. As fontes de informação multiplicaram as suas potenciali-dades, a região ganhou uma soberania e afirmação que desconcerta e interroga os que julgavam que apenas na grande imprensa se fabricam as ideias dum país.
É sabido que a Igreja teve um papel decisivo na criação e desenvolvimento da imprensa regional. Respondeu aos apelos da Igreja universal que foi acompanhando o nascimento e evolução dos media. No nosso país surgiu, na linha da Boa Imprensa, um grupo de jornais diários, semanários e mensais que durante muito tempo constituíram o grande veículo de circulação de ideias e informação nas dioceses e nas aldeias mais longínquas.
O poder político olhou muitas vezes com desconfiança para este vaivém de informações para os da terra e para os emigrados das grandes cidades do estrangeiro. Outras compreendeu essa função de unir uma família dispersa e alimentar uma chama pela terra que, por ser pequena, mais querida era. Foi nesse contexto e compreensão que surgiu o apoio à imprensa regional através do Porte Pago, ou seja, da difusão do próprio jornal. A partir de certa altura, porém (as flutuações do poder) iniciou-se a operação estrangulamento, com o intuito de apoiar os mais fortes e deixar cair os mais pequenos. A ideia parecia generosa, mas pretendia, na prática, favorecer a criação de alternativas a uma imprensa cristã já existente por outra que, com mais apoios oficiais, autárquicos e nacionais, que melhor reflectisse a voz dos donos. E os apoios alternativos então legislados que obrigavam os organismos do Estado a enviar 12 por cento da publicidade institucional para os meios de comunicação regional, ainda não chegaram. Isso mesmo o reconheceu o ministro dos Assuntos Parlamentares em Bragança, na celebração do 67º Aniversário do Mensageiro de Bragança. Por isso já valeu a sessão solene. Vejamos o que se segue.