segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

PLANO NACIONAL DE LEITURA vai ser implementado

Tudo se conjuga para que um Plano Nacional de Leitura venha a ser implementado pelo Ministério da Educação, de mãos dadas com o Ministério da Cultura, durante dez anos. A premência desta medida é suficientemente conhecida e sobre ela já aqui escrevemos uma curta nota. Em Portugal lê-se pouco, lê-se mal, e nem tudo o que se lê é compreendido pelos leitores. Não vale a pena fugir a esta realidade. O Plano vai dirigir-se aos alunos das escolas de todos os graus de ensino, às famílias e às mais diversas organizações civis, numa tentativa de promover os livros e de criar hábitos de leitura, começando precisamente pelos mais novos e tendo em conta que urge combater a iliteracia (incapacidade de entender o que se lê), tão sentida pelo nosso povo. O relatório ligado a esta iniciativa sublinha que "A escola é praticamente a única instituição com possibilidades de contornar os problemas de iliteracia em Portugal", enquanto salienta que se lhe exige "que ensine a ler", mas também que "seja capaz de ensinar a gostar de ler para o resto da vida". Reconhece-se, também, que as "práticas tradicionais de ensino de leitura e da escrita, oferecidas pela escolas, não são suficientes para a aquisição de competências leitoras em qualidade e quantidade" , mas ainda com capacidade "para fazer face aos desafios das sociedades contemporâneas". O projecto será faseado e progressivo, começando pelos jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo, para atingir o pleno em 2009, quando chegar a todos os alunos e a todas as escolas. A "fim de evitar algum desnorte típico da introdução de novas abordagens metodológicas", o Ministério da Educação deve proceder à "elaboração de orientações muito precisas para as escolas", pode ler-se no relatório, já divulgado pela comunicação social. F.M. Posted by Hello

ECUMENISMO: passos importantes

D. Manuel Felício, Bispo Coadjutor da Guarda e membro da Comissão Episcopal da Doutrina da Fé, anunciou à Agência Ecclesia que "talvez na Assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril, estejam criadas as condições para fazermos a assinatura do documento sobre o Baptismo entre a Igreja Católica, Presbiteriana e Lusitana". Este é, sem dúvida, entre nós, uma boa notícia sobre a aproximação e sobre o diálogo entre Igrejas, nesta Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos que termina amanhã. Já se realizaram "trocas de redacções entre a Igreja Católica e as outras confissões cristãs" sobre o Baptismo, mas "há horizontes onde não entrámos, nomeadamente no estudo conjunto de perspectivas doutrinais que abram depois para práticas de cooperação entre as Igrejas", referiu D. Manuel Felício. Depois de sublinhar que ao nível do diálogo ecuménico ainda há um longo caminho para percorrer, o Bispo Coadjutor da Guarda adiantou que em discussão está também a questão dos "casamentos mistos" (entre fiéis de Igrejas diferentes), encontrando-se por definir o espaço de intervenção de cada uma das Igrejas. Sobre a importância do reconhecimento mútuo do Baptismo, pelas Igrejas que sobre ele têm dialogado, D. Manuel Felício frisou que é preciso lembrar que esta decisão ultrapassa em muito o plano "burocrático" de se evitar um novo Baptismo, quando alguém decide mudar de Igreja. Posted by Hello

domingo, 23 de janeiro de 2005

Ainda a Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos

Frei Bento Domingues, na sua habitual crónica dominical do PÚBLICO, aborda, com toda a sua capacidade teológica e histórica, o problema da Unidade dos Cristãos, sublinhando, em dada altura, que "no interior de cada cristão e no interior de cada uma das Igrejas, ou na relação de umas com as outras, o grande obstáculo à comunhão actuante talvez seja o de a vontade de dominação se sobrepor à vontade de servir". 
Ao manifestar o desejo de que não se pode esperar pelo fim do mundo para nos aproximarmos no essencial, "em favor de toda a humanidade", Frei Bento reconhece que, "apesar das mudanças de clima entre as Igrejas, dos avanços no campo doutrinal e dos acordos ecuménicos já assinados, cada confissão cristã continua a contar, apenas, consigo mesma e a desejar que as outras não se alarguem muito na sua área de influência". 
Citando a Declaração de Camberra, de 1991, Frei Bento diz que "A finalidade da nossa procura de uma comunhão plena será alcançada quando todas as Igrejas forem capazes de reconhecer em cada uma das outras a Igreja una, santa, católica e apostólica na sua plenitude. Esta plenitude de comunhão exprimir-se-á aos níveis locais e universal em formas de vida e de acção conciliares. 
Numa comunhão deste tipo, as Igrejas estão ligadas umas às outras em todos os domínios da sua vida comum, a todos os níveis, pela confissão da mesma fé, na celebração e no testemunho, nas deliberações e na acção". Este é mais um artigo de Frei Bento Domingues que vale a pena ler. 

F.M.

NOVO PADRE NA DIOCESE DE AVEIRO

Hoje, pelas 15 horas, será ordenado presbítero (padre), na Sé de Aveiro, por D. António Marcelino, o diácono Rui Barnabé, depois de uma longa caminhada de estudo e de crescimento na fé. Com esta ordenação, a Diocese de Aveiro fica mais enriquecida, pois passará a contar com mais um jovem padre para trabalhar com e para o Povo de Deus e para toda a gente de boa vontade. Nos tempos de hoje, não tem sido fácil encontrar jovens que se disponham a deixar uma qualquer carreira profissional, talvez bastante rendosa, e uma vida familiar, com todos os encantos que ela por norma pode proporcionar, para assumirem a vivência radical do Evangelho. Um padre, que assume deixar tudo para viver e levar a viver a Boa Nova de Jesus Cristo, enfrentando uma sociedade cada vez mais secularizada, deve merecer de todos os cristãos um apoio especial e constante, tanto porque sabem que podem contar com mais um sacerdote para o serviço da Igreja (A Igreja, tal como está organizada, não pode prescindir dos padres), como porque é sua obrigação contribuir para que o eleito de Deus, para uma missão tão nobre, possa perseverar na fé. Ao Rui Barnabé, que é já responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, desejamos, sinceramente, as maiores bênçãos de Deus, e prometemos a nossa humilde colaboração. Na mesma cerimónia, vai ser ordenado diácono, na esperança da ordenação presbiteral, em breve, o jovem João Alves. F.M. Posted by Hello

AVEIRO está a mudar

Aveiro está a mudar a passos largos, esperando todos os aveirenses que seja para beme para melhor. Porém, se nos descuidarmos, qualquer dia nem a conhecemos e a nossa memória esquecerá, facilmente, tudo quanto ela tinha de expressivo. Hoje aconselhamos, porque está um dia luminoso, uma visita, com os olhos bem abertos, por algumas ruas e ruelas, só para identificar edifícios, muitos deles históricos e representativos de estilos e épocas diversos. Na Avenida Dr. Lourenço Peixinho ainda pode apreciar a bela sede da Fundação Eng. António Pascoal. Posted by Hello

sábado, 22 de janeiro de 2005

Diáconos Permanentes de Aveiro celebraram o seu patrono

Diácono Luís Pelicano e esposa Marcelina

Os diáconos permanentes da diocese de Aveiro reuniram-se hoje, 22, no Seminário de Santa Joana Princesa, fundamentalmente para celebrarem o seu patrono, S. Vicente, também padroeiro do Patriarcado de Lisboa. S. Vicente, diácono da Igreja de Saragoça, morreu mártir em Valência, Espanha, durante a perseguição de Diocleciano, depois de sofrer cruéis tormentos. O seu culto logo se propagou por toda a Igreja. 
Nesta celebração, participada por diáconos permanentes e esposas, estiveram presentes, para animar uma reflexão sobre o diaconado na Diocese de Aveiro, a Irmã Deolinda Serralheiro, directora do ISCRA, a leiga Maria da Conceição, bastante conhecida pela sua militância católica, o padre Licínio Cardoso, pároco de três paróquias no arciprestado de Sever do Vouga, e o padre Georgino Rocha, delegado episcopal para o diaconado permanente, que moderou. 
A certeza de que o diácono permanente foi ordenado para o serviço da Igreja, servindo de ponte entre os leigos, de quem estão mais próximos, e os padres e o bispo, foi bastante sublinhada neste encontro. Exercendo o seu ministério na liturgia, na catequese e na caridade, o diácono permanente tem de ser a expressão visível do serviço da Igreja junto do Povo de Deus e de todos os homens e mulheres de boa vontade. Mas ainda foi referido que é sua missão organizar e dinamizar a diaconia da Igreja, bem apoiado na força libertadora do Evangelho. 
Reconheceu-se que os diáconos devem conciliar o seu múnus pastoral com a sua vida familiar e profissional, bem como têm a obrigação de procurar a formação contínua e uma espiritualidade que os ajude a ser testemunhas vivas, no mundo, da Boa Nova de Jesus Cristo. 
Os diáconos não podem ser considerados funcionários da Igreja, mas devem estar plenamente disponíveis para servir e acolher, desfazendo barreiras e criando pontes, em todas as circunstâncias, num espírito de humildade, prudência, simplicidade, competência e seriedade. 
Na Diocese de Aveiro há 28 diáconos permanentes (27 casados e um viúvo), que servem a Igreja em variadíssimos campos. 

F. M. 

A propósito de uma carta de Júlio Dinis

De quando em vez sabe bem reler os clássicos da nossa literatura, nem que daí resulte algum prejuízo, momentâneo embora, para os escritores e escritos mais na berra. E foi isso que me levou, há dias, a procurar na estante, algo desarrumada, um livro talvez pouco lido, a não ser por curiosos ou estudiosos das coisas literárias. Refiro-me a "Cartas e Esboços literários" de Júlio Dinis, com prólogo do célebre Egas Moniz, sábio que ao mundo e ao Homem muito deu no campo da medicina, mas que ainda encontrou tempo e disponibilidade interior para se dedicar a estudos sobre literatos e questões literárias, com a mesma paixão com que dissecava o cérebro humano em busca de verdades até então ignoradas. Uma das cartas, agora lida com outro sabor, talvez pelo ambiente que quis e soube criar, referia-se à Gafanha, é certo que de fugida, em termos que me apeteceu repetir para que não caíssem no esquecimento. Reza assim, na parte que interessa, a missiva dirigido de Aveiro, em 28 de Setembro de 1864, a seu amigo Custódio Passos: "Escrevo-te de Aveiro. São 7 horas da manhã do histórico dia de S. Miguel. Acabo de me levantar. Acordou-me o silvo da locomotiva. Abri de par em par as janelas a um sol desmaiado que me anuncia o Inverno. A primeira coisa que este sol alumiou para mim, foi a folha de papel em que te escrevo; aproveito-a, como vês, consagrando-te neste dia os meus primeiros pensamentos e o meu primeira quarto de hora. Aveiro causou-me uma impressão agradável ao sair da estação; menos agradável ao internar-me no coração da cidade, horrível vendo chover a cântaros na manhã de ontem, e imensas nuvens cor de chumbo a amontoarem-se sobre a minha cabeça, mas, sobretudo intensamente aprazível, quando, depois de estiar, subi pela margem do rio e atravessei a ponte da GAFANHA para visitar uma elegante propriedade rural que o primo, em casa de quem estou hospedado, teve o bom gosto de edificar ali. Imaginei-me transportado à Holanda, onde, como sabes, nunca fui, mas que suponho deve ser assim uma coisa nos sítios em que for bela. Proponho-me visitar hoje os túmulos de Santa Joana e o de José Estêvão, duas peregrinações que eu não podia deixar de fazer desde que vim aqui. A casa em que eu moro fica fronteira à que pertenceu ao José Estêvão. Há ainda vestígios das obras que ele projectava fazer-lhe e que, por sua morte, ficaram incompletas. Tudo isto se vendeu, e dizem que por uma ninharia. Chequei a Aveiro um pouco dominado pela apreensão de que talvez viesse ser infeccionado pelos eflúvios pantanosos da terra e cair atacado por sezões, circunstância que não obstante o colorido local que me havia de dar, nem por isso me havia de ser muito agradável. Nada porém de novo me tem por enquanto sucedido, e continuo passando bem, e, o que é mais, engordando". Nesta carta do romancista quiçá mais lido de Portugal, há uma mão-cheia de considerações e de notas a merecerem outros tantos estudos. Interessa-me somente dizer que afinal esta terra tem sido notada e continuará a sê-lo, assim creio, por quem deambula com olhos bem abertos à magia de recantos nem sempre suficientemente divulgados. Fico-me, no entanto, por duas ou três ideias, como esta de "imaginar-se transportado à Holanda", que "deve ser assim uma coisa nos sítios em que for bela", e a de na "GAFANHA visitar uma elegante propriedade rural" (quem diria?). Também o propósito de "visitar hoje os túmulos de Santa Joana e de José Estêvão, duas peregrinações que eu não podia deixar de fazer desde que aqui vim". Pois é verdade. Nem sempre reparamos no que é nosso e muito menos lhe damos o valor devido, por esta ou por aquela razão. E depois ficamos embasbacados, como eu fiquei, quando há anos ouvi de um amigo descrições de tal modo ricas de pormenores, ao mesmo tempo que denunciavam uma sensibilidade apurada e um gosto especial pelos ambientes bucólicos e pelo cheiro a maresia, desta terra que o mar e a ria beijam quase sempre com sedutora carícia. O tentar descobrir as belezas relatadas foi tarefa que na altura impus ao meu bairrismo, para então me deliciar meio envergonhado. Aos que me lerem, aqui deixo a sugestão de tentarem encontrar o que a vida agitada não tem deixado ver. Fernando Martins Posted by Hello

Efemérides aveirenses

22 de Janeiro 1939 - Após a restauração da Diocese, o administrador apostólico de Aveiro, D. João Evangelista, realizou a primeira visita pastoral, que foi à catedral, e presidiu à primeira grande peregrinação ao sepulcro da Princesa Santa Joana. E por que não os aveirenses e outros visitarem hoje, no Museu de Aveiro, o precioso túmulo da padroeira da cidade e diocese? Fonte: Calendário Histórico de Aveiro Posted by Hello

DIA BONITO

Hoje, apesar do frio, está um dia bonito. Aproveite para sair de casa para um simples passeio. Vá ver o mar e caminhe, caminhe muito, para não arrefecer e para se deslumbrar com a natureza. Posted by Hello

sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Efemérides aveirenses

21 de Janeiro 1985 - Após acordo com o pároco e responsáveis pela respectiva paróquia, proprietária do terreno, a Câmara Municipal de Aveiro deliberou construir o Centro Social de Nossa Senhora de Fátima, por 6 120 000$0, para servir a população da freguesia que, pouco tempo depois, seria criada. 1962 - Faleceu D. Domingos da Apresentação Fernandes, que foi Bispo Auxiliar de D. João Evangelista Vidal (1953 - 1958) e, seguidamente, Bispo Residencial de Aveiro. 1898 - Aveiro recebeu calorosamente o herói de Chaimite, Mouzinho de Albuquerque, a quem prestou significativa e patriótica homenagem. Fonte: Calendário Histórico de Aveiro Posted by Hello

QUEM SOMOS?

O conhecido sociólogo, professor universitário e cronista dominical do PÚBLICO, António Barreto, está a preparar para a RTP uma série de programas, procurando fazer o retrato de Portugal dos últimos 40 anos. Para quem gosta de ficar a saber coisas importantes de País e dos portugueses, esse vai ser um programa a não perder. Entretanto, já foi adiantando à revista VISÃO desta semana, para nos abrir o apetite, que em menos de 40 anos o nosso povo "emigrou em massa, fez três guerras, uma descolonização e uma revolução", ao mesmo tempo que fez "a democracia política, a integração europeia e recebeu centenas de milhares de imigrantes". Diz António Barreto que Portugal está muito melhor do que há 20 ou 40 anos, mas que "a população portuguesa tem expectativas próprias de país rico, mas com capacidade de povo pobre". Acrescenta que Portugal "tem um enorme e persistente atraso económico, social, cultural e tecnológico", bem com "uma crónica desorganização da vida colectiva" e "uma insuportável falta de disciplina e de brio". Há, também, "um profundo abismo entre as aspirações da população e as capacidades a satisfazer". Mais ainda: "Há várias religiões, diversas etnias, múltiplas culturas, línguas diferentes, várias políticas." Vamos todos ficar atentos. F.M. Posted by Hello

quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Com eleições à vista

CRISTÃOS têm de dar sinais de esperança Em documento publicado hoje, a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) diz, a propósito das próximas eleições legislativas de 20 de Fevereiro, que é preciso propor a esperança e abrir a porta a um futuro melhor, enquanto afirma, parafraseando os Bispos Portugueses, que ao assunto já dedicaram um documento oportuno, que “empenhar-se na construção da comunidade nacional é, para os cristãos, uma forma de exprimirem a sua fidelidade cristã”. A CNJP sublinha que as eleições legislativas são um momento particularmente importante da vida democrática, ao mesmo tempo que recorda, uma vez mais, os nossos Bispos, quando frisaram que o próximo acto eleitoral “não pode limitar-se a resolver uma crise política, mas deve enfrentar, com serenidade e lucidez, os problemas de fundo do país, apresentando para eles soluções credíveis e viáveis, a serem escolhidas pelo voto dos portugueses”. Refere depois, no seu comunicado, que os cristãos têm a obrigação de anunciar a esperança. “O momento que vivemos precisa das vozes da esperança, precisa dos gestos que se pautam pelo fazer bem, precisa de corações que acarinhem sonhos de dias melhores e que os partilhem com os demais, precisa de muito investimento nas pessoas e de muita dedicação ao bem comum, precisa da cooperação como principal trampolim para a melhoria da nossa vida colectiva, precisa de cada uma e de cada um. Não há cidadãos dispensáveis, dentro e fora dos partidos políticos, quando se trata de criar uma comunidade nacional solidária, desenvolvida, apta a enfrentar com esperança os tão incertos dias que se avizinham”, lembra a CNJP. Depois de recordar o pessimismo que parece ter invadido a nossa sociedade, salienta que ainda “encontramos pessoas disponíveis, interessadas em melhorar as condições de vida dos cidadãos, o modo de gerir as suas empresas e de aplicar os seus rendimentos, de aperfeiçoar as relações de trabalho e as relações interpessoais. Em todos os ambientes encontramos pessoas construtoras”.Por isso, adianta a CNJP, “Precisamos, é certo, de criar dispositivos de valorização e de incentivo público a todos e cada um dos portugueses e portuguesas que assim agem. Dispositivos que podem ser muito diversos, mas que se deveriam nortear pela partilha do que de mais positivo se faz e se alcança, pela valorização do trabalho perseverante que tantos desenvolvem em prol de uma sociedade mais justa e fraterna, pela comunicação da esperança que tantos desencadeiam em tantos rostos angustiados e esquecidos”. F.M.

D. ANTÓNIO MARCELINO: Bispo de Aveiro há 17 anos

D. António Marcelino é Bispo de Aveiro há 17 anos, pois assumiu essa tarefa eclesial no dia 20 de Janeiro de 1988. Antes, desde 1 de Fevereiro de 1981, foi Bispo Coadjutor. E desde sempre, assumiu as terras aveirenses como seu campo de acção, com um entusiasmo fora do comum, procurando levar a todos a Boa Nova que alimenta a sua fé. D. António é, antes de tudo, um homem que vive a fé no dia-a-dia, em todos os meios e em todas as circunstâncias, sem rodeios nem complexos, entre crentes e não crentes, entre gente simples e letrada, na contemplação dos que a vivem com simplicidade ou no leito da dor. E quem o ouve com frequência pode testemunhar como ele se comove com a fé e o amor a Jesus Cristo dos que sofrem. O Bispo de Aveiro, que veio na senda de outros grandes Bispos, nomeadamente, D. João Evangelista de Lima Vidal, D. Domingos da Apresentação Fernandes e D. Manuel de Almeida Trindade, soube dar ao seu múnus pastoral um dinamismo que os tempos de hoje exigem, calcorreando a Diocese, cujos caminhos, por mais estreitos, conhece como ninguém, estimulando novas formas de evangelização e propondo vivências cristãs mais convincentes. Atento às inquietações das famílias, dos homens e mulheres, das crianças e jovens diocesanos, D. António aponta pistas de verdade e de compromisso, denuncia injustiças, prega o bem, bate-se pela liberdade e pela democracia, intervém e leva a intervir em favor de causas e de valores. Inquieta a sociedade quando fala e quando escreve, estando permanentemente ao lado dos desprotegidos da sorte, dos mais pobres dos pobres, dos sem vez e sem voz na sociedade. Com uma disponibilidade sem limites, no seu gabinete de trabalho, no telefone, no telemóvel, na rua, nas igrejas, na comunicação social, em colóquios e conferências, em retiros e mesas redondas, em visitas pastorais e encontros sociais, em assembleias e semanas de estudo, o Bispo de Aveiro nunca mostra cansaço a quem o procura e escuta. Falando como vive, sempre a correr, tem-se dado à Diocese de Aveiro e ao seu povo, sem limites, com toda a sua capacidade e ardor apostólico, recebendo, por isso, a estima de toda a gente. Fernando Martins Posted by Hello

quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

EUGÉNIO DE ANDRADE FAZ HOJE ANOS

Eugénio de Andrade faz hoje 82 anos, quase todos eles alimentados pela poesia que tanto tem enriquecido a nossa literatura e até a literatura universal. Considerado por muitos como o maior poeta do amor do século XX, ofereceu ao lirismo de todos os tempos obras ímpares como, entre muitas outras, As Palavras Interditas, Até Amanhã, Mar de Setembro, Escrita da Terra e Outros Epitáfios, Ofício da Paciência e O Sal da Língua. O poeta, porém, também passou, e bem, pela prosa, em Os Afluentes do Silêncio, Rosto Precário e À Sombra da Memória, e pela literatura para crianças, com História da Égua Branca e Aquela Nuvem e Outras. Ao recordá-lo aqui, desejamos tão-só que os nossos visitantes o leiam. F.M. Um poema de Eugénio de Andrade ARCO-DA-ALIANÇA O verde da luz tímida das tílias, o amarelo solar do matinal cantar dos galos, o azul feliz das uvas de Corinto, o roxo friorento das primeiras violetas, o vermelho glorioso do grito dos falcões: de norte a sul era o arco-íris que rompia na manhã molhada, era o inverno que se ia embora, o velho e sonolento inverno que partia: da janela avistam-se as últimas barcas - De O Sal da Língua Posted by Hello

CASA DO GAIATO: foi feita justiça

Um inquérito feito pela Segurança Social à Obra do Padre Américo, sem terem sido ouvidos os seus responsáveis, apontou algumas anomalias na forma como estavam a ser tratadas as crianças nas diversas casas da instituição, também conhecida por Casa do Gaiato. Depois de muito burburinho, com os protestos de quem conhece bem a OBRA, que há 60 anos acolhe crianças abandonadas ou em risco, sem qualquer subsídio do Estado, ontem foi feita justiça. O ministro da Segurança Social, Fernando Negrão, foi visitar a casa-mãe da Obra do Padre Américo, fundamentalmente para "repor a Casa do Gaiato no seu devido sítio, o sítio da dignidade das crianças, o sítio de muitos anos de apoio às crianças mais desfavorecidas deste país", conforme noticiou o PÚBLICO de hoje. O ministro considerou a Obra da Rua (outra designação da instituição) como "das melhores instituições deste país a fazer este trabalho", tendo referido que as questões relacionadas com a estrutura interna, nomeadamente ligadas à administração, à organização e aos espaços e instalações, estão ultrapassadas, graças ao trabalho feito por pessoas da Casa do Gaiato e da Segurança Social. Fernando Negrão afirmou ainda, segundo o PÚBLICO, que em Portugal "temos instituições que funcionam exemplarmente, temos outras com problemas e outras que poderão vir a ter que fechar por não terem o mínimo de condições de funcionamento". E garantiu mesmo que, "todos os dias, os inspectores da Segurança Social estão a fazer o seu trabalho de fiscalização, em nome do bem-estar das crianças". F.M. Posted by Hello

Efemérides aveirenses

19 de Janeiro 1941 – Ao regressar a Aveiro, depois de restabelecido de um gravíssimo e nefando atentado, de que foi alvo em Lisboa e que o opôs às portas da morte, o saudoso arcebispo D. João Evangelista de Lima Vidal teve o acolhimento de uma invulgar manifestação pública de simpatia. 1970 – A Mesa Directora da Fraternidade da Ordem Terceira de S. Francisco de Assis, de Aveiro, após séria reflexão sobre o modo como se vinha fazendo nos últimos anos a procissão das Cinzas, decidiu suspender a realização deste acto litúrgico. Fonte: Calendário Histórico de Aveiro

terça-feira, 18 de janeiro de 2005

POBREZA QUE MATA

Um relatório das Nações Unidas, ontem divulgado, denuncia que um sexto da população mundial, mais de mil milhões de pessoas, vive na miséria absoluta. Gente que não tem água nem alimentação adequada, e muito menos cuidados básicos de saúde. Seis milhões de crianças morrem, por ano, antes dos cinco anos de idade, com fome, e mais de 800 milhões de pessoas deitam-se, à noite, sem comer seja o que for. A lista das carências humanas, ao nível da alimentação, da saúde, da habitação e da educação, seria interminável, para escândalo de tanta gente que vive na abundância. Quando tantos têm tudo, exibindo sinais exteriores de riqueza por todo o lado, há um milhão de pessoas que tem menos de um dólar por dia para sobreviver, enquanto mais de 2,7 mil milhões tentam viver com menos de dois dólares diários. Para combater a pobreza endémica, os técnicos das Nações Unidas, através daquele relatório, sugerem que os Governos dos países ricos devem abrir os seus mercados às exportações de produtos agrícolas dos países em desenvolvimento e comprometer-se a abolir, até 2010, os impostos sobre estes produtos. As nações ricas têm de estudar a hipótese de duplicar as suas ajudas aos países mais pobres, ao mesmo tempo que têm de disponibilizar 150 mil milhões de euros, por ano, até 2015, para projectos de desenvolvimento e de ajuda aos que mais precisam. Por outro lado, os habitantes dos países pobres devem ter a oportunidade de trabalhar, ainda que temporariamente, nos países desenvolvidos. Entretanto, os Governos devem reconhecer que os pobres também são gente e não apenas beneficiários do desenvolvimento. Quando falamos da pobreza no mundo, não podemos ignorar que Portugal também faz parte desse mundo. Aqui também há mais de um milhão de pessoas que passam fome e um número indeterminado que está no limiar na pobreza. A maioria das vezes com a nossa indiferença. Um dia, Madre Teresa respondeu a quem lhe perguntou como é que se podia erradicar a fome do mundo: "repartindo o teu pão pelo primeiro pobre que encontrares no caminho." Aqui está uma boa receita, para começar. F.M. Posted by Hello

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

De hoje até 25 próximo, vai decorrer em todo o mundo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano subordinada ao tema "Cristo único fundamento da Igreja". Cristãos das diversas denominações vão ter uma preciosa oportunidade de orar para que todos se amem e testemunhem, no dia-a-dia, que Jesus Cristo é, de facto, o único Salvador. O diálogo ecuménico precisa, realmente, de gestos significativos, como recomendou o Santo Padre, que frisou a urgência de se "implorar de Deus o dom da plena unidade de todos os discípulos de Cristo". Mas se é verdade que o caminho da plena unidade tem de contar com a oração, também é correcto pensar que os cristãos podem ensaiar a aproximação organizando e participando em iniciativas conjuntas, salutar forma de mostrar vivências fraternas, nomeadamente, na resposta à pobreza ofensiva da dignidade humana, na defesa de valores perenes que o cristianismo nos ofereceu, em especial a justiça, a verdade, a paz, a liberdade e o amor. Durante esta Semana, por todo o mundo cristão, não hão-de faltar celebrações, com promessas de que vamos ser mais irmãos e de que no dia-a-dia todos saberão mostrar isso mesmo, tanto em gestos simples como em realizações concretas levadas à prática de mãos dadas. Aliás, isso mesmo vai acontecendo, como o provam os testemunhos da Comunidade Ecuménica de Taizé, onde monges de várias Igrejas cristãs conseguem rezar e viver juntos, tal como foi visto e sentido no recente Encontro de Lisboa, que contou com a participação de mais de 40 mil jovens da Europa. Um outro bom testemunho de unidade e de solidariedade mundial está no esforço de ajudar as vítimas do maremoto que massacrou o sudeste asiático. É premente, porém, fazer-se mais, tanto nas respostas aos grandes problemas das comunidades como na defesa de causas comuns, sem proselitismos nem demagogias, mas convictos de que assim estaremos a caminhar em trajectos convergentes, cujo fulcro único é Jesus Cristo. A celebração mundial deste tempo de oração começou na Igreja Episcopal [anglicana], nos EUA, em 1908, por iniciativa do Reverendo Padre Paul Wattson. Actualmente, a Semana de Oração é celebrada por milhões de cristãos no mundo e o decreto sobre o ecumenismo, saído do Vaticano II e promulgado em 1964, considerou a oração como a "alma" do movimento ecuménico. Contudo, não podemos ficar somente pelas celebrações, sendo imperioso aproveitar oportunidades como esta para educar as comunidades cristãs, no caminho da reconciliação, planeando acções ecuménicas durante todo o ano. Mas isso implica a necessidade de todos nos envolvermos nelas, cada um à sua medida. O contributo de cada um é fundamental. A nossa indiferença e falta de oração torna-nos cúmplices da separação escandalosa que há séculos alimentamos. E nunca como hoje o "vede como eles se amam", do evangelho, se mostra tão urgente. Fernando Martins Posted by Hello

No fim do dia

No fim do dia, cá estarei para duas curtas reflexões: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e Pobreza no Mundo. E algo mais que seja boa notícia. Fernando Martins

segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Um poema de MIGUEL TORGA

Êxtase Terra, minha medida! Com que ternura te encontro Sempre inteira nos sentidos, Sempre redonda nos olhos, Sempre segura nos pés, Sempre a cheirar a fermento! Terra amada! Em qualquer sítio e momento, Enrugada ou descampada, Nunca te desconheci! Berço do meu sofrimento, Cabes em mim, e eu em ti! Monforte do Alentejo, 28 de Dezembro de 1968 In Diário XI

MIGUEL TORGA morreu há dez anos

Miguel Torga morreu há dez anos, precisamente no dia 17 de Janeiro de 1995. No dia seguinte, foi sepultado em campa rasa no cemitério de S. Martinho de Anta, sua terra natal. O autor de "A Criação do Mundo", dos "Contos da Montanha", do "Senhor Ventura", das peças de teatro "Mar" e "Terra Firme", do "Diário" e de tantas outras obras, marcadas todas elas por um sentido poético raro e pela dureza da montanha agreste que viu nascer Torga e que ele tanto amou e cantou, enriqueceu a literatura portuguesa e universal como poucos. Eterno indigitado ao Prémio Nobel da Literatura, nunca o recebeu, porém, por lhe faltar, decerto, o lóbi de grupos e de correntes literárias e políticas a que sempre foi avesso. Neste dia em que os seus admiradores lembram a sua morte, mas também a sua extensa e riquíssima obra, que se estendeu da poesia ao romance, passando pelo conto, pelo teatro e pelo ensaio, mas ainda pelas memórias que tão expressivamente registou sob a forma de diário, vale a pena ler ou reler "MIGUEL TORGA - FOTOBIOGRAFIA", obra organizada por sua filha Clara Rocha, com prefácio de Manuel Alegre. E se é justo sublinhar o texto com que Manuel Alegre homenageou Miguel Torga, por tão rico ele ser, e que tem por título "O rosto de Viriato", outros há, não menos singulares, nesta FOTOBIOGRAFIA, sob a forma de depoimentos. São eles de António Almeida Santos, António Arnaut, Claire Cayron, Jorge Amado, Mário Soares e Sophia Mello Breyner Andresen. "MIGUEL TORGA - FOTOBIOGRAFIA" é um livro obviamente cheio de fotos que retratam a vida do poeta, bem enquadradas por textos de sua lavra e por legendas que nos ensinam os caminhos que ele percorreu e que nos ajudam a compreendê-lo melhor. "O espírito de Torga não é só o que está nos textos, não é só o verbo que se fez obra, como corpo, como terra, como língua, como pátria. Quando o poeta morreu, quando o seu caixão baixava à cova no cemitério de S. Martinho / Agarez, eu disse que era um pedaço de Portugal que estava a ser enterrado. Talvez o que procuro sempre que volto a Torga seja este pedaço de Portugal ressuscitado, esse espírito de fidelidade à raiz, esse modo inconfundível de ser do mundo sem trair o berço e de ser tanto mais universal quanto mais coerentemente e profundamente português." Assim fechou Manuel Alegre o texto "O rosto de Viriato", com que abriu a FOTOBIOGRAFIA do poeta. E assim, também, nos abriu a porta a um livro que deve ser lido pelos portugueses que amam os poetas lusos. Fernando Martins Posted by Hello

LIVRO: porta aberta para o conhecimento

A Associação de Professores de Português (APP) lançou um convite a todos os docentes e a todas as escolas do País, para que incentivem a leitura. Assim, por proposta daquela Associação, de 14 a 18 de Março, haverá sessões de leitura nas aulas de Português (E por que não nas outras?) para promover, junto dos alunos, a ideia de que ler e saber ler bem é muito importante. Aliás, um livro é, normalmente, uma porta aberta para o conhecimento, para a descoberta, para o encontro com os outros, em suma, para a formação integral da pessoa. A campanha organizada pela APP, denominada "Ler Consigo", pretende, também, que os professores e escolas convidem pais e encarregados de educação, vizinhos e amigos dos alunos, bem como personalidades relevantes das comunidades, a visitarem a sala de aula e a lerem um texto por si escolhido. Num país como o nosso, que é conhecido por ocupar os lugares mais baixos da tabela, na Europa, quanto a índices de leitura e de literacia, embora se editem boas obras, torna-se mesmo importante, direi mesmo indispensável e urgente, que algo se faça para que o povo português comece a ler mais. E a melhor maneira de o fazer será, sem dúvida, começando pelos alunos das nossas escolas, de qualquer grau de ensino, e pelos seus professores, muitos dos quais, como por vezes se percebe, também não gostam de ler nem lêem com frequência. Para mais informações, consultar www.app.pt/lc , onde há textos de apoio disponíveis e propostas de actividades. F.M. Posted by Hello

V ENCONTRO NACIONAL DE APOIO AO IMIGRANTE

Abertura maior às comunidades estrangeiras mais fechadas Terminou ontem, domingo, em Fátima, o V Encontro Nacional de Apoio ao Imigrante. Foi uma iniciativa que procurou descortinar os problemas sentidos e vividos pelos imigrantes que trabalham e vivem entre nós, bem como chamou a atenção para as respostas urgentes que a comunidade nacional tem a obrigação de dar, na linha do que recomendou o Papa João Paulo II: “Aquele que bate à tua porta é Jesus Cristo – dá-lhe abrigo.” Do conjunto das intervenções e dos testemunhos apresentados, podemos destacar que a habitação é um direito para todos e que urge eliminar algumas burocracias exigidas aos imigrantes na hora da aquisição de casa. A este nível, ainda for recomendado que é preciso pressionar as autarquias para que implementem políticas mais adequadas ao realojamento. Por outro lado, foi sublinhada a importância de os imigrantes respeitarem as normas e deveres de cidadania, pois, muitas vezes, essa não observância é potenciadora de maior exclusão social. Apontou-se a premência de lhes serem proporcionados espaços de culto, mas também foi dito que é preciso facilitar as visitas às suas famílias e incentivá-los a cumprirem os deveres de cidadania e a experimentarem boas práticas de economia. Neste V Encontro foi frisado que os portugueses têm de usar formas de acolhimento não discriminatórias, já que os imigrantes são seres iguais a nós, envolvendo toda a comunidade e não só a Igreja Católica no trabalho com os estrangeiros que se radicaram entre nós, sempre em parceria com as Associações ligadas a este sector soicial. Ainda foi salientado que urge fazer uma aproximação amiga às comunidades estrangeiras mais fechadas. F.M.

domingo, 16 de janeiro de 2005

INCRÍVEL

Por incrível que possa parecer, há médicos e doentes que fumam nos hospitais. Daí que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia esteja a estudar planos antitabágicos, para combater, de forma convincente, tal hábito pernicioso, conforme revelou o PÚBLICO. Em Portugal ainda não existe nenhum hospital livre de tabaco, apesar de a legislação proibir o fumo nas unidades de saúde, o que não deixa de ser lamentável, tanto mais que a classe médica é, ou devia ser, a que tinha obrigação de lutar contra o uso do tabaco, como um dos grandes causadores do cancro do pulmão. Argumenta-se que os médicos fumam porque a sua profissão é de grande desgaste e está muito sujeita ao stresse, sendo o tabaco, dizem alguns, uma das formas de o mitigar. Mas será mesmo assim? Ora acontece que, apesar de se fumar nos hospitais, é neles e nos centros de saúde que há centenas de consultas que podem ajudar o fumador a pôr de lado o tabaco. Mas com médicos a fumar, a darem um exemplo tão negativo, como será possível que as consultas sejam convincentes? F.M. Posted by Hello

A CASA GAFANHOA

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré concretizou, há anos, um sonho, quando montou uma casa-museu - "A casa gafanhoa" -, não só para recrear o lar tradicional dos nossos avós, com todos os seus pertences, mas também para tudo depois poder mostrar aos actuais e futuros gafanhões e, ainda, aos turistas mais interessados em conhecer de perto a vida dos nossos antepassados. 
A casa antiga, que foi do senhor Vergílio Ribau e de esposa, D. Maria Merendeiro, foi preservada com muitos dos seus haveres e enriquecida com outros, oferece aos visitantes um conjunto agradável de ver. Vale a pena, por isso, ser visitada, para se ficar a conhecer um espaço museológico com muitos sinais do princípio do século XX. 
Da nossa memória, respigamos algumas lembranças da casa gafanhoa, que aqui registamos como subsídios para a História da Gafanha. Muito do que podemos recordar está em "A casa gafanhoa" para poder ser apreciado, com atenção. Desde a cozinha com a sua trempe de ferro, às panelas de três pés, aos aparadores, mesa e bancos toscos, até aos talheres de ferro e talvez de cabo de osso, passando pela cantareira com a respectiva cântara de ir à fonte buscar água, junto à mata da Gafanha, que dava gosto beber pela sua limpidez e frescura (que lhe era dada pela cântara de barro), sem esquecer o chão de junco, na cozinha de fora, mais modesta, e às vezes na principal, de tudo um pouco ali encontraremos para regalo dos olhos e da alma e encanto da nossa imaginação tão sofistica nos dias que correm pelo que quase todos possuímos. Sem esquecer, como é óbvio, na cozinha de fora, o forno onde se fabricava a sempre apetecida boroa de milho (e com que apetite era esperada a bola - boroa pequena e achatada - para comer com chouriço ou alguma carne de porco, mesmo gorda) e, por vezes, embora raramente, de outros cereais. E também a salgadeira que guardava, no sal, o porco, governo de todo o ano. 
Os quartos, sempre pequenos, onde mal cabia uma cama e a respectiva mesa de cabeceira, com a mala do enxoval da casa, quantas vezes sem guarda-fatos e sem outros móveis, que o dinheiro e os hábitos não davam para mais, também hão-de ser motivo de admiração. 
Sobre a cama não faltarão as mantas de tiras, que as tecedeiras fabricavam com farrapos e restos de roupa velha, tiras essas cortadas nas noites de Inverno, ao serão, sobretudo pelas mulheres da casa. Mas ainda se hão-de admirar cobertores grosseiros de lã, lençóis de linho churro e a um canto o lavatório, normalmente só usado aquando da visita do médico a algum familiar doente. 
A sala do senhor, à frente, que se abria na Páscoa ou em dias de casamento ou baptizado, com um crucifixo sobre uma toalha alva, em cima da cómoda, onde se guardavam as roupas brancas e de festa. Havia cadeiras à volta, retratos nas paredes, principalmente dos casamentos, ampliados, que são actualmente grandes e importantes fontes de conhecimento da maneira de vestir e de ser das pessoas dos tempos antigos, sobretudo desde que a fotografia começou a marcar presença e a registar os principais acontecimentos das famílias. Aliás, em cima da cómoda, onde dois castiçais suportavam outras tantas velas para acender em dias de trovoada e, ainda, quando havia a visita das “almas” e quando se velavam os mortos, podiam ver-se algumas fotos de datas marcantes da família, a par das jarras de flores, renovadas semana após semana. 
Fora da casa principal podia ver-se a cozinha do forno, com chão de junco e panelas e tachos exteriormente cobertos de sucessivas camadas de fumo, que era sempre muito quando se cozinhava, já que se fazia o aproveitamento total de tudo o que pudesse arder, mormente talos de couves, gravetos de árvores, bicas, pinhas, caroços de milho e serrim, entre outros combustíveis sólidos. Era preciso poupar e tudo servia para evitar a compra de madeira. 
Com o serrim, que era fornecido pelas serrações e pelos estaleiros, utilizava-se o "sarico" (não sei de onde vem o nome), formado de uma lata de tinta, vazia, com um furo lateral por onde se chegava o lume. Enchia-se de serrim, havendo o cuidado, primeiro, de lhe introduzir duas garrafas: uma na horizontal, que dava para o tal furo, e outra na vertical, que pousava sobre a primeira. Assim ficava uma parte oca, entre o serrim, por onde ele começava a arder, para cozinhar o apetitoso caldo de feijões das nossas avós, onde não faltava nada, desde os indispensáveis feijões, que lhe emprestavam o nome, até às batatas, passando por couves, nabos, arroz, massa, toucinho, chouriço e morcela, entre outras carnes de porto. Era o tal caldo onde, depois de frio, se podia espetar uma colher que ela não caía. Tudo isto e muito mais se há-de ver, para crer, na casa gafanhoa, que fica ali perto da igreja, na rua S. Francisco Xavier, no canto "das Vinagres". 
No pátio interior não faltarão as padiolas, os carros de mão e de vacas ou bois, com todos os seus apetrechos, as várias alfaias agrícolas, encabadas com paus toscos, a charrua e o arado, a um canto o galinheiro para as galinhas e galos, sobretudo, se refugiarem à noite, pois que de dia andavam, normalmente, a campo, comendo sementes, restos de comida e bicharada, quando não comiam outras coisas bem piores. E também não faltará a retrete, pequena e de tampo de madeira, com o indispensável buraco a meio, que quarto de banho era coisa que não existia. E porque falamos de quarto de banho, o tal que só apareceu muito mais tarde, talvez na década de 50 para o grosso da população, que os mais ricos já o tinha havia algum tempo, se não nos falha a memória, perguntar-se-á onde tomavam banho os gafanhões. 
Ao que nos têm dito, tomavam-no na cozinha, geralmente ampla e que dava para o viver do dia-a-dia, numa grande bacia de lata, com água aquecida nas panelas de ferro de três pernas. A água estava sempre quente, para o que fosse preciso, porque se cozinhava em panelas mais pequenas. Para o que fosse preciso, significa para lavar a loiça e para se lavarem, antes de se deitarem, especialmente os pés, que nem tudo podia ser lavado todos os dias, talvez por falta de hábito. 
Para o pátio interior ainda davam os currais dos porcos e das vacas ou bois, que sempre berravam acusando a falta da lavagem, os primeiros, e da erva ou palha seca, de milho, os segundos. O celeiro também tinha uma porta para este pátio e às vezes para o exterior. Nos beirais dos telhado viam-se as abóboras a secar e à espera do Natal, para fazer os bilharacos. 
No pátio de fora não faltava a eira, onde se malhavam e secavam os cereais, cobertos de noite pelo tolde, feito de palha de centeio, a estrumeira (quando não era no pátio interior), para onde se deitava tudo o que pudesse transformar-se com o tempo em esterco, tão necessário à fertilização dos solos, a par do moliço e de mistura com ele. Viam-se as medas de palha e o "cabanéu" (prisma triangular, feito de uma armação de troncos de eucalipto e de ripas, e deitada sobre uma face), onde se arrumavam lateralmente e num dos topos, bem apertadas para não entrar a chuva, as palhas de milho, secas, para no Inverno servirem para alimento do gado.
No interior guardavam-se alfaias agrícolas, menos usadas no dia-a-dia, e também ali dormiam, em especial os filhos da família, quando havia milho na eira, para o guardar dos ladrões que às vezes deixavam o lavrador sem nada do que granjeou durante todo o ano agrícola. Claro que não podemos esquecer, o poço, de onde se tirava a água para os usos domésticos, e um outro, o de rega, com o seu engenho puxado por vaca ou boi, que servia para regar o aido.

Fernando Martins

rochamartins@hotmail.com (dê a sua opinião ou apresente sugestões) Posted by Hello