segunda-feira, 10 de setembro de 2007

RECORDANDO - CALDEIRADAS DO ZEZÉ


Até ao fim do mês, alguns restaurantes da Figueira da Foz vão promover a caldeirada, numa perspectiva turística digna de louvar. É sempre importante divulgar e oferecer aos visitantes o que as terras têm de bom. Ainda não fui provar e saborear, este ano, as caldeiradas da Figueira da Foz e sua região, mas não perderei a oportunidade, se Deus quiser. 
Com o anúncio da promoção das caldeiradas típicas desta estância balnear, vieram à minha memória as célebres caldeiradas de enguias do ZEZÉ, na Gafanha da Nazaré. Eram famosas e penso que ainda mantêm a posição das melhores caldeiradas da zona, com as suas características próprias, muito bem aperfeiçoadas pelo senhor ZEZÉ. 
Homem do povo, um gafanhão de gema, soube, com arte, recriar a caldeirada dos seus antepassados. Fazia-a à vista de toda a gente, com a porta da cozinha aberta. O segredo, como ele me dizia, estava no molho. Ele chamava a esse molho a “moira”. Na minha juventude, enquanto dirigente do Grupo Desportivo da Gafanha, fui ao seu restaurante inúmeras vezes. Restaurante modesto, mas muito limpo, onde o mais importante era o convívio e a sua caldeirada. 
Depois dos jogos de futebol amador, no campo do Forte, as equipas intervenientes nas disputas regionais tinham como único prémio uma caldeirada. Era o possível, mas sempre do agrado dos jogadores e dirigentes. Então, depois dos jogos, para lá íamos todos, para saborear a caldeirada à discrição. Também bem regada, com vinho da pipa. 
Muitas vezes assisti à confecção da caldeirada de enguias. Enguias, batatas cortadas às rodelas finas, cebolas, salsa, louro, “pó de enguia” e demais condimentos. Mas o segredo, como disse, estava no molho, feito previamente numa caçarola. Adicionava-se-lhe, depois, água da cozedura. 
Posta a caldeirada nas travessas, lá vinha o meu amigo ZEZÉ com “a moira” e com uma colher grande, para regar a caldeirada. Um dia virou-se para mim e segredou-me, com um sorriso enigmático: “Amigo Fernando, o segredo está aqui.” E estava. 
Pelo País, nunca mais comi caldeiradas como as do meu amigo ZEZÉ. Há por aí muitas caldeiradas agradáveis, mas como as dele, as que ele temperava com a sua própria mão, no meio da azáfama da sua cozinha, nunca mais. É certo, porém, que os seus herdeiros souberam captar o segredo e a magia de fazer uma boa caldeirada para os tempos de hoje. É o que nos vale! 

Fernando Martins

Exposição de fotografia

Na Figueira da Foz, fotografias de Caló
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“CHAPÉUS”
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Todos sabemos que chapéus há muitos. Já o dizia o grande comediante Vasco Santana, num conhecido filme popular.
Pegando, com arte, nessa verdade, que passa despercebida a muita gente, Carlos Jorge Monteiro, conhecido artisticamente por Caló, fotografou inúmeras cabeças com os mais variados chapéus a emoldurarem rostos bem expressivos. Alguns retratados são conhecidos. Outros nem tanto. Mas de todos sobressaem estilos, épocas, situações, gostos.
Ver esta exposição, no CAE (Centro de Artes e Espectáculos), Figueira da Foz, até ao dia 19 de Setembro, é descobrir motivações para estarmos mais atentos ao que nos rodeia. A partir dela, ou simplesmente a partir desta sugestão, podemos começar à procura dos chapéus que muitos de nós usamos. No dia-a-dia ou em dias especiais. Ver como são diversos os gostos. Como há motivos para chapéus diferentes. Como há gente de bom gosto e como há quem opte por chapéus ridículos, ou talvez não. E depois, vamos todos à procura de outros motivos, ligados ao que vestimos ou usamos, para descobrir modas, estilos, vaidades, descontracções, necessidades, gostos e desgostos.

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

EDUARDO PRADO COELHO:
O ATEU E O CARDEAL
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Aquestão da morte começa por ser a dos outros, para depois passar a ser a da nossa própria morte", tinha dito recentemente Eduardo Prado Coelho. É isso: um belo dia, a morte chega, parte-se, e o mistério todo é que ninguém deixa endereço.
Sobre Eduardo Prado Coelho já muitos falaram. Aqui, fica apenas uma breve referência aos Diálogos sobre a Fé, troca de cartas públicas com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, por iniciativa do Diário de Notícias.
O próprio patriarca referiu, no dia da morte, a "elevação" do diálogo e como lhe notou, nalgumas passagens da troca epistolar, "uma quase incomodidade pelo fato que estava a vestir, digamos assim, o fato de ateu ou agnóstico militante".
Seria Eduardo Prado Coelho ateu? O que é que isso quer dizer? Ainda é ateu quem diz que inveja "aqueles que têm a evidência de uma fé"? A ele só lhe foi dado "sentir, ou pensar, ou desejar o excesso de algo que no sensível não é apenas sensível". Isso é a experiência estética. Mas não está essa experiência próxima da experiência religiosa no encontro com o Sagrado?
O patriarca lembrou que "acreditar significa confiar totalmente em Alguém e encontrar nessa confiança fonte de uma firmeza que dá segurança à existência.", abrindo ao sentido último, pois não é possível acreditar em Deus sem acreditar na vida eterna: "Deus é o nossa terra prometida. Ele será, para nós, o paraíso."
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Leia mais no DN

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O caso de Madeleine

Mentalidades doentias e volúveis Há comportamentos difíceis de compreender. O povo, de quem se diz que tem sempre razão, mostra com frequência quão errada está esta velha máxima. Nem sempre tem razão. E frequentemente mostra quanto é injusto e até inconveniente. Quando a Madeleine desapareceu da casa de férias em que ficou a dormir, enquanto os pais jantavam num restaurante perto, toda a gente, compreensivelmente, se mostrou solidária com a dor dos pais, manifestando essa solidariedade de forma muito carinhosa. À sua passagem pelas ruas da povoação onde passavam férias, ouviam-se e viam-se palmas, associadas a gestos de apoio. Hoje, quando a mãe da criança se dirigia para a sede da Polícia Judiciária, onde está a prestar declarações, foi apupada. É natural que alguns dos que antes a apoiaram a estejam agora a apupar, condenando-a mesmo antes de qualquer tribunal o fazer. Sempre se costuma dizer que qualquer pessoa tem de se presumir inocente até provas concludentes em contrário. Que se saiba, os pais da menina desaparecida ou assassinada ainda nem sequer foram acusados de qualquer crime. Mas as pessoas, muitas delas volúveis e de mentalidades doentias, não estão com meias medidas e já “descobriram” quem foram os criminosos. Isto leva-me a concluir que este mundo é por vezes muito injusto. Quem nos aplaude hoje pode amanhã condenar-nos sem dó nem piedade, mesmo sem razões aparentes ou reais.
Fernando Martins

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 40

A GALERIA MALDITA Caríssima/o: Logo ali ao lado fica S. João da Madeira e nós aproveitamos para espreitar o fervilhar das fábricas de calçado. Tudo é diferente dos nossos sapateiros que à segunda-feira fazem folga – dizem que vão comprar os materiais de que necessitam durante a semana. O calçado não era muito e a regra era o pé-descalço... Como seria a vida desses trabalhadores à espera de calçado para remendar... e depois à espera da paga semanas e semanas a eito. Será que ainda alguém se lembra do nome de algum desses heróis e de alguma façanha ouvida nas sua pequena oficina? Acompanhemos as nossas crianças que vão ali adiante e, entretanto, ouçamos esta com os devidos cuidados: «Discretamente, João da Silva Correia realizou a sua obra literária em S. João da Madeira. O seu romance Unhas Negras é enquadrável na corrente neo-realista. Eis uma lenda sanjoanense que ele fixou em 1942: “A muitas braças de fundo, por légua farta de comprido, da Torre de Santo Estêvão ao Castelo da Feira, estende-se uma galeria subterrânea de sólida arcadura, que ao lado do castelo desemboca na cisterna de mais de dez pisos, e do lado da torre vem desembocar num poço aberto abaixo do pavimento, a todo o redondo do edifício, ignorada sob grandes lajes que a terra agora sobrepõe, e a cuja abertura, descoberta e descensão nunca cristão se aventurou, tão certo como o mundo ser mundo ficar lá o alvissareiro, verdade como é estar a galeria pejada de moiros encantados, presos ao antro escuso por artes de Satanás. Andava acesa a luta entre a gente lusa e os filhos do Islão. Por coutos e morgadios, arregimentava a cristandade apavorada pronta a jogar a sua sorte, frente à cimitarra sarracena. Os infiéis infestavam campos e serra, e ai de pastor que se arriscasse mais de meia légua fora dos muros. Nem mais notícias do triste nem do seu rebanho. De manhã à noite, a horda selvagem arrecadava o sementio e incendiava o casal. E se se aceitava combate, como praga de gafanhotos, a moirama formava diabólicos esquadrões que tudo devastavam – pessoas e bens. Por toda a Lusitânia a hoste sarracena firmava sua lenda de terror; e em capelas monásticas e humildes presbitérios, entronizava-se, entre luzes sem conta, o Senhor Sacramentado, para que aos pés da Benta Custódia, pudessem ajoelhar-se quantos, desde o pegureiro ao senhor de linhagem, acudiam em massa a abrigar-se à sombra da Cruz. Terras de Santa Maria em fora, também os infiéis faziam suas corridas devastadoras, mas aqui, tão depressa estavam a arremessar das ameias do castelo, como a arremeter em campo raso, a sul, saídos da galeria maldita, em Santo Estêvão, mais numerosos e lestos do que formigas de formigueiro. O castelo subsiste, a Torre de Santo Estêvão subsiste também; só a galeria jaz entaipada de ambos os lados por lajes que mãos misteriosas colocaram. Mas ainda hoje, desde termos de Escarigo a confins da Venda Nova, santas velhinhas de cabelos da cor do linho, porfiam à lareira, diante de netos estarrecidos, que, muitas vezes, em noites selvagens de negridão e temporal desabrido, ao bater das doze badaladas da meia-noite no campanário da Arrifana – quantas almas penadas gemem nos pinhais e cães aterrados uivam pelos guinchosos – e se vê lá longe, à roda da Torre de Santo Estêvão, farândola de luzes errantes em número incomensurável que vai aumentando... aumentando... até escorrer em caudal para o vale, para as bandas de Mosteirô. São almas penadas de infiéis punidos sem remissão por Deus Nosso Senhor, que ao mundo assomam, deste modo, em badanal de maldição, condenadas ao antro maldito da galeria escusa, cavada a muitas braças de fundo, entre o Castelo da Feira e a Torre de Santo Estêvão.»[V. M., 240] Manuel
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NOTA: Por motivo de ausência, durante uns dias, aqui fica já esta rubrica do meu colaborador e amigo Manuel, não vá dar-se o caso de não conseguir Net no domingo.

No Forte da Barra


FESTAS EM HONRA
DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Como manda a tradição, vai realizar-se, no Forte da Barra, no dia 16 de Setembro, a festa em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, uma iniciativa do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.
No sábado, 15, no Stella Maris, será celebrada a missa vespertina, pelas 21 horas, sob a presidência do Bispo de Aveiro, D. António Francisco.
O programa da festa inclui, para domingo, a procissão pela Ria, com saída do Stella Maris, pelas 14 horas, estando prevista a chegada, ao Forte da Barra, pelas 16.30 horas, seguindo-se a celebração da eucaristia. Depois, actuará a Filarmónica Gafanhense, começando logo a seguir, pelas 18.30 horas, o Festival de Folclore.
Neste Festival, actuarão o Grupo Folclórico e Recreativo de Tabuado, Guimarães; Rancho Folclórico Camponeses da Beira-Ria, Murtosa; Rancho Folclórico da Ribeira, Ovar; e Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.
A organização convida, em especial para a procissão pela Ria, todos os que possuem embarcações de pesca, recreio e turismo, entre outras.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

ADMIRÁVEIS PROFESSORES



Todas as profissões socialmente úteis são importantes, mas uma das mais admiráveis é sem dúvida a de professor(a). Todos nos lembramos com especial afecto de um(a) ou outro(a) professor(a) que nos marcou. George Steiner, grande professor e ensaísta, dedica um capítulo da sua autobiografia aos seus mestres.
Começa assim: “Tive sorte com os meus professores. Conseguiram convencer-me de que, no seu melhor, a relação entre professor e aluno é a realização de uma alegoria do amor desinteressado” (George Steiner, “Errata: Revisões de Uma Vida”, Ed. Relógio D’Água). E dedica outra obra às relações complexas de poder, confiança e paixão entre o mestre e o discípulo. “As lições dos Mestres”, assim se chama o livro (Ed. Gradiva), sobre o qual pairam as figuras de Sócrates e Jesus, “mestres carismáticos que não deixaram obra escrita nem fundaram escolas”, mas determinaram a linguagem educativa. 
A estas referências, neste início de ano lectivo, gostava de juntar o filme-documentário “Ser e Ter”, de Nicolas Philibert (está nos clubes de vídeo e à venda em DVD). Aborda o trabalho do professor Georges Lopez, prestes a alcançar a reforma, numa escola primária da França profunda, onde tem uma turma de treze crianças, de idades entre os 4 e os 10 anos. A atitude do professor Lopez, feita de sensibilidade e compreensão, ensinando matemática a uns, as primeiras letras a outros, ou culinária a todos, é verdadeiramente inspiradora. Um filme para admirar mais os professores e, quem sabe, inspirar quem, no meio da instabilidade, duvida da sua missão.

 J.P.F.
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Fonte: Correio do Vouga

Liberdade Religiosa

Assumidamente gnóstico,
Soares reconhece importância das religiões
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Mário Soares
toma posse
na Comissão
da Liberdade Religiosa






O ex-presidente da República reconhece a importância da religião e das instituições religiosas no mundo conturbado, “onde o fenómeno religioso retomou uma grande importância”. Mário Soares afirmou-se republicano e laico e por isso, “a favor da separação do Estado das Igrejas, como a lei indica, mas tenho um grande respeito por todas as formas de liberdade, assim como pela Concordata que existe entre a República Portuguesa e a Santa Sé”.
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Efeméride


6 de SETEMBRO DE 1863
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CAPELA DE NOSSA SENHORA
DOS NAVEGANTES
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Foi benzida, no sítio chamado Forte da Barra de Aveiro, a capela de Nossa Senhora dos Navegantes, cuja construção terminara em fins de Maio de 1863. Completa hoje, portanto, 144 anos de serviço ao culto.
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Fonte: "Calendário Histórico de Aveiro"

Um artigo de D. António Marcelino


DEGRADAÇÃO GRAVE,
CADA VEZ MAIS PERIGOSA


Uma semana com notícias, reportagens, entrevistas, clamores e lamentações, sobre um caso recente ocorrido no Porto, trazendo à memória outros dos mesmos ambientes. Um empresário da vida nocturna, quarenta e dois anos, baleado às duas da manhã, junto de uma das suas casas de diversão. Disseram os jornais que ele começara nesta vida como segurança, estava riquíssimo, várias casas deste negócio, automóveis dos mais caros e que até recorria a avião alugado para ver no estrangeiro os jogos do seu clube… Um empresário de sucesso! Um outro do mesmo ramo lamentou o sucedido, e foi dizendo que a morte começou pelos seguranças, já chegou aos empresários, amanhã serão os clientes… “É precisa mais polícia a vigiar estes lugares”, grita-se por aí.
Também se noticiou que “Apenas 12 dos 156 (!) estabelecimentos do Grande Porto têm protecção de empresas de segurança legalizadas”e que, “numa zona da cidade onde há dez mega-espaços de diversão nocturna, só três deles estão legalizados”(!).
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Leia todo o artigo em CV