sábado, 24 de fevereiro de 2007

Um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen


ESCUTO MAS NÃO SEI


Escuto mas não sei
Se o que oiço é silêncio
Ou deus

Escuto sem saber se estou ouvindo
O ressoar das planícies no vazio
Ou a consciência atenta
Que nos confins do universo
Me decifra e fita

Apenas sei que caminho como quem
É olhado e amado e conhecido
E por isso em cada gesto ponho
Solenidade e risco

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In Revista XIS,
última edição,
17-02-2007

Provérbio

"O Verão colhe e o Inverno come"

Porto de Aveiro

Porto de Aveiro: vista geral
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PORTO DE AVEIRO: Importância que ninguém nega
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Com esta foto aérea do Porto de Aveiro, zona comercial, apenas quero lembrar que para ele correm todos os caminhos que reflectem o dinamismo da região aveirense, com ramificações para todo o País. A sua importância ninguém a nega. E a prová-lo aí teremos, num futuro breve, a ligação ferroviária.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Templos célebres


IGREJA DA SAGRADA FAMÍLIA, EM BARCELONA
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A Igreja da Sagrada Família, em Barcelona, de Antoni Gaudí, obra prima do artista, começou a ser construída em 1882. Presentemente inacabada, as obras continuam, no respeito pela marca e estilo do autor. Centro de visita obrigatória para quantos gostam de arte.

UA na televisão

UA estreia novo programa
televisivo dedicado à Ciência


Viva a Ciência!

Nos próximos meses, a Universidade de Aveiro vai levar aos quatro cantos do mundo a ciência que se faz em Portugal. Do Minho ao Algarve, sem esquecer as ilhas da Madeira e dos Açores, o novo programa televisivo Viva a Ciência!, com estreia marcada para o próximo Domingo, 25 de Fevereiro, às 11.30 horas, na RTP Internacional e RTP África, vai dar a conhecer o que de melhor se faz no nosso País no que respeita à investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação em geral.
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Leia mais em UA

Um artigo de Laurinda Alves, no CV


O CORAÇÃO E A RAZÃO

Como se prova o amor entre duas pessoas? E como é que sabemos que temos as ideias claras? E qual o melhor entendimento sobre esta ou aquela questão? O que faz sentido agora também vai estar certo mais adiante?
Estas e outras dúvidas recorrentes obrigam-nos a pensar e a procurar respostas. Ainda que a sensação seja resolver tudo pela via da razão, na realidade aquilo que mais transforma a nossa vida é aquilo que sentimos e em que acreditamos, Nem sempre aquilo que compreendemos nos leva mais longe, porque nem sempre a compreensão racional nos traz sentimentos positivos de que precisamos para avançar.Um dos grandes mistérios da vida é justamente este de não podermos provar tudo cientificamente. E muito do que não se prova pela razão, prova-se pelo coração. Comprova-se existencialmente, pela via dos sentimentos, dos afectos e das relações que vamos criando.
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Leia mais no Correio do Vouga

Porto de Aveiro

Entrada da Barra: Foto de Dinis Alves


PORTO DE AVEIRO

O Porto de Aveiro, visto de cima e de vários ângulos, é uma belíssima obra de arte da natureza. Nem sempre a olhamos com a devida atenção, é verdade, mas há muita gente disponível para nos oferecer belezas raras. As fotografias que mostrarei sobre o Porto de Aveiro são de Dinis Alves, que teve a amabilidade de mas enviar, o que agradeço.

Citação

“A oração, como fenómeno humano, é transversal às várias religiões, culturas e épocas”
José Tolentino de Mendonça, in XIS

Sabedoria de Confúcio

COPO DE ÁGUA O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal num copo-d'água e bebesse. -"Qual é o gosto?", perguntou o Mestre. - "Ruim ", disse o aprendiz. O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e a levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse: - "Beba um pouco dessa água." Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou: - "Qual é o gosto?" - "Bom!" disse o rapaz. - "Você sente gosto do sal", perguntou o Mestre? - "Não" disse o jovem. O Mestre então sentou-se ao lado do jovem, pegou na sua mão e disse: - "A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então, quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago..." Nota: Enviado por leitor amigo

Zeca Afonso



O CANTOR DA LIBERDADE
MORREU HÁ 20 ANOS

O cantor da liberdade, Zeca Afonso, morreu há 20 anos. Morreu fisicamente, mas a sua memória e o seu talento continuam vivos entre nós, tal a força e a originalidade da sua arte. Era um cagaréu, pois nasceu em Aveiro, na freguesia da Glória, em 2 de Agosto de 1929.
“Nasci em Aveiro; lembro-me de que jogava o pião e a malta dizia: -‘Ó pião de Aveiro, ó pião de Ovar…’; foi uma infância turva, ligada a uma tia que foi praticamente a minha mãe; vivia numa espécie de paraíso.” Assim o recorda Monsenhor João Gaspar, no seu livro “Caminhar na Esperança”, onde também recorda outras figuras gradas da nossa terra.
Mais adiante, lembra: “Descobri que sou neto de um livre-pensador de Aveiro, […] um republicano que esteve ligado a um movimento importante de renovação escolar. Chama-se Domingos José Cerqueira, […] que chegou a fazer uma ‘cartilha’, a segunda depois da ‘Cartilha Maternal’, de João de Deus.”
Depois desta evocação, para referenciar o artista que o mundo português, e não só, bem conhece, pela sua contribuição para a reconquista da liberdade e da democracia em Portugal, é justo sublinhar que Zeca Afonso influenciou toda uma geração que fez da arte de cantar a arte de despertar consciências para o respeito pela dignidade do homem. Cantando, soube acordar muita gente para que assumisse a luta pela instauração da democracia entre nós.
O artista da liberdade faleceu em 23 de Fevereiro de 1987, no Hospital de Setúbal, tendo-nos deixado uma mensagem muito expressiva, como recorda Monsenhor João Gaspar. “Nós não devemos apagar fogueiras, mas atear chamas!...”.
Talvez com a imagem de Aveiro e da sua Ria, disse noutra altura, cantando: “… tempo que leva tempo, meus amigos / regressam ternamente a suas casas; / com eles edifico uma morada! / Que Deus reme connosco na viagem!”

Fernando Martins

Um artigo de D. António Marcelino

MODERNIDADE
DE QUE TANTO SE FALA

Há anos recebi, a seu pedido, um jornalista de um jornal diário. Começou por uma pergunta, para mim sem pés nem cabeça. Por delicadeza tentei perceber e ir respondendo, mas logo fui por ele interpelado, perguntando-me se eu não sabia o que era a modernidade. Sem intenção de magoar ou humilhar, perguntei-lhe, por minha vez, o que é ele entendia por modernidade porque, sabendo-o eu, perceberia talvez a que propósito vinha a sua intervenção. Assim nos podíamos entender e tornar possível, entre nós, um diálogo válido. Retorquiu-me, incomodado, que o entrevistador era ele e não tinha que me dar nem explicações, nem respostas. Conclui que o bom do homem, com aquele incómodo e arrogância, não sabia nem fazia a mínima ideia do que dizia quando falava de modernidade. Apenas trazia consigo, bem forte, o preconceito de que a Igreja era contra…
Tenho, agora, a mesma sensação, quando ouço perorar, com entusiasmo, ministros e seus ajudantes, deputados e analistas, jornalistas e políticos de primeira linha, e até professores e cidadãos que se presumem de eruditos. Sempre todos em grande consonância. A torto e a direito, falam sobre assuntos diversos, não esquecendo, porque dá estatuto, de se referirem à modernidade e suas exigências. Muitos a traduzem por um laicismo serôdio, que quer atirar a Igreja para a sacristia, acordar velhas lutas e tirar-lhe qualquer influência na vida das pessoas e da sociedade. Alguns vão lá mais longe, porque nunca deram o salto no tempo de modo a purificar as tensões, fazendo perdurar as divisões de pensar e de agir, como se o mundo tivesse parado ou se reduzisse para sempre a dois blocos incomunicáveis, sempre dispostos a denegrir-se e a atacar-se mutuamente, na esperança de que algum deles morra ou desista primeiro.
A história diz-nos que a afirmação de um pensamento autónomo, quer religioso quer político, que está na origem da modernidade, nasceu como oposição a uma Igreja, demasiadamente influente nos povos da Europa, com falhas nos processos de relação e intervenções que extravasavam o sagrado. Embora o diagnóstico tivesse alguma objectividade, o movimento não foi facilmente aceite pela gente da Igreja, por razões que a história explica. As reacções iam provocando novas tensões num mundo ávido de autonomia. E, como a dogmatismos incómodos se iam contrapondo outros que o não eram menos, a serenidade para reflectir sobre os caminhos andados e projectar os futuros, não foi muita.
Deste modo, a Igreja foi sendo considerada empecilho do mundo novo que começava a nascer, com outros critérios e projectos. Esta ideia foi vingando. O poder político que surgia na Europa, por vezes com novas alianças religiosas contrárias ao catolicismo, foi carregando as cores, o pensamento filosófico que gerara a primeira ideia e a alimentava, deram suporte a movimentos políticos diversos que, impacientes ou com outros ventos no bojo, optaram pela perseguição e pela decisão de extermínio da Igreja e da sua anterior influência histórica. Vitórias passageiras, porque, não obstante as falhas inegáveis, não se apagam séculos de cultura, de promoção social e de desenvolvimento variado. Mas foram ficando marcas, acumulando-se preconceitos e sonhados, irreversivelmente, novos projectos de sociedade.
João XXIII, por terras onde andara antes de eleito, vivera experiências diversas de tensões, políticas e religiosas. Secundando gestos importantes de antecessores, toma a decisão profética de um concílio que ajude a Igreja a converter-se ao Evangelho das origens e a tentar a reconciliação com o mundo, dado que é sua vocação servi-lo. Abrem-se, então, caminhos novos de reconhecimento da legítima secularidade, da vantagem do diálogo aberto da Igreja com as realidades terrestres. A modernidade traz consigo um apoio à personalização, um direito à participação e ao pluralismo. Não permite, porém, sem perigo de perdas graves, o apagamento da história, a subversão dos valores, a ética das relações, a protecção social de uns, em detrimento de outros

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Papa anuncia documento sobre a Eucaristia

Bento XVI vai assinar, em breve,
a Exortação pós-sinodal relativa
ao Sínodo dos Bispos de 2005


"MISTÉRO EUCARÍSTICO"

O Papa anunciou hoje que assinará, em breve, a Exortação pós-sinodal sobre a Eucaristia, relativa ao último Sínodo dos Bispos que se decorreu no Vaticano, em Outubro de 2005. Este documento recolherá as indicações surgidas desta reunião magna, dedicada ao "Mistério Eucarístico”.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de Bispos que representa o episcopado de todo o mundo e tem como tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja, com o seu conselho, para procurar soluções pastorais que tenham validade e aplicação universal. Sendo um órgão consultivo, oferece “proposições” e não posições definitivas.
A partir destas propostas, Bento XVI teve a missão de redigir a exortação apostólica pós-sinodal, o documento baseado nas “proposições” aprovadas pelos padres sinodais. Para realizar este trabalho, o Papa contou com uma ajuda específica, um Conselho pós-sinodal de Bispos, eleitos tanto pela assembleia (12 membros) como por ele mesmo (3 membros).
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Efeméride: "O Comércio do Porto" em Aveiro

22 de Fevereiro de 1969

Daniel Rodrigues, o segundo da direita,
em trabalho na Gafanha da Nazaré.
Da esquerda para a direita, Padre António Maria,
Fernando Martins e Padre Miguel Lencastre
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"O COMÉRCIO DO PORTO"
ABRE DELEGAÇÃO EM AVEIRO

Neste dia, em 1969, “ O Comércio do Porto” abriu em Aveiro uma delegação, que ficou a ser liderada, desde a primeira hora, pelo jornalista Daniel Rodrigues, que haveria de ser, durante décadas, um arauto de causas justas.
Recordar esta data é recordar a acção extraordinária dessa delegação e de quantos nela trabalharam, assumindo o seu papel como missão em prol da justiça e da verdade, sempre em favor das comunidades até onde poderia chegar a sua intervenção.
Daniel Rodrigues, mais um não-aveirense, oriundo das terras do demo, que se integrou, e de que maneira!, na cidade, foi exemplo de dedicação, de tenacidade e de coragem, nas lutas que teve de travar com muitos, sobretudo quando chegava a hora de denunciar o que estava mal. Sem temor, agia em conformidade com a sua consciência, ao mesmo tempo que mostrava terras e gentes do distrito, e não só, através de retratos humanos que fizeram história.
A Gafanha da Nazaré muito lhe deve quando foi preciso reivindicar o direito ao estatuto de Vila, precisamente nesse ano. Nessa altura, eu próprio o acompanhei em trabalhos jornalísticos, fundamentais à promoção desta terra em franco crescimento. Também, é certo, para lançar “O Comércio do Porto” nas Gafanhas. Na altura, pela prospecção que foi feita, apenas um exemplar se vendia, diariamente, no estabelecimento do senhor José Quinteles, junto à igreja da Gafanha da Nazaré.

F. M
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Um artigo de Ângela Silva, na RR

ADOECER DA CURA… José Sócrates, o Primeiro-ministro mais popular da última década, viveu ontem um dos dias mais difíceis dos seus primeiros dois anos de Governo. Não por ter perdido um ministro ou ser obrigado a remodelar, muito menos por ter sido criticado pelo Presidente da República ou ter sofrido uma derrota eleitoral intercalar. De tudo isto Sócrates já experimentou nestes dois anos e nem por isso tremeu do alto do seu pedestal. Mas o dia de ontem foi diferente. Milhares de pessoas de Chaves e de vários concelhos do Alto Tâmega vieram para a rua pedir a cabeça do ministro da Saúde pelo encerramento de mais Urgências hospitalares e de Centros de Saúde e o que se viu nas televisões merece alguma atenção. Claro que o ministro Correia de Campos aproveitou o facto de estarem em causa autarquias nas mãos do PSD para dizer que tudo não passa de manipulação. Mas a ira dos populares, que engarrafaram ruas e estradas com ensaios de buzinões, parecia demasiado autêntica para ser mera manobra política. Como é óbvio, afastar as Urgências de saúde das pessoas e obrigá-las a percorrerem quilómetros nas zonas menos desenvolvidas do país, levando uma hora para chegar a um hospital, é agravar os custos da interioridade. E a raiva do povo nas ruas não deixava margem para dúvidas: como há semanas o socialista Jorge Coelho avisou na SIC Notícias, “com a saúde não se brinca”. Desvalorizar as queixas dos que se sentem vítimas de reais penalizações sociais é um erro que Cavaco experimentou com as portagens na Ponte 25 de Abril e que José Sócrates deve ter em atenção no encerramento das Urgências. O povo português já mostrou que está disposto a sacrifícios, que percebe a necessidade do Estado poupar, mas não está disposto a ouvir discursos contra a desertificação do Interior, para depois vir agravar as condições de vida para quem ainda resiste nessas zonas do país. Se o Primeiro-ministro garante, como fez esta semana numa entrevista ao Expresso, que o Serviço Nacional de Saúde vai dar resposta, em todos os pontos do país, às mulheres que – dentro da nova lei – queiram abortar, é bom que não nos falte com igual prontidão, com os mais elementares Serviços de Urgência. Obrigar um cidadão do Interior, servido pelas piores estradas, a galgar o dobro dos quilómetros para ter um médico é um contra-senso. Se escamotear o problema em nome das poupanças públicas, José Sócrates arrisca-se a curar o défice e a adoecer da cura.

Frei Bento Domingues no CUFC

Em 28 de Fevereiro,
pelas 21 horas



“Sociedade, Ciência,
Religiões
– Em Cultura da Vida
e da Paz”
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No âmbito dos 20 anos do CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), vai rea-lizar-se no dia 28 de Fevereiro, quarta-feira, pelas 21 horas, na sede daquela instituição vocacionada para o diálogo entre fé e cultura, junto à Universidade de Aveiro, um debate sobre “Sociedade, Ciência, Religiões – Em Cultura da Vida e da Paz”.
Estará presente Bento Domingues, teólogo, docente da Universidade Lusófona e colunista do PÚBLICO, para desenvolver o tema e animar o diálogo com todos os que o desejarem.
Estes debates integram-se no programa “Diálogo Inter-Religioso”, imple-mentado, há anos, pelo CUFC e destinado aos universitários, em particular, e aos aveirenses, em geral.

Novo quartel da GNR na Gafanha da Nazaré


UMA LUTA DE VINTE ANOS


O novo posto da GNR da Gafanha da Nazaré está a funcionar desde o final de Janeiro, servindo também as freguesias da Gafanha da Encarnação e do Carmo. As novas instalações eram uma necessidade com cerca de duas décadas, já que o espaço ocupado anteriormente não oferecia as condições de trabalho essenciais a uma unidade militar. Embora a mudança sem aviso tenha desagradado Câmara e Junta de Freguesia, as duas entidades admitem que o importante é que o posto está a funcionar. A GNR concorda, afirmando que o fundamental «é garantir as melhores condições de serviço à comunidade»

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Leia mais no Diário de Aveiro

Dom Manuel Clemente é o novo Bispo do Porto

Ao receber a nomeação do Santo Padre Bento XVI para Bispo do Porto, quero, antes de mais, agradecer ao Sucessor de Pedro a confiança que põe em mim para tão exigente ministério. Por minha parte, toda a confiança tenho na graça divina, que nunca nos falta com o necessário para o que Deus nos pede. A Deus me entrego, à Virgem Santíssima e à comunhão dos santos.Dirijo uma palavra de muita consideração e estima ao Senhor D. Armindo Lopes Coelho, pedindo a Deus que o cumule de saúde e paz, na merecidíssima recompensa do seu fiel ministério. Consideração e estima que estendo também ao Senhor D. Júlio Tavares Rebimbas e aos Senhores Bispos eméritos residentes na Diocese do Porto. Com todos conto, no contributo inestimável da sua experiência e sabedoria.

Lei toda a mensagem
Mensagem à Diocese


Ao sabor da maré - 6



TELEMÓVEL:
UM BRINQUEDO
PARA GRANDES E PEQUENOS

Ontem, numa clínica, pude apreciar quanto os telemóveis são o brinquedo dos nossos dias. Brinquedo para grandes e pequenos, para jovens e menos jovens, para gente de qualquer condição social.
Muitos dos que entravam na sala de espera vinham já de telemóvel na mão. Qual arma em riste. Pronta para o ataque. Os que vinham assim armados traziam os olhos fixos na máquina. Sentavam-se e começava a batalha do envia e recebe SMS, alguns usando uma rapidez incrível, com sorrisos nos lábios de quem está em diálogo interessante.
Ao meu lado, um mais velho, não parava de mexer no seu pequeníssimo aparelho, em jeito de quem joga qualquer coisa. Bem mirei e lá estava ele entretido, no carrega-e-carrega com um dedo ou outro.
Outros telefonavam por tudo e por nada: “Cheguei”, “Estou à espera”, “E por aí?”, “Vou sair mesmo agora”, “Onde nos encontramos?… e assim por diante.
Outros entretinham-se a mexer no telemóvel sem nada fazer de especial Parecia-me que estavam a tentar descobrir as suas múltiplas funções, muitas das quais nunca ou raramente se utilizam. E até crianças, quando chegavam, sentavam-se e reclamavam logo das mães os telemóveis para um joguinho…
Pensando bem, até acho melhor que cada um se entretenha com o seu telemóvel. Passa o tempo sem se aborrecer e… deixa de pegar em revistas velhas e gastíssimas pelo uso. Eu juro que nem lhes toco… sei lá por que mãos andaram…

F.M.

Provérbio

"Inverno de Março e seca de Abril, deixam o lavrador a pedir"

Um artigo de António Rego


PERGUNTAS PÓS-REFERENDO


Quem terá votado no sim e no não ao aborto? Dum lado foi longamente explicado que se tratava apenas de respeitar as decisões da mulher sem a mandar para a cadeia. Do outro argumentou-se que a conversa do sim era só parte da questão. O que estava em causa era sim ou não ao aborto, sim ou não à vida.
Mais de 50% dos eleitores não compareceu. Os que foram às urnas, do Norte, Centro ou Sul, decretaram a vitória do sim. Isto é, a maioria dos que votaram.
Logo foram tiradas ilações pelo governo: assim sendo, vamos legislar o sim. Transformar, com carácter de urgência, o político em jurídico. E surgem de imediato, divisões no sim: pausa para reflexão da mulher? Aconselhamento? Capacidade de resposta dos hospitais? Objecção de consciência dos médicos? Alteração do Código Deontológico? Vinculação jurídica ou política? Constitucionalidade ou não? Aprovação pelo Presidente da República? Capacidade técnica de acorrer aos pedidos de aborto? Prioridades adiadas na saúde? Entrega ou não à medicina privada?
O canto de vitória foi mais partidário que ideológico. Muitos “defensores da mulher”, pelo que se percebeu só a defendem nesta circunstância. As concepções que publicamente sustentam de sexualidade, casamento descartável, exploração comercial da mulher, fazem desconfiar de humanismos circunstanciais muito distantes da defesa da dignidade da mulher.
A Igreja em Portugal também se interroga: que pensam os 97,5 de portugueses que se declaram católicos, em questões de moral familiar? Que jogos de consciência individual esconde este referendo? Terão sido mesmo os católicos que disseram não? Ou, na dúvida, se desculparam com o dia chuvoso de Fevereiro, como o haviam feito num dia escaldante de Verão em Junho de 1998?
Seria bom que antes de tantas respostas prontas e interesseiras, todos nos interrogássemos, passado serenamente algum tempo sobre o referendo de 2007. Para alguns o resultado do referendo foi uma vitória do progresso e da modernidade. Ou será, como diz Humberto Eco no seu último livro que “a história se está a enrolar em si própria, caminhando velozmente a passo de caranguejo”?
O tema está em aberto e o diálogo precisa ser continuado com as pontes possíveis nas convergências fundamentais.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Fecho de Centros de Saúde


Diga ao senhor ministro
que queremos ser espanhóis

Chaves, cidade transmontana que bem conheço e admiro, está hoje em protesto contra mexidas do Governo no estatuto do seu hospital, mas também contra o fecho de Centros de Saúde na região do Alto Tâmega.
Estas alterações nos Centros de Saúde, propostas por uma equipa de especialistas na matéria, têm gerado protestos a muitos níveis. Penso que alguns com legitimidade.
O que me choca é ver que no fundo quem vai sofrer é o povo humilde, pobre, com pensões miseráveis.
Em Chaves ouvi há pouco uma idosa protestar, e com razão. Diz ela que, agora, para vir da aldeia à cidade, ao médico, gasta 15 euros num táxi e o mesmo no regresso. E pergunta ela, apresentando-se como doente cancerosa, como é que pode viver com pouco mais de 200 euros de pensão.
A seu lado, uma mais arrebitada, disse: “Diga ao senhor ministro que queremos ser espanhóis.”
Esta flaviense é do tempo em que os transmontanos raianos iam habitualmente ao médico a Espanha, onde muitos nasceram, pois era ali que as parturientes encontravam quem as ajudasse em momentos difíceis. Não me espanta, pois, que voltem a lembrar-se do país vizinho.

Quaresma


QUARESMA:
QUADRAGÉSIMO DIA

O termo Quaresma deriva do latim "quadragesi-ma dies", ou seja, quadragésimo dia. É o período do ano litúrgico que dura 40 dias: começa na quarta-feira de cinzas e termina na missa "in Coena Domini" (Quinta-Feira Santa), sem inclui-la.
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O sexto Domingo, que dá início à Semana Santa, é chamado "Domingo de Ramos", "de passione Domini". Desse modo, reduzindo o tempo "de passione" aos quatro dias que precedem a Páscoa, a Semana Santa conclui a Quaresma e tem como finalidade a veneração da Paixão de Cristo a partir da sua entrada messiânica em Jerusalém.
Uma prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum, começou a surgir a partir de meados do século II; outras referências a um tempo pré-pascal aparecem no Oriente, no início do século IV, e no Ocidente no final do mesmo século.
Nos primeiros tempos da Igreja, durante esse período, estavam na fase final da sua preparação os catecúmenos que, durante a vigília pascal, haveriam de receber o Baptismo.
Por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência, marcas que ainda hoje se mantêm.
Na Liturgia, este tempo é marcado por paramentos e vestes roxas, pela omissão do "Glória" e do "Aleluia" na celebração da Missa.
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Fonte: Ecclesia

Arte na cidade


Figueira da Foz:
Painel de António Lino

No edifício do tribunal da Figueira da Foz, junto ao jardim, há um painel de António Lino, que vale a pena ser apreciado. O tema, como não podia deixar de ser, é a justiça.
Quantas vezes por ali passamos sem nos determos na procura da mensagem do artista. O corre-corre da vida tem destas coisas. Nem nos deixa ver a arte que nos é oferecida de graça.

Sabia que...

Há mais católicos no mundo? Pelas últimas estatísticas do Vaticano, há mais católicos no mundo. Os registos dizem que o número de católicos passou de 1098 biliões para 1115 biliões, entre 2004 e 2005. O aumento foi superior, em percentagem, ao crescimento da população mundial.

Provérbio

Nem no Inverno sem capa,
nem no Verão sem cabaça.