terça-feira, 18 de abril de 2006

segunda-feira, 17 de abril de 2006

DESAFIO DA PROXIMIDADE

Padre Lino Maia,
Presidente da CNIS,
propõe vivência de proximidade
1. Estar perto, a pouca distância no tempo, no espaço ou nas relações de parentesco, de alguém ou de alguma coisa é estar próximo. E alimentar essa capacidade e vontade de estar próximo é uma douta forma de vivência de proximidade. E, neste mundo globalizado, as pessoas mostram-se particularmente disponíveis para ouvir falar de "proximidade".
Não apenas por uma questão de moda, como também, ou sobretudo, por uma questão de sobrevivência na convivência...
Mas será a lei da proximidade a suprema e universal norma? O povo, que muitas vezes até parece ter razão, costuma dizer que "nem tão perto que se abafe, nem tão longe que não se aviste".
E é uma sabedoria popular com evidente consistência. É que, nem sempre a proximidade no tempo, no espaço ou no afecto será a melhor opção para uma boa e eficaz filosofia de acção ou de reacção.
É que a proximidade no afecto muitas vezes ofusca a razão. Porque, como também diz o pensador, o coração tem razões que a razão desconhece.
E a proximidade no espaço não raramente perturba a noção da real dimensão. Porque quem está demasiadamente próximo tem dificuldade em abraçar o que algum distanciamento permitirá abarcar.
E a proximidade no tempo, muito frequentemente, favorece a agitação e faz diminuir a capacidade de discernimento. Porque a leitura dum acontecimento, em cima dele mesmo, será parcial e muito provavelmente mais apaixonada do que isenta.
Por tudo isso e, provavelmente, algo mais, em algumas situações, aconselhará a boa prudência um circunstancial e estratégico distanciamento.
Para evitar alguma precipitação, eventual asfixia, provável mau juízo ou sinuosidade de percurso...
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(Para ler todo o texto, clique SOLIDARIEDADE)

Basílica de São Pedro: 500º aniversário

Bento XVI apela aos fiéis para que sejam as pedras vivas da Igreja Católica O Papa Bento XVI apelou hoje aos fiéis para que sejam "as pedras vivas" da construção da Igreja Católica, por ocasião do 500º aniversário da fundação da Basílica de São Pedro em Roma. Bento XVI, que presidiu às cerimónias a partir de Castel Grandolfo, disse que gostaria de viver com todos a "alegria do aniversário muito significativo da colocação, a 18 de Abril de 1506, da primeira pedra da nova basílica de São Pedro, que todo o mundo admira pela harmonia das suas formas".
"Quero lembrar com gratidão os soberanos pontífices que trabalharam para que esta obra extraordinária se erguesse, por cima do túmulo de Pedro. Quero expressar toda a minha admiração pelos artistas que contribuíram com o seu génio para a edificar e embelezar e por todos os que participaram na conservação desta obra de arte e de fé".
"Neste feliz aniversário, desejo que todos os católicos sejam ‘pedras vivas’ para a construção da Santa Igreja", concluiu.
A basílica actual foi erigida sobre uma outra construída no século IV por Constantino, imperador romano que foi um forte defensor do cristianismo.
Foram precisos 120 anos e uma sucessão de dez arquitectos – entre eles Donato Bramante, responsável pelo projecto inicial, e Miguel Ângelo, que desenhou a cúpula com 120 metros - para a nova basílica ser consagrada, em 1626, pelo Papa Urbano VIII.
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Fonte: "Público on-line"

Presidente da Câmara de Ílhavo fala ao Diário de Aveiro

«Não sou
uma pessoa
de consenso» A primeira frase de Ribau Esteves durante a entrevista do Diário de Aveiro é uma espécie de cartão de visita do autarca social-democrata: «Não sou uma pessoa de consenso». O líder do município de Ílhavo faz o ponto da situação de várias obras que decorrem no concelho, dando conta de outras que quer ver concluídas durante este mandato
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Durante a recente apresentação do Plano Estratégico do Porto de Aveiro, foi praticamente o único a quebrar o consenso em torno da qualidade do documento. Porquê?
Não sou uma pessoa de consenso, mas de ter opinião e de a partilhar com quem de direito. O que fiz foi referenciar a importância do Plano e a sua qualidade. Fui só eu a fazer notas de diferença, porque só eu abordei esse tipo de temática a dois níveis: nós não queremos um porto em si próprio, como zona industrial e logística, mas queremos que seja uma peça muito importante de uma plataforma de actividades logísticas e industriais. Ou seja, que além da área do porto faça um jogo de gestão com as áreas de localização industriais e logísticas pelo menos dos municípios que integram a Grande Área Metropolitana de Aveiro e a Associação de Municípios da Ria. É, no fundo, fazer com que o porto seja uma peça da co-gestão do desenvolvimento regional.
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Nessa altura levantou ainda questões de menor relevância…
Sim, mas que têm uma importância grande para o porto, no seu carácter único, e que o Plano Estratégico nem sequer as referencia. São três: a pesca (único no país com pesca artesanal, costeira e longínqua, e unidades transformadoras do pescado); a Ria de Aveiro (que nunca é referida) e a gestão das áreas não portuárias (Jardim Oudinot, Forte da Barra e a Praia Velha).
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(Para ler toda a entrevista, clique aqui)

domingo, 16 de abril de 2006

Mensagem de Páscoa de Bento XVI

Ressurreição: força de vida, de paz e de liberdade
Queridos irmãos e irmãs! Christus resurrexit! – Cristo ressuscitou! A grande Vigília desta noite fez-nos reviver o acontecimento decisivo e sempre actual da Ressurreição, mistério central da fé cristã. Círios pascais sem conta foram acesos nas igrejas para simbolizar a luz de Cristo que iluminou e ilumina a humanidade, vencendo para sempre as trevas do pecado e do mal. E, no dia de hoje, ressoam fortes as palavras que deixaram estupefactas as mulheres que, na manhã do primeiro dia depois do sábado, tinham ido ao sepulcro, onde o corpo de Cristo, descido às pressas da cruz, fora depositado. Tristes e desoladas pela perda do seu Mestre, tinham encontrado a grande pedra rolada para o lado e, entrando, viram que o seu corpo já não estava lá. Enquanto ali se encontravam incertas e desorientadas, dois homens com vestes resplandecentes surpreenderam-nas dizendo: «Por que motivo procurais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui; ressuscitou!» (Lc 24, 5-6). «Non est hic, sed resurrexit» (Lc 24, 6). Desde aquela manhã, tais palavras não cessam de ressoar pelo universo como um anúncio de alegria que atravessa os séculos imutável e simultaneamente cheio de infinitas e sempre novas ressonâncias.
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(Para ler toda a mensagem, clique aqui)

Um poema de João de Deus

Minha mãe, quem é aquele? Minha mãe, quem é aquele Pregado naquela cruz? – Aquele, filho, é Jesus… É a santa imagem d’Ele. – E quem é Jesus? – É Deus! – E quem é Deus? – Quem nos cria, Quem nos manda a luz do dia E fez a terra e os céus, E veio ensinar à gente Que todos somos irmãos E devemos dar as mãos Uns aos outros, irmãmente: Todo amor, todo bondade! – E morreu? – Para mostrar Que a gente, pela verdade, Se deve deixar matar.

Um texto do Padre Manuel Bernardes (1644 - 1710)

Espelho de Deus: As flores
Entre todas as naturezas insensíveis, as flores parece que com mais expressos acenos estão forcejando por remedar a formosura do seu Autor. A rosa, desatando do nó verde sua rubicunda pompa, amanhece dizendo-me: “Oh! como nosso Deus é suave e engraçado!” A açucena responde da outra parte: “Oh! como é cândido e puro!” E os lírios, com seu azul finíssimos, parece estão gritando: “Oh! céu, oh! alturas!” A variedade delas é tanta, que não sei onde havia tesouro de tão diferentes ideias, que as desenhasse: e, quando cuidamos, pelo que de uma região conhecemos que poucas mais haverá nas outras, aparecem novos exércitos da florida Primavera, segundo são novos os climas e terrenos, que se descobrem. Em umas o feitio é tão esquisito, que parece que seu Artífice estava então curioso e aplicado. Em outras diríeis que se valeu do pincel, segundo as salpicou de vários matizes. Outras vão lavrando pela terra tão emboscadas, que, primeiro que a sua cor, as descobre a sua fragrância. Em todas estão depositadas particulares virtudes para vários efeitos, os quais conhece quem sabe ler o letreiro da sua assinatura, que o Criador escreveu em cada espécie, por modo oculto, mas verdadeiro. Em nenhuma podem os maiores sábios do Mundo emendar coisa alguma, ou achar que lhe sobra ou falta parte necessária para a sua espécie. : In Luz e Calor

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

A Páscoa
do mundo: não à opressão e à morte O famoso filósofo Fichte tem um texto com perguntas que todo homem, minimamente atento à vida, alguma vez fez, pois são perguntas que ele transporta consigo, melhor, que ele é. O filósofo alemão escreveu que o ser humano não deixará facilmente de resistir a uma vida que consista em "eu comer e beber para apenas logo a seguir voltar a ter fome e sede e poder de novo comer e beber até que se abra debaixo dos meus pés o sepulcro que me devore e seja eu próprio alimento que brota do solo"; como poderei aceitar a ideia de que tudo gira à volta de "gerar seres semelhantes a mim para que também eles comam e bebam e morram e deixem atrás de si outros seres que façam o mesmo que eu fiz? Para quê este círculo que gira sem cessar à volta de si?... Para quê este horror, que incessantemente se devora a si mesmo, para de novo poder gerar-se, gerando-se, para poder de novo devorar-se?"
Também Ernst Bloch, o filósofo ateu religioso, escreveu que o homem nunca há-de contentar-se com o cadáver.
Há aquelas perguntas infinitas: Quem sou? Para onde vou? Onde estarei quando cá já não estiver? E o dramático é que, por um lado, a vida depois da morte é completamente não figurável - para lá do espaço e do tempo, não é possível qualquer representação. Nunca poderei dizer: morri, estou morto - serão outros a dar a notícia.
Por outro lado, é insuportável acabar, andar, na vida, de sentido em sentido e, no fim, afundar-se no nada - não ir para lado nenhum. Sendo o homem "alguém", quem afirma o nada no termo vê-se confrontado com a pergunta: como se passa de "alguém" a "ninguém"? Como conceber uma consciência morta? Afinal, o que era antes de morrer? Se tudo desembocasse no nada, qual seria a distinção entre bem e mal, honestidade e desonestidade, honradez e mentira, verdade e falsidade, já que no fim tudo se afundaria no nada e tudo seria o mesmo: precisamente nada?
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(Para ler todo o artigo, clique aqui)

Forte da Barra por estes dias

Forte da Barra com seus recantos e encantos (Para ver melhor, clique na foto)

sábado, 15 de abril de 2006

Gotas do Arco-Íris - 13

PARA ALÉM DO ARCO-ÍRIS...
Caríssimo/a: Hoje terei de pedir desculpas aos senhores Teólogos e à minha Professora de Física, ... mas a culpa é do arco-íris... E já agora aproveito para relembrar a minha velha Mestra da Doutrina [que não me repreenda...] e os companheiros [que não se riam muito...] Foi-nos explicado o prisma óptico, no velho Liceu... E do prisma e do arco-íris à Páscoa foi um pequeno salto da imaginação, colocando dois prismas seguidos; e, se o primeiro origina a decomposição da luz, o segundo actuará na composição... Mas que confusão aí vai nessa cabeça!... O pobre-de-mim tenta explicar-me: A LUZ, vinda do ALTO, ao atravessar esta face, a face ANUNCIAÇÃO/NASCIMENTO, aspergiu mistérios de alegria que irradiaram no CANTO DOS ANJOS, na EPIFANIA, na APRESENTAÇÃO NO TEMPLO, no BAPTISMO, nas BODAS DE CANÁ, no ANÚNCIO DO REINO, na TRANSFIGURAÇÃO e na EUCARISTIA; surgindo a dupla face, a do AMOR, tudo se torna mais denso e difícil, com a emersão dos mistérios da dor: a AGONIA, a FLAGELAÇÃO, a COROAÇÃO DE ESPINHOS, a CONDENAÇÃO À MORTE, o TRANSPORTE DA CRUZ, a FUGA DOS AMIGOS, a CRUCIFIXÃO... Com o grito: - TUDO ESTÁ CONSUMADO!, atravessa a outra face, a face MORTE/RESSURREIÇÃO, e a LUZ radiosa ascende ... Santa Páscoa! Manuel
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NB: Porque não sei se amanhã poderei estar por aqui, resolvi inserir o "Gotas do Arco-Íris" neste momento. Afinal, trata-se de um texto para reflectir nesta quadra de tanto significado para os seguidores de Jesus.
FM

Igreja quer antigo Convento das Carmelitas

Erro histórico pode e deve ser reparado
O padre João Gonçalves, pároco da Glória (Sé), é uma das pessoas que defende a entrega incondicional do antigo convento das Carmelitas à Igreja, como forma de reparar um «erro histórico cometido exclusivamente por motivos ideológicos, há 95 anos», quando após a implantação da República, em 1910, o Governo de então entregou a propriedade do convento à Câmara Municipal de Aveiro.
Como o convento foi feito para o serviço da Igreja, o padre João Gonçalves lembra que «quando temos um bem que não nos foi legitimado, não há razão para continuarmos a manter a sua propriedade e, muito menos, quando os seus legítimos proprietários existem e reivindicam os seus direitos».
Para o padre José Belinquete, autor do livro «As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje», publicado em 1996, a entrega do antigo convento à Igreja é a melhor forma da Câmara de Aveiro reparar a «injustiça cometida contra o próprio edifício conventual», quando, em 1905, o Executivo municipal de então, liderado por Gustavo Ferreira Pinto Basto, conseguiu convencer o Governo a autorizar a demolição de parte do convento, incluindo parte da igreja conventual, para a abertura de uma avenida, que nunca o chegou a ser construída porque o projecto não avançou para Nascente, avenida que deu lugar à actual Praça Marquês de Pombal. Para este padre, o imóvel deve «voltar às origens religiosas», pelo que a autarquia «não deve continuar a pô-lo ao serviço de outras funções civis, como tem acontecido desde a implantação da República», como parece que irá novamente acontecer se aí for instalado o prometido Juízo Tributário.
Monsenhor João Gaspar, investigador e autor de inúmeros livros sobre Aveiro e único aveirense membro da Academia Portuguesa da História, considera que o Executivo municipal tem competência para ceder à Igreja, por um período de 50 anos, o direito de utilização do convento, mantendo a autarquia a propriedade do imóvel, tal como aconteceu durante o período em que o edifício esteve ocupado pela PSP.
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(Para ler todo o artigo do jornalista Cardoso Ferreira, clique Diário de Aveiro)

sexta-feira, 14 de abril de 2006

Mensagem Pascal do Bispo de Aveiro

PÁSCOA DE CRISTO,
VIDA NOVA A VIVER! Páscoa de Cristo! Tesouro a descobrir, Amor em primeiro lugar, Esperança a desfrutar, Graça a saborear, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Maravilha a contemplar, Dom a acolher, Momento a festejar, Rumo a prosseguir, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Mistério a desvendar, Luz a iluminar, Vitória a alcançar, Dádiva a partilhar, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Morte que foi vencida, Tristeza ultrapassada, Coragem readquirida, Medo já sem lugar, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Fé a testemunhar, Alegria a comunicar, Certeza a não perder, Bússola a nortear, Vida Nova a viver! Páscoa de Cristo! Novidade a agradecer, Riqueza a desfrutar, Fonte a alimentar, Festa sem terminar, Vida Nova a viver!
“Se Cristo não ressuscitou, a nossa fé é vã…Se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, nós somos os mais infelizes de todos os homens.” ( 1 Cor 15, 14 e 19) “ Não tenhais medo. Procurais Jesus, o Crucificado? Não está aqui: ressuscitou como tinha dito…Ide dar a notícia aos irmãos...” (Mat 28, 5 e 10) Feliz e Santa Páscoa para os cristãos e para quem procura Deus de coração sincero!
António Marcelino,
Bispo de Aveiro

Um artigo de Alexandre Cruz

Páscoa,
o florescer do ideal 1. Se há tempo para tudo, “agora” é Páscoa! Não é só tradição, agarrada ao passado, como se fosse uma pegada de dinossauro o centro das atenções dos olhares curiosos. Não é isso, é Páscoa, é a vida em jogo! É a “visão pascal”! Ainda que com as doces amêndoas e os cuidadosos folares regionais (com ou sem ovos) a marcarem a sua presença, mas a razão de toda essa rica doçura é mesmo a Páscoa! São milhares as viagens do norte ao sul, do litoral ao interior, familiares e amigos que nesta quadra encurtam as distâncias e se tornam presentes uns com os outros para partilharem este “momento”. E tudo porque a vida é mesmo para ser vivida, e não para se perder num corre-corre que esqueça as pessoas e os momentos importantes. O ritmo do tempo e dos calendários que marca a nossa vida, traçado no mapa da história que nos precedeu, não existe ao acaso. Em época de florescer da primavera vem a Páscoa lembrar-nos e convidar-nos a robustecer o “ideal”, o “sonho”, a esperança. É por isso que o tempo não cíclico, não é sempre a mesma “coisa”, os dias de vida por vezes parecendo mas não são iguais; dessa perspectiva do tempo repetitivo, sempre à volta, numa giratória donde não pudéssemos fugir, daí já vimos nós, pois essa foi a fase histórica do pensamento grego que acabaria por ser superada, em qualidade de sentido, pela cultura judeo-cristã. Esta veio dizer-nos que a vida é uma caminhada irrepetível, inclonável, sempre em forma de subida, de aperfeiçoamento histórico até ao (Jesus) Absoluto Pessoal que vence o “tempo” abrindo a história à “eternidade”… 2. Ao falar-se de “Páscoa”, dando significado à palavra e sentido à tradição agora tornada (muitas vezes em excesso) estratégia comercial, quer assinalar-se a pertença a uma continuidade que procura assumir a vida num sentido dinâmico de construção, de “passagem”. É verdade, a vida não é produto descartável, é convite a respirar renovação e esperança! É o maior tesouro e por isso importa bem preservá-lo, cuidá-lo, como a planta…alimentá-lo, regá-lo! Grandes são as vidas que se conhecem e sabem que no “nada” não se vai a lado nenhum e que só com metas, etapas, itinerários e desafios, se vai subindo a qualidade de vida e do ideal que se procura para ser feliz. Grandes são os que, nesta apressada viagem da história dos nossos dias, vão ganhando sábia equidistância crítica (mas compromisso) em relação a si próprios e à vida da sociedade. O mundo, mesmo o mundo das “rejeições” ao projecto existencial mais profundo de cada ser humano, cada vez mais espera dos que dão sentido pleno à Páscoa, ao Natal, ao Domingo. Estes, simples e inabaláveis nas suas colunas fundamentais do SER, dando sentido ao tempo, encontraram a raiz mais profunda da dignidade humana. 3. “Hoje”, ao acolher-se a “Páscoa”, todas as expressões exteriores de alegria, festa e convívio terão sentido…mas tanto mais pleno quanto mais o tempo que precedeu a Páscoa foi de auto-conhecimento e de exigência construtora. Haverá algum bom atleta que chegue à vitória sem exigente treino?! De modo algum! Assim também nas questões fundamentais da vida e na conquista do ideal que se procura, o “treino” pode-se comparar a este pensar e reforçar do ideal, o que fará florescer sentimentos e dias melhores, que saibam vencer as tempestades da vida. A “Páscoa”, enquanto “passagem”, faz-nos perguntar sobre “o que fica de nós e em nós(?)” num mundo em que tudo passa. A resposta a esta difícil questão obriga-nos a dar mais valor ao que tem mesmo valor. Haverá Páscoa sem paz e sem sentido renovado de vida e de “fé”? Chegará simplesmente o hábito social?!... Seria como o ir para um banquete de casamento e não comer nem beber nada, tudo ficaria incompleto, a meio do caminho, um puro engano, faltaria o essencial. A autêntica Páscoa de há dois mil anos, pelo seu “dar a vida” que abre janelas infinitas, ajuda-nos e inspira-nos à renovação de todos os ideais, para que as cores da esperança encham as medidas de cada coração humano! Paz a todos que habitamos nesta grande casa que é o mundo!...

SEXTA-FEIRA SANTA

Primeiro e definitivo
passo para
a nossa redenção
Três horas da tarde. À mesma hora, numa sexta-feira de há quase dois mil anos, Jesus Cristo morreu na cruz. Morte infamante que o Filho do Homem suportou para remir todos os pecados da humanidade. Daquele tempo, de hoje e de sempre. Jesus aceitou as acusações da hierarquia judaica e a sentença decretada por um político romano covarde, sem protestos e sem revoltas. Sem reivindicações e sem testemunhas que abonassem o Seu bom comportamento na sociedade. Também sem advogados que pudessem falar do seu amor à justiça, à verdade, à paz e ao amor. Sem o testemunho de cegos a quem Ele deu a possibilidade de ver, de surdos a quem Ele deu o dom de ouvir. De leprosos que Ele limpou, de mortos que Ele fez regressar à vida. De gente a quem deu de comer, quando pouco havia para repartir por milhares de pessoas que deixaram tudo para O escutar. Jesus, com a Sua entrega ao suplício por nós, quis assumir o sacrifício, séculos antes profetizado, para redimir os pecadores, oferecendo-lhes, como caminho de libertação, um mandamento novo: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” Com o Seu sacrifício supremo, Deus feito Homem veio mostrar a cada um de nós e a todos que até a morte pode ter sentido. Pela Sua morte, veio a garantia de uma vida nova para todos, assente na certeza da ressurreição que Ele próprio experimentou três dias depois. É por isso que os crentes, os que acreditam que Jesus é o Redentor da humanidade, vêem na Sua morte de cruz, ao lado de dois criminosos, o sinal de resgate que nos faz filhos de Deus e herdeiros da vida eterna. A nossa tristeza desta hora, humanamente compreensível, vai passar muito em breve pela alegria da vitória de Cristo sobre a morte. Com a ressurreição de Cristo, na Páscoa da libertação, culminam todas as tristezas, todas as dúvidas, todas as hesitações. E todos então poderemos cantar aleluias. A morte de Jesus Cristo é, verdadeiramente, o primeiro e definitivo passo para a nossa redenção.
Fernando Martins

quinta-feira, 13 de abril de 2006

Um artigo de Tiago Mendes, no Diário Económico

A minuta
O corporativismo em algumas universidades portuguesas é tanto mais condenável quando esperamos que elas sejam pólos de excelência e exemplos a seguir.
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A endogamia, no contexto do ‘job market’ universitário, consiste na contratação preferencial de indivíduos da mesma instituição. Do ponto de vista da racionalidade, a endogamia é perfeitamente entendível: trata-se de uma forma de protecção mútua entre agentes que estabelecem, de forma não necessariamente explícita, um contrato de protecção mútua. Num país de cidadãos avessos ao risco, o comportamento não surpreende. Mas se a endogamia é racionalmente entendível, ela não é, obviamente, aceitável. Uma universidade que pretenda fazer investigação e oferecer ensino de qualidade, não pode fechar-se ao exterior nem ter um corpo docente receoso de competição. O corporativismo que existe em algumas universidades portuguesas é tanto mais condenável quando esperamos que elas sejam pólos de excelência e exemplos a seguir.
Um caso caricato chegou-me há dias ao conhecimento. Rezava assim: um cientista português, radicado no estrangeiro, respondera a um concurso duma universidade portuguesa, publicitado na internet. A sua candidatura fora desqualificada, informava a Reitoria da instituição em causa, por não incluir “a minuta de candidatura”. A dita “minuta”, que não era referida no anúncio nem estava acessível ‘online’, não passava de um formulário no qual se requeriam o nome próprio, a filiação e a referência do concurso. Só a informação relativa à filiação não era deduzível da restante candidatura. Conclusões? Duas. Uma geral e uma particular.
A primeira: é nos pequenos detalhes que muitas vezes se percebem as grandes diferenças. Este tipo de requerimentos, essencialmente burocráticos, mesquinhos e alimentadores da mediocridade, não se coadunam com uma cultura meritocrática. Erguer este tipo de “muralhas”, de forma kafkianamente engenhosa, para proteger os habitantes do “castelo” não é prática admissível numa instituição onde a busca de conhecimento seja o móbil maior. A segunda: só com uma invejável dose de ingenuidade conseguiremos não suspeitar que a instituição em causa, a Universidade de Lisboa, tenha encorajado, ao mais alto nível, a contratação preferencial de pessoas da casa.
Confesso-me particularmente à vontade para expor este caso por não ter qualquer relação pessoal ou profissional com o visado (o biólogo Miguel Araújo). Cumprindo, ‘en passant’, a máxima de que a justiça deve ser cega. Não fora a seriedade da questão, mais a autonomia universitária, e o título do texto poderia ter sido “A 334ª” - a medida “essencial” e “emblemática” que faltaria à desburocratização do país. Como assim não é, opto por citar o visado nesta história: “Não há planos tecnológicos, estratégias de Lisboa ou protocolos com o MIT que resistam a uma burocracia cuidadosamente arquitectada para defender os interesses da mediocridade instalada. Assim, não vamos lá.” Pois é.
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Nota: A burocracia ridícula e castradora anda por aí à solta. Ao transcrever este texto, muito oportuno, de Tiago Mendes, pretendo, tão-só, mostrar como o País tem andado. Manietado pela burocracia, que está comodamente instalada em todo o lado, não é possível progredir. E ainda há quem lute, com todas as garras, contra o processo em curso de acabar com ela.
FM