terça-feira, 15 de março de 2011

Mário Soares sem papas na língua

Diz o antigo Presidente da República:

«O primeiro-ministro tem-se esforçado, na resolução da crise, com um zelo patriótico e uma energia pessoal absolutamente excepcionais. Mas cometeu erros graves: não tem informado, pedagogicamente, os portugueses, quanto às medidas tomadas e à situação real do País. Nos últimos dias, negociou o PEC IV sem informar o Presidente da República, o Parlamento e os Parceiros Sociais. Foram esquecimentos imperdoáveis ou actos inúteis, que irão custar-lhe caro. Avisou tão só o líder da Oposição, após a reunião de Bruxelas, pelo telefone. A resposta pública foi-lhe dada no discurso que Passos Coelho proferiu, em Viana do Castelo, muito didáctico, e foi negativa: "Não conte com o PSD para aceitar as novas medidas (negociadas/impostas?) pelos líderes da Zona Euro, reunidos no dia 11 de Março, em Bruxelas." Assim se abre, ao que parece, uma crise política, a juntar às outras que a precederam: financeira, económica (estamos a entrar em recessão), social, ambiental e de valores.»

Centro Cultural de Ílhavo: Nadir Afonso — Retrospectiva

Inauguração: 24 de Março, às 22 horas


Nadir Afonso nasceu em 1920, em Chaves. Após ter completado o ensino liceal, quis inscrever-se na Escola de Belas-Artes do Porto mas, por influência de seu pai, acabou por se matricular em Arquitectura. Em 1946, troca o Porto por Paris para frequentar a Escola Nacional Superior de Belas-Artes. Ao longo da sua carreira conviveu e trabalhou com figuras notáveis da cultura contemporânea como Jean Cocteau, Fernand Lèger, Le Corbusier e Óscar Niemeyer.
A exposição apresenta um conjunto de obras de pintura, guache e estudos preparatórios, que permite ao visitante uma reflexão sobre a metodologia de trabalho e o percurso de um artista incontornável na história da arte portuguesa do século XX.
Patente ao público até 19 de Junho.

Fonte: CMI

A nossa vida está prometida à primavera


A primavera está por toda a parte. Até em nós?


José Tolentino Mendonça

A primavera está por toda a parte. Em nosso redor a natureza parece vencer a imobilidade do inverno e amontoa os traços insinuantes do seu reflorir. Há uma seiva que revitaliza a paisagem do mundo. Mesmo nos baldios, nos pátios e quintais abandonados, nos jardins mais desprovidos a primavera desponta com uma energia que arrebata. Penso muitas vezes nos versos do Cântico dos Cânticos, o mais primaveril poema da Bíblia: «Fala o meu amado e diz-me: “Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada! Eis que o inverno já passou, a chuva parou e foi-se embora; despontam as flores na terra, chegou o tempo das canções, e a voz da rola já se ouve na nossa terra; a figueira faz brotar os seus figos e as vinhas floridas exalam perfume. Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada! Minha pomba, nas fendas do rochedo, no escondido dos penhascos: deixa-me ver o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz; pois a tua voz é doce e o teu rosto, encantador”» (Ct 2, 10-14). Neste poema, a primavera do mundo é uma representação simbólica da primavera interior que nos desafia. Na verdade, o nosso coração não pode continuar eternamente sequestrado pelos impasses dos seus invernos gelados. A nossa vida está prometida à primavera – é a mensagem que o despertar da natureza (e aquele mais íntimo) nos parece segredar.

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domingo, 13 de março de 2011

A Epopeia do Bacalhau

Museu Marítimo de Ílhavo: Apresentação de livro, 19 de Março, 17 horas edição CTT - Correios de Portugal

Álvaro Garrido traça a evolução histórica da pesca do bacalhau, descrevendo as vicissitudes dessa actividade, os perigos, os métodos de pesca, a vida a bordo e a importância do bacalhau na economia portuguesa. David Lopes Ramos reflecte sobre a importância deste peixe nos hábitos alimentares dos portugueses apresentando as receitas clássicas do bacalhau.
Trata-se de uma edição profusamente ilustrada, sobretudo com iconografia do acervo do Museu Marítimo de Ílhavo. De tiragem numerada e limitada a 5.000 exemplares, contém 6 selos com o valor facial de €3,45 da emissão filatélica Pesca do Bacalhau de 2000.
Edição bilingue

Júlio Pedrosa, ex-ministro da Educação e ex-reitor da UA, diz, no PÚBLICO, o que mudava em Aveiro

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PÚBLICO: Crónica de Bento Domingues

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TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 228

DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM - 11



E SURGIU O BICICLO ...


Caríssima/o:

Ao que tudo indica desde que as primeiras draisianas foram para as ruas sempre se pensou em dotá-las de um sistema de propulsão que não fosse feito pelo andar do seu condutor. A primeira a ser adaptada com pedais surgiu em 1839, criada pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan (1810-1878).
Ele aproveitou o conceito da máquina criada por Drais, redesenhou a viga central que ligava as duas rodas, e adaptou um sistema de propulsão por pedais em balanço ligados a um virabrequim [cambota] no eixo da roda traseira por meio de alavancas. O ciclista accionava o sistema em paralelo à roda dianteira, com os pedais movimentando-se para a frente e para trás. Este sistema era semelhante ao daqueles carrinhos de pedais usados pelas crianças. A bicicleta ficou com mais rapidez e estabilidade.
Foram quatro anos de árduas experiências. MacMillan percorria com ele o caminho de 22km entre o seu povoado, Courthill, e a capital do condado, Dumfries. Curiosamente, Mac Millan foi preso e multado por ter atropelado um menino em Courthill, Drumfrieshire...
Sem vocação para os negócios, MacMillan não sabia ao certo o que fazer com o veículo, que logo foi esquecido. A bicicleta funcionava bem, mesmo assim não se popularizou.
Até que em 1855, MacMillan e o seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptaram os pedais ao eixo dianteiro, e aumentaram o tamanho da roda dianteira, exigindo menos força do ciclista, e possibilitando uma posição mais confortável sobre a bicicleta, apesar do invento pesar aproximadamente 45 Kg. Era o surgimento do “Biciclo” (ou Velocípede)!
Em 1868, aconteceu em Paris a primeira prova de Biciclos, no Parque Saint’Cloud, vencida pelo inglês James Moore, que foi considerado o primeiro campeão de ciclismo do Mundo!

Manuel