domingo, 23 de abril de 2006

Gotas do Arco-Íris - 14

... QUE SERIA DO AMARELO!
Caríssimo/a: Pois é verdade, 'se não fossem os gostos, que seria do amarelo'? De facto, o amarelo é assim como que um pobrezinho enjeitado na paleta das cores... Nanja para mim, que ... pois mas é o meu gosto... Nesta quadra pascal, recebi umas palavras que não resisto à tentação de transcrever: “...'sorriso amarelo'. Por acaso pensei, ao ler esta frase, que se tratava da influência da cor amarela dos folares que eu já não conheço, com o verdadeiro amarelo dos ovos das galinhas da Ti Madalena Russa, minha Mãe. ...” Que mundo de recordações para os rapazes e as raparigas da minha idade!...Folares, ovos da Páscoa (...eram de galinha..., cozidos com casca de cebola e recozidos no forno com os folares...). Sei que alguns de nós ainda podemos gozar essa maravilha; outros, como eu e o Manuel Ribau (o tal filho da saudosa senhora que conhecíamos pelo nome de Ti Madalena Russa...) ficamo-nos pela imaginação... (felizes os nossos netos se puderem imaginar o que e como nós ...). Mas cuidado, que o excesso de ovos pode provocar aquela terrível exclamação: - Estás amarelo como cera! Se tudo estiver bem com a nossa saúde, comamos (ou imaginemos...) o nosso pão de ló amarelinho... E por que não, mais um ovo cozido, pintado de amarelo, com a flor da giesta... E muito mais poderíamos conversar à volta do amarelo, no mundo da fantasia ou no da realidade... Caminhando entre os dois, deixo aqui um provérbio que encontrei e que para muitos estará pintado de alguma novidade: “Antes minha face com fome amarela, que vergonha nela.” Manuel

1 comentário: