segunda-feira, 31 de agosto de 2020
domingo, 30 de agosto de 2020
ÁGUEDA - Residência antiga
Em maré de arrumações, surge este Bilhete Postal de residência antiga, que dedico aos meus amigos que ainda tenho pelo concelho de Águeda, "a linda", como é apelidada pelos que têm bom gosto.
sábado, 29 de agosto de 2020
CITAÇÃO: O livro
Miguel Esteves Cardoso
no PÚBLICO de hoje
Postais Ilustrados (I)
Praia da Barra
Trabalho do ceramista Zé Augusto para celebrar a abertura da barra que aconteceu em 3 de abril de 1808.
CITAÇÃO: Passado, Presente e Futuro
"Se no passado se vê o futuro, e no futuro se vê o passado, segue-se que no passado e no futuro se vê o presente, porque o presente é futuro do passado, e o mesmo presente é o passado do futuro."
Pe. António Vieira
Bento XVI. Uma vida. 4
Crónica de Anselmo Borges
no Diário de Notícias
no Diário de Notícias
1. Uma advertência. Tinha anunciado que faria três crónicas com a síntese da biografia do Papa Bento XVI, de Peter Seewald. No entanto, tratando-se de 1150 páginas, vejo-me forçado a mais duas.
2. Como ficou dito, Ratzinger ascendeu à Universidade de Tubinga em 1966. Os dois eminentes teólogos — ele e Hans Küng — entendiam-se bem. “No fundo, coincido com o colega Ratzinger”, diz Küng nas aulas. Do mesmo modo, Ratzinger: “Concordo com Küng.” Os dois tinham aliás um público igualmente grande: 400 ouvintes. (Aqui, uma nota interessante: na Alemanha, não se pergunta: “Que professores tiveste?”, mas: “Que professores ouviste?”).
Mas estava em marcha a tremenda revolução dos anos 60 (lembrar 1968), em várias frentes. Foi a revolução política, social, de costumes, sexual, e que atingiu, naturalmente, a Igreja. Diria mais tarde Ratzinger: Não se imaginaria que o Concílio, “em vez do esperado salto em frente, introduziria também um processo de decadência. Os Padres conciliares queriam adaptar a fé, mas apresentando-a em toda a sua força”, porém, em vez disso, surgiu a impressão de que “a reforma significava apenas deitar fora um peso morto, facilitar de tal modo que a reforma propriamente dita não consistia numa radicalização da fé, mas numa espécie de diluição da fé.”
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