domingo, 4 de outubro de 2009

EM PROVEITO DE TODOS



Esta afirmação é feita a propósito de Jesus de Nazaré. Constitui o mais belo testemunho da sua vida e compêndio da sua obra. Desvenda o sentido de tantas atitudes notoriamente desconcertantes. Evidencia o alcance de gestos aparentemente insignificantes. Abre horizontes de plenitude aos momentos mais sombrios das suas lutas e tensões, inclusive da própria morte.
“Em proveito de todos” faz-se humano e assume um tipo de vida coerente com a dignidade da sua natureza; por isso, repõe a pessoa na sua fonte original – a de ser criatura de Deus, imagem e semelhança divinas, expressas no masculino e no feminino; por isso, propõe mensagens cheias de novidade que reforçam os laços solidários e fraternos entre os humanos e manifestam a relação com os bens de toda a criação que lhes é confiada; por isso, aproveita as ocasiões em que os seus adversários pretendem envolvê-lo e apanhá-lo em armadilhas e, com uma habilidade sábia e surpreendente, desmascara-lhes a mentira, deixando a descoberto a verdade.
“Em proveito de todos” restitui ao matrimónio o seu valor e sua qualidade originais, pondo a claro o projecto de Deus sobre o amor conjugal. Afirma que Moisés não foi fiel ao pacto da criação e que é preciso superar a “dureza do coração”, só possível com uma nova compreensão da relação entre homem e mulher. Esta relação mútua será sempre o sinal da relação original de Deus com o primeiro par humano, fruto de um amor exclusivo e único, dinâmico e fecundo, assertivo, fiel e performativo.
É certo que a licença concedida por Moisés representa um passo em frente na tradição judaica, obrigando o homem a legalizar o divórcio com a sua mulher mediante a carta de repúdio, E, em certas situações, a própria mulher repudiar o marido. Sem este acto formal, ficava pendente da arbitrariedade, do capricho ou de qualquer miudeza ocorrente, contrariando claramente a qualidade da relação assente no amor mútuo como pretendia o sonho primeiro do Criador da natureza humana.
O alcance da proposta de Jesus não é entendido por todos de igual modo. Por isso, dá origem a situações de vida divergentes e, por vezes, opostas que convém compreender à luz do projecto original e não apenas de qualquer lei positiva.
Esta diversidade de situações contém um gérmen evocativo, ainda que discreto e escondido, daquela harmonia interpessoal latente no coração humano e correspondente força de atracção e sedução. Como tal merece respeito, reconhecimento e apreço.
“Em proveito de todos” ergue-se o amor matrimonial, estável na liberdade da opção pelo casamento, apaixonado pela doação generosa, feliz no esforço de cada dia, compreensivo perante as fragilidades humanas, responsável pela aliança celebrada e pelo compromisso assumido. Feliz e fecundo, tendo o amor de Jesus como fonte inspiradora e medida de realização.

Georgino Rocha

sábado, 3 de outubro de 2009

Para um sábado de contemplação


Painel de Zé Augusto

Ao apreciar, um dia destes e mais uma vez, este painel cerâmico do artista aveirense Zé Augusto, comemorativo da abertura da Barra de Aveiro, em 1808, pela minha memória visual e mental passou um filme de recordações da ambiência marítima e lagunar que nos envolve. Contemplei a arte do Zé Augusto que soube bem representar a força e o dinamismo, em imagens estáticas, dos homens da nossa região moldados pela maresia e pelo bater forte das ondas.

FM

OS CRISTÃOS E A CRISE


Consumo irracional


Impõe-se construir uma nova ordem social


Frente a este título, temos, logo à partida, de reconhecer que é nos países de maioria cristã que estão os responsáveis maiores pela crise. Não foi no hemisfério Norte que começou? Por outro lado, é na Europa que se encontra hoje o melhor nível de vida da história, e o modelo social europeu é invejado. Mas há uma pergunta, aparentemente cínica, para a qual não é fácil encontrar resposta definitiva: somos ricos à custa do Terceiro Mundo? Eles são pobres porque nós somos ricos?

Depois, é preciso perceber que há, nesta questão, níveis ou esferas a distinguir, como escrevi aqui, no artigo "O capitalismo é moral?". À economia não se pede que seja moral, mas eficiente. Por isso, não há uma moral da economia ou da empresa, mas deve haver moral na economia e na empresa.

No Evangelho segundo São Mateus, há um texto terrível - o da parábola dos talentos. Um servo recebeu cinco e conseguiu outros cinco; outro, dois e ganhou outros dois; o terceiro recebeu um só talento e, com medo, guardou-o, para poder entregá-lo ao senhor, quando voltasse. Resposta do senhor: "Devias ter levado o meu dinheiro aos banqueiros e tê-lo-ia levantado com juros. Tirai-lhe o talento e dai-o ao que tem dez. Porque ao que tem será dado e terá em abundância; mas ao que não tem até o que tem lhe será tirado" O dito "ao que tem mais será dado e ao que não tem até o que tem lhe será tirado" ficou conhecido na sociologia como "o efeito de Mateus".

É certo que a parábola deve ser lida à luz do texto seguinte, referente ao Juízo Final, portanto, à verdade última da História: "Vinde, benditos de meu Pai, porque me destes de comer, de beber, de vestir..." O critério de salvação é a bondade e o bem-fazer aos preferidos de Deus, os pobres. Mas isso não nega a necessidade de eficiência da economia.

Onde está então um sistema novo a unir liberdade e justiça, política e moral, amor e eficiência? De qualquer modo, há uma nova tomada de consciência, sintetizada nesta afirmação contundente de um especialista em economia, Jacques Attali: hoje, "coabitam duas tendências: a selvajaria absoluta, que vai fazer com que tudo expluda, se não se agir rapidamente; e a tomada de consciência do interesse de um Estado de direito global, que tudo pode salvar".

No contexto da crise, realizou-se de 3 a 6 de Setembro, em Madrid, com 700 participantes, o XXIX Congresso de Teologia sobre o tema "O cristianismo perante a crise". Ficam aí algumas conclusões.

A crise de 2008 e 2009 é "uma prova de fogo não só para os dirigentes mundiais, mas também para a consciência de muitos cristãos, ao questionar o seu nível de solidariedade comprometida".

Trata-se de "uma realidade de injustiça económica que exclui os mais necessitados e vulneráveis da sociedade", tornando-se patente a fragilidade de uma sociedade que substituiu os valores cristãos pelo "enriquecimento fácil e a ostentação sem limites". Assim, quando "não só a economia e a política, mas também a fé e a ética estão em crise, é hora de solidarizar-se com os grupos mais frágeis da humanidade e recuperar alguns valores cristãos, como a opção preferencial pelos pobres".

"Embora consideremos que o responsável pela crise é o sistema capitalista, que permite que alguns enriqueçam à custa do empobrecimento das maiorias populares, denunciamos a apatia e a falta de compromisso social das confissões religiosas, que se preocupam mais com questões de poder e com continuar a defender situações de privilégio no campo económico e social do que em denunciar as injustiças de um sistema que atenaza os sectores mais necessitados."

Impõe-se construir "uma nova ordem mundial - política, económica, jurídica - alternativa ao neoliberalismo, baseada na cooperação, na solidariedade e capaz de levar a cabo controles efectivos do actual sistema financeiro".

No plano pessoal, "como cidadãos e crentes", temos de assumir compromissos concretos, "renunciando ao consumo irracional e insolidário, vivendo com austeridade, solidarizando-nos de modo efectivo com as vítimas da crise".


Anselmo Borges

In DN

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ruas da Gafanha da Nazaré: Rua Raul Brandão




O Cantor da Ria
merecia muito mais



Quando há anos topei com a Rua Raul Brandão, confesso que fiquei triste. É verdade. Porque o escritor merecia muito mais. Eu sei que a relação das ruas a baptizar tinha sido feita, na sua grande maioria, numa noite. De modo que, quer queiramos quer não, não havia hipótese de escolher a rua, conforme a personalidade a homenagear.
E Raul Brandão, provavelmente, na minha óptica, o que melhor cantou a nossa ria, com referência assinalável à Gafanha, merecia mais do que uma ruazinha sem expressão, sem circulação de veículos que levasse as pessoas a falar dele.

Leia todo o texto aqui

Há um ministério de bondade e de esperança a realizar




Testemunhas
de um Evangelho
 de amor


"Diante de vós, sacerdotes dehonianos, desvendam-se longínquas paragens e diversos serviços pastorais nos mais variados campos de testemunho e de acção desde as comunidades cristãs ao ensino, aos seminários, à investigação teológica e à evangelização na vanguarda da missão.
Queremos ser testemunhas de um Evangelho de amor colocando-nos em permanente estado de conversão espiritual. Há um ministério de bondade e de esperança a realizar. É um esforço contínuo a exigir uma permanente formação.
Mas não seremos testemunhas deste Evangelho se não formos capazes de renovar em cada dia que passa a nossa atitude em relação ao chamamento do Senhor. Este apelo deve ser acolhido e aceite em cada circunstância e contexto da nossa vida para que a usura do tempo, a fadiga do trabalho, o desânimo de aparentes insucessos nunca magoem o primeiro encanto nem a alegria da decisão e a certeza da fidelidade."

D. António Francisco dos Santos,
na homilia da ordenação presbiteral

Postal Ilustrado: Ria na Costa Nova


Ria na Costa Nova vista por Carlos Duarte

Para começar o dia com beleza

A arte fotográfica não está apenas no que as máquinas registam, mas, principalmente, nos olhares atentos e sensíveis de quem procura e capta os momentos certos na hora exacta. Está aí, na magia das fotos fixadas, a beleza da paisagem, a serenidade ou agitação das águas, a natureza viva das pedras, transformadas minuto a minuto, a paz dos pássaros que apreciam a maresia, timbrada pelo azul único do céu, que se reflecte na laguna para nosso deleite.

FM

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Internacional das Pessoas Idosas


Idosos felizes


Há idosos que nos dão lindos exemplos
de participação responsável
em vários sectores da sociedade


Há meses tive o prazer de ouvir duas professoras da Universidade de Aveiro numa abordagem às questões ligadas às pessoas idosas. Foi interessante, porque a ciência já começou, há muito, a debruçar-se sobre o envelhecimento, em resposta ao desafio lançado pelo crescente aumento da esperança de vida. As nossas sociedades têm cada vez mais pessoas de idade avançada, urgindo, por isso, ajudá-las a manterem a dignidade que merecem.

A terceira idade, forma simpática de se referirem às pessoas mais velhas, dá-nos, para já, a convicção de que podemos chegar à quarta idade, experimentando uma vida activa necessária e possível.

Confirmei, então, nessas conferências, que é preciso envelhecer bem, vivendo o presente com projectos de futuro adequados à situação de cada um. E ainda é garantido que temos muitos idosos que nos dão lindos exemplos de participação responsável nos mais diversos sectores das nossas comunidades.

Só mais uma palavra para os mais novos: valorizem os contactos com os mais idosos; eles podem ser uma preciosa ajuda na descoberta de valores que enformam vidas dignas; eles podem ser livros abertos para a construção do futuro; eles podem ser fontes de humanismo e de solidariedade.

FM

NOTA: Um leitor teve a gentileza de me recordar, por e-mail, que hoje também é o Dia Internacional das Pessoas Idosos. Como já tinha escrito sobre os dias da Música e da Água, estranhou que me não tivesse pronunciado sobre os Idosos. Acontece que não foi esquecimento. Tão-só a necessidade de descanso para  um “jovem” como eu me impediu de o fazer. Faço-o agora com todo o gosto.

FM