segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Júlio Dinis - O desarmar do Presépio




O desarmar do presépio 

Em criança arrasavam-se-me de água os olhos quando assistia ao desfazer do presépio que, em honra do Menino-Deus, se armava em minha casa pelo Natal. Cerrava-se-me o coração de melancolia, ao ver guardar outra vez na arca — e por um ano!— o Menino, Nossa Senhora, S. José, os grupos dos pastores, a vaca, o jumento, os três Reis, os anjos e todos os mais acessórios do pitoresco santuário, diante do qual, nesses quinze dias, se rezava a coroa em família, e se cantavam as loas da ocasião!
Amargo dia de Reis, último desta abençoada quinzena, já te não via assomar sem que se me enevoassem aquelas puras alegrias infantis. Que não encontrásseis mais estorvos pelo caminho, venerandos Magos! Que aquela milagrosa estrela que vos trouxe a Belém, vos não fizesse errar mais tempo antes de lá chegardes! Fatal 6 de Janeiro! 
Com o seu anoitecer, anoitecia-me o coração: voltava a vida normal, voltavam os bancos das aulas, a aritmética, a caligrafia, oh! a caligrafia sobretudo tão associada à férula do mestre-escola! e — o que era pior que o mais — acabava aquela santa comunidade, em que durante quinze dias vira a família; o lar doméstico já não ofereceria o alegre tumulto e desordem, em que velhos e crianças tomavam parte, esse ruído e confusão que tão fundo calava no coração de todos. 
A solenidade que nos reunira sob o mesmo tecto, que nos fizera viver a mesma vida, ia acabar. Nós, as crianças, chorávamos às claras na despedida; mas suspeitávamos que as nossas lágrimas tinham companheiras envergonhadas. 
Quantas vezes surpreendíamos segredos de comoção, que nos redobrava o choro! Suspeitava-o eu então, mas acredito-o agora que, apesar de na idade em que a lei me autoriza a não me considerar criança, ainda não sou superior a cenas daquelas.

Júlio Dinis

In “Serões da Província”

Um artigo de Francisco Sarsfield Cabral, no DN

LAICISMO
A polémica sobre os crucifixos nas escolas tem passado ao lado do essencial a liberdade de ensino. Sendo o Estado agnóstico, deveria apoiar a educação dos filhos de quem não pode pagar colégios, incluindo os que preferem uma educação orientada por valores religiosos. Mas adiante.
A Igreja portuguesa, como aliás a francesa, vive hoje confortável no regime de separação do Estado, que tanta indignação provocou há um século. É certo que parece ainda existir um ou outro nostálgico do tempo em que o catolicismo era a religião oficial do Estado, sendo então as outras confissões proibidas no espaço público. Mas a polémica dos crucifixos evidenciou, sobretudo, a vontade de alguns de reduzirem a religião à esfera estritamente privada. Este laicismo - que se distingue de uma saudável laicidade do Estado - está errado por duas razões.
Primeiro, porque os símbolos católicos têm em Portugal uma dimensão histórica, sociológica e cultural inegável. Faria sentido, então, acabar com o feriado do Natal? Ou tapar as fachadas das igrejas, para não serem vistas? Não, claro, como seria absurdo eliminar em Israel feriados da religião judaica. Aliás, ainda não vi reclamar a eliminação de símbolos maçónicos em estátuas e monumentos nas nossas ruas, por ofenderem os que não partilham tais convicções. E os crucifixos, ofendem alguém? Haja bom senso.
Depois, é antidemocrático o laicismo que não tolera qualquer sinal religioso no espaço público. Cito o filósofo agnóstico Habermas "A neutralidade ideológica do poder do Estado, que garante idênticas liberdades éticas a todos os cidadãos, é incompatível com a generalização política de uma mundividência laica". Ou seja, sob a capa da neutralidade não se pode impor a todos, na prática, uma determinada concepção da vida e dos valores.

domingo, 4 de dezembro de 2005

Um poema de Teixeira de Pascoaes

Posted by Picasa Que saudades eu sinto Que saudades eu sinto desta flor, Que vai murchar! E desta gota de água e de esplendor, Um pequenino mundo que é só mar. E desta imagem que por mim passou Misteriosamente. E desta folha pálida e tremente Que tombou... Da voz do vento que me deixa mudo, E deste meu espanto de criança. Que saudades de tudo eu sinto, porque tudo É feito de lembrança... In Versos Pobres

VOLUNTARIADO: Cada vez há mais portugueses no voluntariado

Posted by Picasa Em Portugal, há cada vez mais pessoas a oferecerem-se para fazer voluntariado, estimando-se que um em cada seis portugueses pratique trabalho voluntário
Os dados decorrem de um estudo do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), um órgão interno ministerial, alojado na Segurança Social, que conta com representantes dos vários Ministérios e com representantes de associações com uma actuação mais directamente relacionada com o exercício do voluntariado. Segundo uma técnica daquele organismo, apesar de não se saber exactamente quantos voluntários existem no país, o CNPV tem um estudo feito no âmbito do Ano Internacional do Voluntariado, que se assinalou em 2001, e que aponta para uma estimativa de 1,6 milhões. Contudo, o estudo em causa, denominado "Caracterização do voluntariado em Portugal", baseou-se num outro - "Estudo Europeu dos Valores" - para chegar a estes números. Para Fernando Nobre, presidente da AMI (Assistência Médica internacional), o voluntariado é um movimento que está a crescer em Portugal, visível pelo número de pessoas que trabalham nesta organização e a crescente oferta de trabalho voluntário que surge em alturas especiais como o Natal ou o peditório de rua.
(Para saber mais, clique RÁDIO RENASCENÇA)

Um artigo de Bagão Félix, no DN

Posted by Picasa Crucifixo: haja coerência 1 Há crucifixos (ou simples cruzes) em algumas escolas públicas!
Há que limpar as escolas dos perturbadores crucifixos, clama uma obscura associação e, por reflexo, emite uma circular o Ministério da Educação!O país acorda, estremunhado, com tal anúncio revelador de "atraso" e de "antimodernidade", em pleno século XXI! Perante este dito problema, que importa tudo o resto neste Portugal feliz e encantado! Ora aí está o mais decisivo problema da escola em Portugal a cruz! O resto é adjectivo.
A reforma educativa prossegue. Outros símbolos e outras manifestações da dita modernidade até podem ser subsidiados. E os pais vão dormir descansados: vai deixar de haver crucifixos em algumas escolas...
2. É recorrente nestas alturas falar-se da separação compulsiva entre o Estado e a Igreja
A receita para tal intervenção é a habitual o Estado é constitucionalmente laico. No sentido cru e árido da interpretação jurídica até pode ser que possam esgrimir com esta razão estritamente formal e legalista. Porém, a esta nova investida de raiz jacobina subjazem várias falácias.
A primeira é a de que a neutralidade religiosa torna obrigatório um Estado que transforma a laicidade pura e dura numa nova forma de religião. Como há poucos anos a Conferência Episcopal Portuguesa reafirmou em Carta Pastoral, a louvável e imperativa neutralidade religiosa do Estado não pode, porém, transformar este num Estado anti-religião, um Estado confessional de sinal contrário. Um Estado laico, não confessional não é necessariamente um Estado ateu que faz da laicidade uma espécie de nova religião do Estado.
A segunda é a confusão propositada e enviesada entre Estado e sociedade, no sentido de que a laicidade do Estado tem que implicar a laicidade da sociedade. A separabilidade entre Estado e religião (curiosamente uma ideia que só se concretizou com o cristianismo) não tem que significar necessariamente neutralidade obsessiva, seja por hostilidade activa, omissão, indiferença, abstenção, ignorância, desrespeito ou desconhecimento dos fenómenos religiosos.
A liberdade religiosa não se limita ao plano do direito individual na esfera privada intimista, introspectiva. Exprime-se também como direito social, colectivo, comunitário. É uma liberdade de consciência individual, em primeiro lugar, sem deixar também de corporizar uma liberdade colectiva de expressão, de comunicação, de associação, de reunião. Uma liberdade, porém, que nada impõe aos que não professam a mesma fé.
(Para ler todo o artigo, clique aqui)

INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Plano Nacional para Inclusão das pessoas deficientes será apresentado em Janeiro
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social anunciou na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, que em Janeiro apresentará um Plano Nacional para a Inclusão e Integração das pessoas deficientes. José Vieira da Silva, que hoje inaugurou as novas instalações do equipamento social da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (Cercipóvoa), explicou que o plano vai mobilizar energias de todos os ministérios e de todas as áreas de intervenção.
A inauguração das instalações coincidiu com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é hoje assinalado.Segundo o ministro, o plano nacional, que terá a duração de três anos, visa garantir a igualdade de oportunidades; apostar na educação, formação e emprego e no acesso a serviços e equipamentos de apoio e estimular o esforço na investigação ao serviço das pessoas com deficiência.
(Para ler mais, clique PÚBLICO)

ERGUEI-VOS, QUE VEM O SENHOR!

Posted by Picasa Erguei-Vos! Erguei-vos, que vem o Senhor! A voz do profeta anuncia Aos que O procuram no deserto: Erguei-vos que vem o Senhor! O Reino de Deus se aproxima! Erguei-vos, que vem o Senhor! Em nós a esperança renasce Ao ver cumpridas as promessas. Erguei-vos, que vem o Senhor! Endireitai suas veredas! Erguei-vos, que vem o Senhor! Nossos corações estremecem E surgem cantos de alegria. Erguei-vos, que vem o Senhor! Lavai-vos dos vossos pecados! Erguei-vos, que vem o Senhor! Na água João vos baptiza Como sinal de penitência. Erguei-vos, que vem o Senhor! É Ele, em verdade, o Messias! Erguei-vos, que vem o Senhor! No Espírito Santo e no fogo Baptizará os que O seguirem. Erguei-vos, que vem o Senhor! É Ele o Salvador do mundo! HINO DA LITURGIA DAS HORAS, TEMPO DE ADVENTO NB: Divulgado este fim-de-semana por "ParaTi", folha dominical do CUFC