Postal Ilustrado: Painel na rotunda do centenário



Na Cale da Vila, junto à rotunda que ostenta o monumento do centenário da Gafanha da Nazaré, está patente um painel cerâmico do artista José Augusto, inaugurado no dia 28 de março de 2010, aquando da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, por encomenda da APA (Administração do Porto de Aveiro). Trata-se de um trabalho bem conseguido do conhecido barrista que faleceu em 27 de agosto de 2012, deixando a sua marca artística na galeria de grandes ceramistas aveirenses. Deste mesmo artista, a Gafanha da Nazaré tem outro painel na Meia-Laranja da Praia de Barra, também por iniciativa da APA, que mostraremos  noutra ocasião.
Olhando para o painel que este mês preenche o espaço do Postal Ilustrado do nosso jornal, temos de reconhecer que Zé Augusto soube plasmar no painel símbolos desta região e das suas gentes ligados ao mar e à ria, onde nunca faltou o trabalho duro nas pescas e nos estaleiros, como nos campos.
Com este postal, pretende-se sugerir aos gafanhões, e não só, que se habituem a olhar para o painel num esforço de descobrirem a mensagem que o artista nos legou. Aliás, toda a arte de rua tem por objetivo educar a sensibilidade de quem passa.



Comentários