sexta-feira, 24 de agosto de 2012

S. Pedro do Moel fascina-me

Pelas praias de Pedrógão a S. Pedro do Moel, passando por Vieira





S. Pedro de Moel fascina-me. Vivendas com bom gosto; nada de prédios em altura; pintadas sobriamente e com pormenores arquitetónicos a condizer; e tudo limpo e asseado. Marcas de uma povoação onde apetece estar. Praias cuidadas e de águas límpidas, mais harmonias com sabor ao Poeta Afonso Lopes Vieira, presente a cada canto. Eu vejo assim S. Pedro de Moel. Haverá quem desdenhe. Haverá quem só saiba ver defeitos, erros e nem sei que mais. É tal qual em todo o lado.






A Praia Velha, mesmo ali ao pé do largo, onde o poeta foi homenageado, está em obras, com máquina potente a arrastar terra e pedregulhos. Garantiram-me que a Praia Velha voltará ao seu espaço de honra. Atraía as pessoas, que ficavam inebriadas pelo colorido dos guarda-sóis numa esplanada que convidava à contemplação do mar. Espero que sim.





Quando hoje lá cheguei, fiquei decepcionado quando vi as obras. Pensei que aquele recanto nunca mais teria assento na estância balnear de fama e proveito. Afinal, vai voltar.


Legendas: Farol recebe-nos à chegada, Monumento a Afonso Lopes Vieira,Piscinas e Praia, Esplanada (foto do meu arquivo).

(Continua)

- Posted using BlogPress from my iPad

1 comentário:

  1. Professor!
    Nunca estive tão de acordo consigo! Já passei férias neste local e tive as mesmas sensações! Um local limpo, asseado, pacato, sem altas temperaturas, onde é muito agradável estar! Eu, às vezes queixo-me das nortadas do nosso norte de Portugal, mas aqui, onde me encontro agora, seriam muito bem-vindas! Gosto da temperatura da água do mar, a 24 graus, mas a do ar.........puxa...é de destilar! Nada é perfeito, eu sei, mas se calhar...se calhar...prefiro puxar o gabão do que derreter...
    Gostei mesmo muito de S. Pedro de Moel! Esqueci-me de mencionar o pinhal de Leiria, onde dei uns maravilhosos passeios de bicicleta!

    ResponderEliminar