Postal Ilustrado - Padrão comemorativo




Na Praia da Barra, Gafanha da Nazaré, na Praça Comendador Carlos Roeder, pode apreciar-se um padrão comemorativo da construção das obras da barra, bem junto ao molhe central e com o Farol e boca da barra à vista. Por ali passam, no verão, milhares de pessoas, mas não sei nem nunca saberei se têm tempo para ler as três lápidas que ostenta, explicativas do que por ali se passou desde 1802 até aos nossos dias. Aqui as deixo como lição de história, curta mas elucidativa. 

«Estando as águas da ria represadas durante cerca de um século, por motivo da insuficiência da barra, foi construído de 1802 a 1808 sob a regência do príncipe D. João, o molhe central, que abriu definitivamente a comunicação com o mar, saneou a região e restabeleceu a navegação.»

«Em 16 de Outubro de 1932, o Presidente da República, General António Oscar de Fragoso Carmona lançou solenemente a primeira pedra para a construção das obras de melhoramento da barra.»

«Aos 5 dias do mês de Julho de 1959 durante as comemorações do milenário de Aveiro, o Presidente da República, Américo Deus Rodrigues Thomaz, descerrou este padrão comemorativo da construção das obras exteriores do porto.»

Comentários