terça-feira, 24 de abril de 2012

Mais quadras de António Aleixo





Olá amigo, adoro António Aleixo e essas quadras são maravilhosas. Linda homenagem ao poeta. Aqui vão algumas quadras do poeta e que eu adoro. Beijos com carinho

Rosa-Branca


Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado
O ribeirinho não morre
Vai correr por outro lado.

Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço,
Que, não parecendo o que são,
São aquilo que eu pareço.

Embora os meus olhos sejam
Os mais pequenos do mundo,
O que importa é que eles vejam
O que os homens são no fundo.

Eu não tenho vistas largas,
Nem grande sabedoria,
Mas dão-me as horas amargas
Lições de filosofia.

Uma mosca sem valor
Pousa co'a mesma alegria
Na careca de um doutor
Como em qualquer porcaria.

Sou um dos membros malditos
Dessa falsa sociedade
Que, baseada nos mitos,
Pode roubar à vontade.

Finges não ver a verdade,
Porque, afinal, tu compreendes
Que, atrás dessa ingenuidade,
Tens tudo quanto pretendes.

Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência,
Que ás vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência.

Nós não devemos cantar
A um deus cheio de encantos
Que se deixa utilizar
P'ra bem duns e mal de tantos.

Veste bem já reparaste
Mas ele próprio ignora
Que por dentro é um contraste
Com o que mostra por fora.

Eu não sei porque razão
Certos homens, a meu ver,
Quanto mais pequenos são
Maiores querem parecer.

António Aleixo

- Posted using BlogPress from my iPad

3 comentários:

  1. O mundo e sobretudo o pais em que vivemos ja nao muda com poesias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a poesia for posta de lado, a vida deixa de ter sentido. Sem poesia, sem música e sem outras artes ficamos no caos, no fosso, na escuridão, no negrume do tempo inerte. Portugal está no que está porque os nossos políticos não têm sensibilidade. E a sensibilidade só pode vir da beleza das artes, que conduz sempre ao bem, à justiça, à fraternidade. Pense nisso!

      Eliminar
  2. Isso é verdade.
    Sem poesia não há expressão de sentimentos.

    ResponderEliminar