terça-feira, 19 de dezembro de 2017

NATAL À BEIRA-RIO




É o braço do abeto a bater na vidraça?
E o ponteiro pequeno a caminho da meta!
Cala-te, vento velho! É o Natal que passa,
A trazer-me da água a infância ressurrecta. 

Da casa onde nasci via-se perto o rio.
Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!
E o Menino nascia a bordo de um navio
Que ficava, no cais, à noite iluminado... 

É noite de Natal, que travo a maresia!
Depois fui não sei quem que se perdeu na terra.
E quanto mais na terra a terra me envolvia
E quanto mais na terra fazia o norte de quem erra. 

Vem tu, Poesia, vem, agora conduzir-me
à beira desse cais onde Jesus nascia...
Serei dos que afinal, errando em terra firme,
Precisam de Jesus, de Mar, ou de Poesia?


David Mourão-Ferreira,
in 'Obra Poética'

domingo, 17 de dezembro de 2017

Papa celebra o seu 81.º aniversário



O Papa Francisco completou hoje, 17 de dezembro, a bonita idade de 81 anos. Nesta hora, não posso deixar de admirar a sua paixão pela Trindade Divina, sendo responsável máximo pela Igreja que ama como provavelmente mais ninguém. 
Diariamente, sem cansaço nem tibiezas, sem medos nem hesitações, acorda o mundo para os frutos dos nossos comodismos e indiferenças, bem patentes nas injustiças dilacerantes que assolam milhões de seres humanos em todos os quadrantes da Terra. Sente-se envergonhado pelo mal que fazemos e pelo bem que não fazemos, pelos nossos orgulhos e preconceitos, mas também pelos nossos olhares de soslaio para quem tem fome e sede de justiça, pelas guerras que alimentamos e pela paz que nos recusamos a construir.
O Papa Francisco, que veio do outro lado do mundo para acordar uma Igreja adormecida, uma Igreja do luxo e de vaidades, não se cansa de bradar para que os católicos e demais homens de boa vontade saiam em força para as periferias, onde importa, quanto antes, levar Cristo aos deserdados, aos famintos de verdades salvíficas e do pão reconfortante, deixando os adros das igrejas à espera dos peregrinos que se perderam nos caminhos da vida por falta da Luz que ilumina valores de paz, alegria e fraternidade. O Papa quer uma Igreja pobre de bens e rica de amor para os feridos pela sociedade do descartável. Uma Igreja sem pompa imperial, mas aberta à partilha. 
Que Deus Todo Poderoso abençoe o Papa Francisco, são os meus votos.

Detesto ser enganado




Eu nunca gostei de ser enganado, mas há quem goste. Frequentemente deparo-me com gente que me quer impingir publicidade de alguém que faz curas milagrosas com «resultados máximos em 7 dias». E vai mais longe, o próprio ou o empregado do “espiritualista”: ajuda a resolver casos, «graves ou de difícil solução», tais como «saúde, amor, negócios, união familiar, desviar ou prender, afastar ou aproximar pessoas amadas, exames, doenças, vícios de alcoolismo e droga, impotência sexual, maus olhados, invejas, etc…» Também lê a sorte e faz trabalho à distância. Garante que o pagamento é feito após resultados. No papelinho, que encontrei preso no limpa-vidros do meu carro, estão bem claros os seus contactos, que não reproduzo para não alimentar tais publicidades.
Confesso que fico perplexo perante a indiferença das autoridades que permitem estes negócios, que também aparecem em alguns jornais, revistas e até televisões, dando pelo nome de cartomantes, horóscopos, tarot, búzios, bolas de cristal, pulseiras magnéticas, astrologia e equiparados, poderes de falar com o diabo ou com as almas do outro mundo, que nada têm de científico. E o povo, na sua ignorância, infantilidade mental, talvez desesperado, decerto à procura de sorte ou de riqueza sem trabalhar, vingativo e desejoso de fazer mal a alguém, procurando passar nos exames sem estudar, etc… etc…, vai na onda. 
Há tempos, uma dessas “artistas” que põem cartas na mesa, numa televisão, em resposta a uma pergunta de um consulente, disse: a menina Carolina (nome fictício) está bem de amores, há uns desentendidos, mas tudo vai ficar bem, brevemente. E o consulente atira: Olhe que a menina só tem quatro anos. A “artista” ficou atrapalhada… sorriu, e continuou o trabalhinho. E assim se ganha a vida à custa dos papalvos. E as autoridades, caladinhas. Será que essa gente paga impostos? Se calhar, é por isso. 

Fernando Martins

Bento Domingues — Jesus nasceu para descrucificar



“Jesus Cristo, com as palavras que lhe são atribuídas nos quatro evangelhos, é a figura que mais me interessa. Continuo a achar que, independentemente de ele ter dito aquelas palavras ou não, elas são as coisas mais extraordinárias que foram ditas à face da terra. Por exemplo, quando leio para mim o Novo Testamento estou num mundo maravilhoso que é só meu e me preenche muito, animicamente, espiritualmente. Apesar de ser um linguista crítico-histórico, não sou um ateu a traduzir a Bíblia. Serei sempre, até ao último segundo da minha vida, um apaixonado por esse judeu chamado Jesus de Nazaré.”

Frederico Lourenço


1. Estamos na quadra litúrgica do Advento, mas tudo parece encenado e polarizado apenas pela memória do nascimento de Jesus, alimentando um terno imaginário da infância, com alguma e passageira solidariedade, própria da estação, sem, no entanto, tocar nos alicerces da sociedade. É como se nada estivesse para acontecer.
Os textos das celebrações do Advento vão, pelo contrário, noutra direcção: é hoje que podemos acolher a graça da nossa transformação interior que nos associe, de forma activa, às mais diversas iniciativas sociais, culturais e políticas da construção de uma cultura da justiça e da paz, a nível local e global. O Espírito do Natal é Aquele que suscitou o canto subversivo de Maria de Nazaré.
As preocupações com as indispensáveis reformas das “cozinhas eclesiásticas” da Igreja, se não estiverem centradas no estilo da prática histórica de Jesus Cristo e nas urgências dos mais carenciados das nossas sociedades, acabam por nos fazer esquecer que somos nós, a Igreja, que precisamos de reforma permanente. 
Frederico Lourenço — a grande figura portuguesa da cultura bíblica fora das sacristias — recorda-nos que os Evangelhos têm, ainda hoje, em 2017, o potencial para mudar o mundo para radicalmente melhor. Sublinha comovido: “Jesus Cristo, com as palavras que lhe são atribuídas nos quatro evangelhos, é a figura que mais me interessa. Continuo a achar que, independentemente de ele ter dito aquelas palavras ou não, elas são as coisas mais extraordinárias que foram ditas à face da terra. Por exemplo, quando leio para mim o Novo Testamento estou num mundo maravilhoso que é só meu e me preenche muito, animicamente, espiritualmente. Apesar de ser um linguista crítico-histórico, não sou um ateu a traduzir a Bíblia. Serei sempre, até ao último segundo da minha vida, um apaixonado por esse judeu chamado Jesus de Nazaré.” [1]
Muitos anos antes, numa entrevista de 1978, Eduardo Lourenço mostrou a verdade da nossa condição, na própria referência cristã: “Cristo é o momento (sem limite de tempo) em que a humanidade tomou forma humana. [...] Foi crucificado, não por querer ser deus, mas por ensinar o que era ser homem. Dois mil anos passaram sem que esquecêssemos nem aprendêssemos a lição.” [2]
Num belo livro, traduzido por José Sousa Monteiro, deparo com a confissão do marxista Milan Machovec: “O coração duma freira desconhecida que se dedica a uma criança incurável, só poderia ser substituída por uma teoria da história, por um estúpido e um idiota [...]. Pessoalmente, não me traria grande desgosto o facto de a religião acabar. Mas se tivesse de viver num mundo no qual Jesus fosse inteiramente esquecido, então preferia não continuar a viver” [3].
Como escreveu o dominicano E. Schillebeeckx, para Jesus, a história dos seres humanos é a narrativa de Deus acolhido ou recusado [4].

2. Para o imaginário do Evangelho de S. Lucas, a festa do nascimento de Jesus aconteceu num curral iluminado pela luz do céu, acompanhada pela música dos anjos e rodeado de pastores e estrangeiros. Tudo aconteceu à margem do Templo de Jerusalém e dos palácios imperiais. Aliás, Jesus com o comércio do Templo teve uma relação muito agreste e só conheceu os palácios quando estava a ser julgado e condenado à pena capital. A sua coroa foi de espinhos e o seu trono foi uma cruz.
Esta apresentação testemunha um profundo contraste, mas pode cair na perversão do próprio Evangelho de Cristo, sugerindo que Jesus veio sacrificar-se e semear mais sacrifícios no mundo. Porque será mantida a cruz como símbolo cristão, quando o que Jesus procurava era, precisamente, descrucificar?
A minha hipótese de interpretação é outra, bastante simples, mas que importa explicar. A cruz, a sentença de morte mais bárbara e cruel, fazia parte do mundo que Jesus queria mudar. Então, por que continua a funcionar como um símbolo cristão, quando ela é anti-humana, anticristã?
Ao contrário do que se repete há séculos, Jesus Cristo não desejou nem santificou a cruz. Alterou-lhe, porém, a significação de forma radical. Foi-lhe imposta, num julgamento iníquo, por ele recusar trair o seu projecto. Tornou-se, deste modo, o símbolo da fidelidade inquebrantável, o signo da extrema generosidade. A presença de sinais da cruz, desde o baptismo até à morte, diz que é preciso dizer não à crucifixão da vida e dizer sim à generosidade libertadora, no dia-a-dia.
Tudo isto vem confirmado no trecho do Evangelho escolhido para a celebração da Eucaristia, do passado dia 6: estava Jesus sentado junto ao mar da Galileia e uma grande multidão veio ter com ele e lançou-lhe, aos pés, coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros [5].
Se o mestre fosse um pregador de sacrifícios dizia-lhes: estais mal? Ainda bem. Assim podeis santificar-vos e, um dia, sereis muito felizes no céu.

3. Jesus não acreditava nessa mística. Curou-os e organizou, com pouca coisa, um grande banquete popular. A multidão ficou admirada ao ver os mudos a falar, os aleijados a ficar sãos, os coxos a andar, os cegos a ver e todos a comer até sobrar.
Poder-se-á dizer: porque não deixou a fórmula? Seria uma alternativa muito barata dos serviços de saúde, públicos e privados. Mas ele não veio para nos substituir.
Já na apresentação do seu programa, em Nazaré, ficou claro que o mundo tinha de começar mesmo a mudar. Deus não podia ser o da ira de Iavé, mas o da pura graça do amor. Diz a narrativa evangélica que, nesse momento, os seus conterrâneos o julgaram um subversivo e, por isso, quiseram acabar logo com ele [6].
Os seus comportamentos eram, de facto, estranhos: andava em más companhias, com quem comia e bebia, a ponto de lhe chamarem “comilão e beberrão”; aceitou o convívio de mulheres que não eram todas exemplos de virtude; violava, sistematicamente, o Sábado — o dia mais sagrado da sua religião — com curas que bem podia fazer noutros dias [7].
Não deixou fórmulas ou receitas que pudessem ser transformadas em rituais. A sua prática é um desafio à imaginação de todos os homens e mulheres, de todos os tempos, a usarem os seus talentos, as suas capacidades, não para cavar distância entre ricos e pobres, mas para as eliminar, pois não suporta ver uns à porta e outros à mesa, uns em banquetes requintados e outros na miséria [8].

Frei Bento Domingues no PÚBLICO


[1] Frederico Lourenço, Entrevista, in Ler, Outubro 2017, n.º 147
[2] Eduardo Lourenço, in Opção, n.º 97, pp. 2-8, Março 1978
[3] Cf. VV. AA., Os marxistas e Jesus, Iniciativas Editoriais, Lisboa 1976, pp. 88 e 98
[4] Edward Schillebeeckx, L’histoire des hommes, récit de Dieu, Cerf, Paris 1992
[5] Mt 15, 29-37
[6] Lc 4, 16-30
[7] Lc 7; 8; 13, 10-17
[8] Lc 16, 19-31

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Papa Francisco: Parece que o nosso Deus quer cantar-nos uma canção de embalar



Anselmo Borges — O Sagrado e a crítica



1. Na noite do passado dia 7, estava eu no aeroporto da Madeira, já de regresso, após duas conferências, no Funchal e em Machico, quando recebo um telefonema do meu colega da Universidade de Coimbra, Victor Lobo, químico de renome internacional. Estava indignado com o programa Mata-Bicho, no qual se tinha produzido, pouco antes das notícias das 17 horas, na Antena 1, uma inqualificável fala sobre a festa de Nossa Senhora da Conceição, no dia seguinte. Já no continente, pude ouvi-la, e dei razão ao meu colega. Porque é uma javardice reles.
Devo confessar que pessoalmente não me sinto ofendido e também dizer que o seu autor não ofende propriamente os católicos, muito menos Nossa Senhora, Jesus Cristo e Deus. Com aquele discurso soez e boçal, o autor ou autores o que ofenderam foi a inteligência. E lembrei-me de uma prosa recente de Ricardo Araújo Pereira, cáustica e mordaz, "Discriminar como Jesus discriminou", a propósito de declarações do cardeal-patriarca sobre a homossexualidade dos clérigos e o caso do padre madeirense. Comparada com a fala do Mata-Bicho, imbecil, tem uma diferença abissal: o brilho da inteligência, obrigando a pensar.

2. Foi Kant que viu bem, quando, numa declaração irrenunciável, afirmou: "O iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado", e isso "sobretudo nas coisas da religião". Esta, "apesar da sua majestade", não pode considerar-se imune à crítica. Mostraria fraqueza uma religião que não admitisse a crítica. Ai de nós se não houvesse críticos da religião, que chamam a atenção para aspectos das religiões tantas vezes ridículos, supersticiosos e inumanos! Assim, o crente até com a crítica soez e boçal saberá aprender, para exprimir o sentido correcto dos textos, aplicando os métodos científicos, exegético-hermenêuticos. Exemplos, a propósito da data natalícia:

2.1 O que é que verdadeiramente se celebra na festa da Imaculada Conceição? Maria foi concebida sem pecado original. Mas o mesmo é preciso dizer de todos os seres humanos: nascem todos sem pecado e espera-se que tenham sido gerados no amor. Foi Santo Agostinho concretamente que, na tentativa de explicar o mal no mundo, teorizou sobre o pecado de Adão e Eva, que foi o primeiro e seria herdado por todos. Jesus, porém, nunca falou em pecado original. Todos pecamos e Jesus é o Salvador de todos. E Maria é grande, não primariamente por ser a mãe de Jesus, mas porque é a primeira cristã, que acreditou no seu Filho e se converteu ao seu Evangelho, que é ele mesmo, notícia boa e felicitante para todos. Acompanhou-o sempre, até à Cruz. Ele é o Messias esperado, mas não um Messias guerreiro como se esperava. Jesus anunciou, por palavras e obras, o Deus bom, não vingativo, amigo de todos os homens e mulheres, que compreende e perdoa e cujo único interesse é a realização plena de todos. E foi um novo começo...

2.2 Maria foi virgem? Nem os Evangelhos nem a teologia são tratados de biologia. A fé cristã afirma que Jesus é homem verdadeiro, em tudo igual aos homens excepto no pecado. Mas ele é de tal modo humano, tão plena e decisivamente humano, que só pode ser divino: é a humanização de Deus. Só Deus poderia ser assim, a ponto de o próprio centurião romano, ao vê-lo morrer na cruz, ter confessado: "Verdadeiramente este homem era Filho de Deus."

2.3 Jesus teve irmãos e irmãs? Os Evangelhos dizem que sim. Que mal há nisso? A Igreja não é favorável a famílias numerosas?

2.4 Vem aí o Natal. E eu sinto e penso que é uma época belíssima de amor e de ternura, a viver no aconchego das famílias e naquela beleza inocente de presépios e festividades populares. Mas percebendo o seu sentido autêntico e verdadeiro, no mais profundo do humano, que é divino.
Assim, é preciso que se saiba que os chamados Evangelhos da infância só aparecem em São Mateus e São Lucas e não pretendem relatar acontecimentos históricos, à maneira da nossa história crítica. São reflexões teológicas, a partir já da fé em Jesus como o verdadeiro Messias esperado e o Salvador de Deus para toda a humanidade. Portanto:

2.4.1 Perguntam-me: Jesus nasceu em Belém? É quase certo que nasceu em Nazaré. Então, porque é que os evangelistas o põem a nascer em Belém? Porque, se ele é realmente o Messias, tem de ser da descendência de David e, por isso, nascer em Belém. Lá está no Evangelho segundo São Lucas: "O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David."

2.4.2 Os anjos apareceram aos pastores e os reis magos vieram do Oriente? Esse anúncio e essas belas estórias têm um significado teológico-doutrinal imenso: são modos de comunicar que Jesus veio para os mais pobres e humildes e não veio só para um povo, mas para todos os povos. O Reino que Jesus anunciou, Reino da alegria, da paz, da justiça universal, do amor, da liberdade, da fraternidade, da igualdade, da vida eterna, é o Reino de Deus para todos. E faz-se aparecer uma estrela no céu, porque Jesus é a verdadeira Luz que a todos ilumina.

2.4.3 Jesus foi exilado para o Egipto? Não. Quando os discípulos acreditaram que Jesus é o Messias verdadeiro e universal, o libertador do mal, do pecado, da injustiça, da morte - Deus é amor e, na morte, não caímos no nada, mas entramos na plenitude da vida de Deus -, então apresentaram esta estória da fuga para o Egipto, para que se compreendesse que ele é o verdadeiro Moisés, o libertador definitivo. É mais do que Moisés.

2.4.4 Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro? Como sabê-lo, se não há nenhum documento? Mas é uma belíssima data, pois veio substituir a festa do nascimento anual do deus Sol (natalis Solis invicti: nascimento do Sol invicto), no solstício de Inverno. Na perspectiva da fé, o Sol verdadeiro, invencível, é Jesus, e assim se comemora a partir do século III no dia 25 de Dezembro.

Anselmo Borges no DN

Georgino Rocha - Descobri quem está no meio de vós



Apelo de João, a testemunha

João, a testemunha de Jesus, está no rio Jordão com as numerosas pessoas que tinham escutado o seu apelo. Arrependidas, querem receber o batismo da penitência por meio do rito da água purificadora. Provindos da outra margem, chegam também sacerdotes e levitas enviados pelos judeus de Jerusalém. São uma espécie de inquiridores, uma delegação credenciada para averiguar o que estava a acontecer, a começar pela identidade de João. E as perguntas, claras e directas, surgem de imediato. E a justificação, também: “Dar uma resposta àqueles que nos enviaram”. Não vinham por sua iniciativa nem agem por conta própria; são mandatados pelos notáveis da cidade e funcionários do Templo; pelos que estavam bem com a situação.

João responde com grande transparência. Faz brilhar a luz de quem é testemunha. Afirma que é a voz e não a palavra nem o profeta, que apenas baptiza na água, que “vai chegar Alguém depois de mim”. E lança o apelo/desafio: “Conhecei-o porque Ele está no meio de vós”. E na sua simplicidade e modéstia, brilha a grandeza da missão do “homem enviado por Deus”, como atesta o início do texto hoje proclamado na liturgia. 

O relato do Evangelho não desvenda a reacção dos sacerdotes e levitas. Mas não é difícil de imaginar. Seria um misto de desconforto e perplexidade, de preocupação interpelante e de curiosa expectativa. Menos ainda se fica a saber a atitude dos judeus de Jerusalém depois de receberem a informação. Para o narrador isso não interessa, pois quer centrar o leitor no núcleo da mensagem e não oferecer motivos de dispersão. “Alguém está no meio de Vós”. João é a testemunha. O local da ocorrência é Betânia, além do Jordão. É preciso reconhecê-lo.

A certeza de que Jesus está no meio de nós, ainda que de  forma anónima e despercebida, desperta um duplo sentimento: O da alegria que preenche o coração humano e o inunda de esperança; e o da busca que a consciência iluminada pela fé está chamada a fazer. São estes os alicerces que a liturgia de hoje pretende realçar e celebrar.

A alegria tem a sua fonte primeira no encontro pessoal com Jesus Cristo, no diálogo de amizade consequente, na aceitação dos seus ensinamentos, no seguimento do seu estilo de vida. A consciência, que quer ser livre e agir responsavelmente, precisa da “alavanca” da verdade e do amor, da compreensão de si e da relação correcta com os outros e seus contextos culturais e sociais. E fica-nos o apelo/convite: “Alguém está no meio de vós”, isto é no santuário da consciência pessoal e comunitária, familiar e colectiva onde predomina o bom senso e o bem comum. Por isso, fazei silêncio no vosso coração. Há tantos ruídos a habitar-nos. Sobretudo em certos ambientes. Protegei-vos para O reconhecer e escutar. Com Ele, é mais fácil perceber que as vozes do tempo são portadoras de aspirações genuínas onde ressoa o Espírito de Deus. E, como João, sede testemunhas da luz, sempre pronta a irradiar. Há tanta treva a semear confusão.

“O mais grandioso que pode fazer um ser humano neste mundo, afirma J. M. Castillo, é ser testemunha de Jesus, dizer com a própria forma de vida que Jesus é a esperança que nos resta e o futuro que temos”.

Ser testemunha é ver “como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes” e descobrir: “Assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações”, afirma Isaías na primeira leitura.

A certeza de que o Senhor está connosco e realiza o que promete, leva o salmista a exultar de alegria e a fazer-nos rezar o hino de Maria de Nazaré, a Senhora do Advento, a Mãe de Jesus que vai chegar no Natal que se aproxima. E com esta oração singular, a contemplar o modo de agir de Deus que realiza a salvação de cada pessoa e de toda a humanidade a partir dos humildes em relação a si, dos mansos (activos não violentos) em relação aos outros e às injustiças, dos famintos de dignidade que, reconhecida e assumida, visa derrubar as estruturas do poder opressor e transformar a ordem estabelecida para que brilhe a fraternidade humana e a harmonia da criação.

Escuta o apelo de João. Medita na atitude de Maria. Descobre e reconhece que Jesus está no meio de nós e quer agir connosco e por nós.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Hoje acordei assim...

Hoje acordei assim. O frio que tanto temo, o olhar distante e pensativo, a recordação da Nazaré e a roupa que me apeteceu vestir, exceto o boné de que não necessitei, tudo isto vi e senti nesta imagem. Encontrei a foto quando buscava outras e logo dei um pulo até à praia das ondas gigantes que o surfista Garrett McNamara venceu, projetando bem longe aquela ridente e atraente terra, originária, segundo a lenda, da imagem da nossa padroeira. 
Lenda ou naco de história, a verdade é que nutro por aqueles ares, o sítio e o mar,  um certo carinho. Mas deixando o frio de lado, que me tolhe as saídas de casa e me obriga a manter a lareira acesa, fixo-me nesta recordação ao lado de outras, de andanças pelo país, na esperança de que venha a chuva e se vá o frio para junto de quem gosta de patinar na neve da nossa Serra da Estrela, que só visitei uma vez na vida.

O Natal na poesia portuguesa




Há mais de oito séculos que o Natal se celebra na poesia portuguesa. As belíssimas composições de Afonso X, do Mestre André Dias e do maior teólogo da nossa literatura que é Gil Vicente (bastaria, para qualquer natal futuro, o seu «Breve sumário da História de Deus»:

«Adorai, montanhas,
o Deus das alturas,
também das verduras.
Adorai, desertos
e serras floridas, o Deus dos secretos,
o Senhor das vidas.
Ribeiras crescidas,
louvai nas alturas
o Deus das criaturas…»)


representam uma espécie de pórtico para uma viagem que, em cada época, encontrou os seus cantores. No século XVI, há um trecho anónimo, talvez cantado numas dessas romarias como ainda hoje se vêem

«Non tendes cama bom Jesus não
non tendes cama senão no chão»,


mas também sonetos de Camões

«Dos Céus à Terra desce a
mor Beleza»



e de Frei Agostinho da Cruz.

Ao século XVII bastariam os vilancicos de Sóror Violante do Céu

«Todos dizem, meu Menino,
Que vindes libertar almas,
Mas eu digo, vida minha,
Que vindes a cativá-las
Porque é tal a formosura…»,~



como ao século XVIII, do Abade de Jazente, de Correia Garção e outros, bastaria a composição piedosa do satírico Bocage, cotejando com elegância o texto profético de Isaías

«A Virgem será mãe; vós dareis flores,
Brenhas intonsas, em remotos dias;
Porás fim, torva guerra, a teus horrores».


O século XIX é de Garrett, com um poema delirante e “incorrecto”, onde faz valer o natal folgado e guloso da sua «católica Lisboa» sobre o «natal sem graça» dos protestantes londrinos. Mas, a seu lado, Feliciano de Castilho, canta «O Natal do pobrezinho» e João de Lemos e João de Deus descrevem sobretudo a experiência mística da contemplação. O século XX desdobra, seculariza, interroga, e, por fim, talvez adense o escondido significado do Mistério da Encarnação de Deus. Há o Natal devoto de Gomes Leal; há o Natal distanciado de Pessoa (o seu grande poema de natal é evidentemente o Poema VIII de O Guardador de rebanhos, mas isso dava outra conversa); o Natal dilacerado pela procura de Deus em José Régio

«Distância Transcendente,
Chega-te, uma vez mais,
Tão perto que te aqueças, como a gente,
No bafo dos obscuros animais»



e em Torga; o evangélico Natal de Sophia e de Nemésio (como esquecer aquele «Natal chique», onde «Só [um] pobre me pareceu Cristo»?); o Natal asperamente profético de Jorge de Sena («Natal de quê? De quem?/ Daqueles que o não têm?») ou de David Mourão Ferreira

«Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
num sótão num porão numa cave inundada».


Declinações diferentes de um único Natal.

José Tolentino Mendonça

In SNPC