terça-feira, 21 de outubro de 2008

ÍLHAVO: Concurso Literário Jovem

Com o objectivo de fomentar hábitos de leitura nas camadas jovens, criar e consolidar hábitos de escrita, valorizando a expressão literária, a Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar a oitava edição do Concurso Literário Jovem. Este concurso é dirigido aos alunos das Escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, assim como do Ensino Secundário, podendo participar alunos de qualquer estabelecimento de ensino do Município de Ílhavo, até ao 12º ano de escolaridade, que poderão concorrer nas modalidades de texto narrativo e texto poético. A todos os autores será entregue um certificado de participação, cabendo, ainda, aos três primeiros classificados de cada categoria, prémios sob a forma de material didáctico. O prazo de entrega dos trabalhos decorre até ao dia 13 de Março de 2009, devendo os mesmos ser entregues por mão própria ou enviados por correio, com aviso de recepção e endereçados para a Câmara Municipal de Ílhavo - VII Concurso Literário Jovem - Avenida 25 de Abril -3830-044 Ílhavo.

AJUDAS AOS POBRES E AOS BANCOS

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Regata dos Grandes Veleiros

NOTA DE EXCELENTE PARA O CONCELHO DE ÍLHAVO
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A Regata dos Grandes Veleiros, integrada na celebração dos 500 anos da fundação da cidade do Funchal, também passou pelo nosso concelho, como é por demais sabido. No relatório da Câmara Municipal de Ílhavo (apresentado hoje em reunião do executivo), que apostou em trazer até nós a regata, com veleiros oriundos de 13 países, salienta-se o facto de este evento ter contribuído para a afirmação do nosso município no contexto nacional, “mas sobretudo internacional, enquanto terra marinheira”, que tem “O Mar por Tradição”. O relatório lembra que pelo nosso concelho passaram mais de 350 mil visitantes, nacionais e estrangeiros, numa clara demonstração da “capacidade de concretizar do nosso Município”. Por ofício dirigido à autarquia ilhavense, o STI ( Sail Training International) tece rasgados elogios à organização. E o director da Regata, Bernard Heppener, considera mesmo: “de todos os Portos/Municípios de acolhimento de Regatas STI que conheço, classifico Ílhavo como um dos melhores, na categoria de Excelente…”

Um livro de Júlio Cirino

FUNDAMENTOS GERAIS 
DO TREINO PARA LANÇADORES


Nós, os gafanhões, às vezes andamos distraídos e nem nos apercebemos dos valores que temos na Gafanha da Nazaré. É o caso do Júlio Cirino, um homem que tem dedicado a sua vida ao Atletismo, especialmente ao treino de lançadores. Ponto alto da sua acção nesta área está na multicampeã Teresa Machado, a quem me referi há dias. O Júlio lançou há tempos um livro, em que revela técnicas por si postas em prática há muitos anos. Tem por título FUNDAMENTOS GERAIS DO TREINO PARA LANÇADORES e poderá ser muito útil a quem gostar de continuar, entre nós ou em qualquer parte do mundo, as suas meritórias actividades de treinador de lançadores. Mas é preciso que se diga que o Júlio tem sido, ao longo da vida, um “caçador” de talentos.
Um dia destes, comentando o inevitável fim de carreira da Teresa Machado, porque o atleta de alta competição tem de ter consciência de que tem de haver tempo para tudo, até para sair pela porta grande, o Júlio lá me foi dizendo que há outros na calha. Jovens promissores, por ele descobertos, estarão a merecer a sua sábia atenção. E sobre o trabalho de treinador, ele sublinha, com conhecimento de causa, no seu livro, que se assemelha “à obra de um pintor”, quando expressa, “na tela, toda a sua arte”. É através das suas ‘obras’, construídas dia a dia na pista, “que vamos burilando a forma dos atletas que treinamos até ao cometimento de proezas extraordinárias”, disse-me o Júlio.
O trabalho deste treinador, com responsabilidades a nível regional e até nacional, destina-se, fundamentalmente, a “esclarecer grande parte das dúvidas que preocupam os treinadores menos experientes” e a “lançar novos desafios àqueles que já tenham larga experiência na modalidade”. O Júlio lembra ainda, com oportunidade: “Para se alcançar o êxito, em qualquer situação da nossa vida, não basta ter ideias. É preciso, antes de mais, pô-las em prática, trabalhando diariamente sem nunca nos desviarmos um milímetro do rumo previamente traçado.” Portanto, aqui sugiro, aos que estão ligados ao Atletismo, a leitura desta obra do Júlio Cirino.

 Fernando Martins

O Fio do Tempo

A construção do optimismo
1. O ser humano pode ir à lua mas a mais decisiva viagem não precisa de tantas distâncias. As mudanças de época, o “fin de siècle”, como dizem os especialistas, são tempos prodigiosos mas perigosos em que a velocidade dos acontecimentos não permite o tempo necessário para os amadurecimentos devidos. Nestes contextos, vai-se gerando um ambiente psico-social em que quando todos querem chegar primeiro os que chegam em segundo sofrem o impacto da insatisfação. Por isso, não é por acaso que às grandes mudanças de época corresponde habitualmente um certo pessimismo humano (antropológico). Também pela fugidia ilusão de, finalmente, um tempo de total prosperidade… 2. Nos grandes saltos que o mundo dá, outrora como na actualidade, espera-se tudo das novas condições criadas, até de ciência, tecnologia e desenvolvimento humano; mas o “depois” é catarse de crise pois que esse projecto não alcançou a sua meta desejada. Para contrariar os pessimismos, muitas vezes em diversos fóruns, diz-se que nunca se viveu tão bem como na actualidade, com condições de saúde, educação, ciência e tecnologia, pão, água; na generalidade, é verdade! Então vale a pena perguntar: porquê os pessimismos? Talvez na raiz desse pessimismo persistente esteja a verdade perturbadora de que com todas essas condições que temos poderíamos estar bem mais acima em termos de Humanidade… 3. O mais desconcertante, ainda, é o facto de que o optimismo mobilizador ou o pessimismo paralisante não dependem da lógica do ter ou do dominar mas do ser, sentir. No mundo actual onde o pessimismo mais reina é nas sociedades habituadas a todas as mil e uma condições e regalias. Torna-se um imperativo o aprender a viver com optimismo especialmente nas circunstâncias mais adversas. Não existe a fórmula da esperança nem da motivação. A perseverança, sendo valor que também se aprende, cultiva-se no mais profundo do ser.

ÍLHAVO: Semana da Educação

Ao assumir a importância da educação na vida das crianças, a Câmara Municipal de Ílhavo promove a Semana da Educação, de hoje até ao dia 26. Vários serão os temas a debater nessa linha e diversas serão, também, as iniciativas, tudo em prol das crianças do município.
Ver programa em CMI

O belo deve ter sempre lugar em cada um de nós

Para começar a semana, com os desafios de um sol que tudo torna mais claro, esta fotografia, registada há dias num momento certo, é um bom prenúncio de tranquilidade interior. As árvores apontam para um céu límpido, azul, e a folhagem, com tonalidades que inebriam, convida-nos a uma vida serena, onde o belo deve ter sempre o seu lugar em cada um de nós.

domingo, 19 de outubro de 2008

O Fio do Tempo

Pastores do ser e do agir
1. A feliz expressão “Pastor do Ser” provém de Martin Heidegger (1889-1976), autor da grande obra metafísica “O Ser e o Tempo” (1927) e, já no contexto de Europa destruída a restaurar, autor da magistral “Carta sobre o Humanismo” (1947/49). Todos sabemos que não há agir consciente e consistente sem antes ser levado ao pensamento, à ordem do Ser; e todo o pensamento acabará por ter reflexos na acção. Quando determinadas acções manifestam superficialidade e precipitação será porque o Ser, vivendo pela rama, vai secando... A lógica do ter e do parecer tem avançado por territórios destinados ao Ser. Facto este que se manifesta em esperanças desfocadas e projectadas mais na linha do poder e da afirmação do ter que da generosidade em Ser. 2. Valerá a pena perguntarmos sobre “quem nos ensina a Ser?” A noção de “Pastor do Ser” não é impositiva mas baseia-se na proposta livre e fundamentada no patamar de uma racionalidade dialogal. “Pastor” não significa dominador, antes pelo contrário: representa aquele que propõe de tal maneira aliciante algum horizonte que, na liberdade, este é seguido pelos que se identificam com o seu projecto. Assim, a decisão está sempre do lado de quem escuta e não vem de cima, por imposição. O desenvolvendo desta dinâmica, num carácter insubstituível do discernimento e da opção de quem quer seguir este ou aquele ideal, tem como pano de fundo uma comum busca da Verdade para a Humanidade, na qual o pensar a vida é tarefa andante, pastoreante... 3. Quanto mais o pragmático inundar os “lugares” do Ser mais difícil será a garantia da responsabilidade da liberdade. Os ambientes das educações na sua pressuposta pluralidade de visão crítica – do Ser ao agir – quererão gerar despertadoras oportunidades vivas, dinâmicas, responsáveis, reflectivas, racionais e emocionais, diante da diversidade de caminhos… Mas que lugar é dado ao pensar para melhor optar/agir?

Dia Mundial das Missões

É preciso coragem para agir em favor de quem nada tem
O mundo católico celebra hoje o Dia Mundial das Missões. Hoje, como desde a primeira hora do cristianismo, a missão é um compromisso de todo o baptizado. Sempre de missão se falou e neste dia, em especial, a Igreja Católica não deixará de o fazer de novo em todas as frentes. Fundamentalmente, porque esse foi o mandato do Mestre. Depois, porque a Igreja acredita e defende que a Boa Nova de Jesus Cristo é passo importantíssimo para a construção de um mundo melhor. Sem apostar no proselitismo, os crentes têm à sua frente o campo do testemunho como forma indeclinável de propor o Evangelho como código de vida com capacidade de criar uma nova humanidade. Nessa linha, a missão é projecto dos fiéis para todos os dias de todos os anos. A comunicação social não deixará, por certo, de nos mostrar exemplos concretos de muitos que deixam tudo, temporária ou permanentemente, para testemunhar o Evangelho, na prática diária da caridade e da promoção social, educativa e cultural. Alguns exemplos até nos comovem. Porém, o importante não é ficarmos simplesmente comovidos com tanta doação. Mais do que isso, é urgente que cada um sinta que é indispensável apoiar, por variadíssimas formas, quem dela precisa em terras onde as populações de tudo estão carentes. Não vale a pena falar desses casos. Eles são suficientemente conhecidos. O que é necessário é conseguirmos coragem para agir em favor de quem nada tem. Fernando Martins

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 99

OS TRABALHOS DE CASA
Caríssima/o: Quando agora ouço falar nos TPC, escangalho-me a rir, com o devido respeito, pois claro. E sabeis porquê? Vem-me logo à cabeça a imagem de um pimpolho deitado na eira, de rabo para o ar, com as pernas dobradas para cima como que a fazerem o pino, mas muito concentrado na resolução dos problemas ou na execução da cópia marcados pelo Professor... Neste caso era o Oliveiros, sortudo que até tinha eira!... Mas agora a sério, que o caso não é para menos: no nosso tempo eram habituais os trabalhos de casa marcados, dia a dia, e dia a dia, corrigidos... Verdade seja que não tenho ideia de os meus professores exagerarem: uma cópia, um ou dois problemas ou uma conta ou redução, e temos falado. Mesmo assim havia alguns de nós que se esqueciam, de tão ocupados que estavam com a brincadeira. Era o bom e o bonito! Ajudas dos nossos Pais? Como, se eles, por vezes, nem o seu nome conseguiam escrever?! Imaginemos quando aparecia um com uma cópia feita com letra diferente? Sarilho do grosso... e não me perguntem como é que fazia a habilidade. Nós só perguntávamos como é que o Professor adivinhava que a letra não era do «autor»!... Muitas vezes os trabalhos eram feitos e apresentados na lousa, pois claro! Quando se aproximavam os exames é que tinha de tudo ser executado nos cadernos que bem caros nos ficavam. Pois um dia, para casa veio um problema que me deu cabo da cachimónia: nem sei quantas vezes é que apaguei a lousa. Era de torneiras e aparecia pela primeira vez, sem qualquer explicação. Por fim, passei as indicações e a resposta para o caderno de problemas... e fui dormir. No dia seguinte, quando cheguei à Escola e antes do Professor vir na sua bicicleta, comecei a compará-lo com o dos companheiros... estava diferente de todos, apaguei-o e, rapidamente, anotei uma outra resolução. Entrados, quadro e correcção do problema... O Professor a rir foi observando que apenas um tinha feito bem o tal (mas não nos admirou que sua mãe era Professora...). - Mas eu sei fazê-lo! - Ai sabes?... Anda ao quadro! Resolução rápida e certeira... - Então, isto aqui no caderno? Engano explicado e desfeito... Agora, vede se tenho ou não razão: Trabalhos de casa? Poucos e cada um que faça a sua parte! Manuel