segunda-feira, 10 de setembro de 2007

RECORDANDO - CALDEIRADAS DO ZEZÉ


Até ao fim do mês, alguns restaurantes da Figueira da Foz vão promover a caldeirada, numa perspectiva turística digna de louvar. É sempre importante divulgar e oferecer aos visitantes o que as terras têm de bom. Ainda não fui provar e saborear, este ano, as caldeiradas da Figueira da Foz e sua região, mas não perderei a oportunidade, se Deus quiser. 
Com o anúncio da promoção das caldeiradas típicas desta estância balnear, vieram à minha memória as célebres caldeiradas de enguias do ZEZÉ, na Gafanha da Nazaré. Eram famosas e penso que ainda mantêm a posição das melhores caldeiradas da zona, com as suas características próprias, muito bem aperfeiçoadas pelo senhor ZEZÉ. 
Homem do povo, um gafanhão de gema, soube, com arte, recriar a caldeirada dos seus antepassados. Fazia-a à vista de toda a gente, com a porta da cozinha aberta. O segredo, como ele me dizia, estava no molho. Ele chamava a esse molho a “moira”. Na minha juventude, enquanto dirigente do Grupo Desportivo da Gafanha, fui ao seu restaurante inúmeras vezes. Restaurante modesto, mas muito limpo, onde o mais importante era o convívio e a sua caldeirada. 
Depois dos jogos de futebol amador, no campo do Forte, as equipas intervenientes nas disputas regionais tinham como único prémio uma caldeirada. Era o possível, mas sempre do agrado dos jogadores e dirigentes. Então, depois dos jogos, para lá íamos todos, para saborear a caldeirada à discrição. Também bem regada, com vinho da pipa. 
Muitas vezes assisti à confecção da caldeirada de enguias. Enguias, batatas cortadas às rodelas finas, cebolas, salsa, louro, “pó de enguia” e demais condimentos. Mas o segredo, como disse, estava no molho, feito previamente numa caçarola. Adicionava-se-lhe, depois, água da cozedura. 
Posta a caldeirada nas travessas, lá vinha o meu amigo ZEZÉ com “a moira” e com uma colher grande, para regar a caldeirada. Um dia virou-se para mim e segredou-me, com um sorriso enigmático: “Amigo Fernando, o segredo está aqui.” E estava. 
Pelo País, nunca mais comi caldeiradas como as do meu amigo ZEZÉ. Há por aí muitas caldeiradas agradáveis, mas como as dele, as que ele temperava com a sua própria mão, no meio da azáfama da sua cozinha, nunca mais. É certo, porém, que os seus herdeiros souberam captar o segredo e a magia de fazer uma boa caldeirada para os tempos de hoje. É o que nos vale! 

Fernando Martins

Exposição de fotografia

Na Figueira da Foz, fotografias de Caló
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“CHAPÉUS”
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Todos sabemos que chapéus há muitos. Já o dizia o grande comediante Vasco Santana, num conhecido filme popular.
Pegando, com arte, nessa verdade, que passa despercebida a muita gente, Carlos Jorge Monteiro, conhecido artisticamente por Caló, fotografou inúmeras cabeças com os mais variados chapéus a emoldurarem rostos bem expressivos. Alguns retratados são conhecidos. Outros nem tanto. Mas de todos sobressaem estilos, épocas, situações, gostos.
Ver esta exposição, no CAE (Centro de Artes e Espectáculos), Figueira da Foz, até ao dia 19 de Setembro, é descobrir motivações para estarmos mais atentos ao que nos rodeia. A partir dela, ou simplesmente a partir desta sugestão, podemos começar à procura dos chapéus que muitos de nós usamos. No dia-a-dia ou em dias especiais. Ver como são diversos os gostos. Como há motivos para chapéus diferentes. Como há gente de bom gosto e como há quem opte por chapéus ridículos, ou talvez não. E depois, vamos todos à procura de outros motivos, ligados ao que vestimos ou usamos, para descobrir modas, estilos, vaidades, descontracções, necessidades, gostos e desgostos.

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

EDUARDO PRADO COELHO:
O ATEU E O CARDEAL
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Aquestão da morte começa por ser a dos outros, para depois passar a ser a da nossa própria morte", tinha dito recentemente Eduardo Prado Coelho. É isso: um belo dia, a morte chega, parte-se, e o mistério todo é que ninguém deixa endereço.
Sobre Eduardo Prado Coelho já muitos falaram. Aqui, fica apenas uma breve referência aos Diálogos sobre a Fé, troca de cartas públicas com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, por iniciativa do Diário de Notícias.
O próprio patriarca referiu, no dia da morte, a "elevação" do diálogo e como lhe notou, nalgumas passagens da troca epistolar, "uma quase incomodidade pelo fato que estava a vestir, digamos assim, o fato de ateu ou agnóstico militante".
Seria Eduardo Prado Coelho ateu? O que é que isso quer dizer? Ainda é ateu quem diz que inveja "aqueles que têm a evidência de uma fé"? A ele só lhe foi dado "sentir, ou pensar, ou desejar o excesso de algo que no sensível não é apenas sensível". Isso é a experiência estética. Mas não está essa experiência próxima da experiência religiosa no encontro com o Sagrado?
O patriarca lembrou que "acreditar significa confiar totalmente em Alguém e encontrar nessa confiança fonte de uma firmeza que dá segurança à existência.", abrindo ao sentido último, pois não é possível acreditar em Deus sem acreditar na vida eterna: "Deus é o nossa terra prometida. Ele será, para nós, o paraíso."
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Leia mais no DN

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O caso de Madeleine

Mentalidades doentias e volúveis Há comportamentos difíceis de compreender. O povo, de quem se diz que tem sempre razão, mostra com frequência quão errada está esta velha máxima. Nem sempre tem razão. E frequentemente mostra quanto é injusto e até inconveniente. Quando a Madeleine desapareceu da casa de férias em que ficou a dormir, enquanto os pais jantavam num restaurante perto, toda a gente, compreensivelmente, se mostrou solidária com a dor dos pais, manifestando essa solidariedade de forma muito carinhosa. À sua passagem pelas ruas da povoação onde passavam férias, ouviam-se e viam-se palmas, associadas a gestos de apoio. Hoje, quando a mãe da criança se dirigia para a sede da Polícia Judiciária, onde está a prestar declarações, foi apupada. É natural que alguns dos que antes a apoiaram a estejam agora a apupar, condenando-a mesmo antes de qualquer tribunal o fazer. Sempre se costuma dizer que qualquer pessoa tem de se presumir inocente até provas concludentes em contrário. Que se saiba, os pais da menina desaparecida ou assassinada ainda nem sequer foram acusados de qualquer crime. Mas as pessoas, muitas delas volúveis e de mentalidades doentias, não estão com meias medidas e já “descobriram” quem foram os criminosos. Isto leva-me a concluir que este mundo é por vezes muito injusto. Quem nos aplaude hoje pode amanhã condenar-nos sem dó nem piedade, mesmo sem razões aparentes ou reais.
Fernando Martins

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 40

A GALERIA MALDITA Caríssima/o: Logo ali ao lado fica S. João da Madeira e nós aproveitamos para espreitar o fervilhar das fábricas de calçado. Tudo é diferente dos nossos sapateiros que à segunda-feira fazem folga – dizem que vão comprar os materiais de que necessitam durante a semana. O calçado não era muito e a regra era o pé-descalço... Como seria a vida desses trabalhadores à espera de calçado para remendar... e depois à espera da paga semanas e semanas a eito. Será que ainda alguém se lembra do nome de algum desses heróis e de alguma façanha ouvida nas sua pequena oficina? Acompanhemos as nossas crianças que vão ali adiante e, entretanto, ouçamos esta com os devidos cuidados: «Discretamente, João da Silva Correia realizou a sua obra literária em S. João da Madeira. O seu romance Unhas Negras é enquadrável na corrente neo-realista. Eis uma lenda sanjoanense que ele fixou em 1942: “A muitas braças de fundo, por légua farta de comprido, da Torre de Santo Estêvão ao Castelo da Feira, estende-se uma galeria subterrânea de sólida arcadura, que ao lado do castelo desemboca na cisterna de mais de dez pisos, e do lado da torre vem desembocar num poço aberto abaixo do pavimento, a todo o redondo do edifício, ignorada sob grandes lajes que a terra agora sobrepõe, e a cuja abertura, descoberta e descensão nunca cristão se aventurou, tão certo como o mundo ser mundo ficar lá o alvissareiro, verdade como é estar a galeria pejada de moiros encantados, presos ao antro escuso por artes de Satanás. Andava acesa a luta entre a gente lusa e os filhos do Islão. Por coutos e morgadios, arregimentava a cristandade apavorada pronta a jogar a sua sorte, frente à cimitarra sarracena. Os infiéis infestavam campos e serra, e ai de pastor que se arriscasse mais de meia légua fora dos muros. Nem mais notícias do triste nem do seu rebanho. De manhã à noite, a horda selvagem arrecadava o sementio e incendiava o casal. E se se aceitava combate, como praga de gafanhotos, a moirama formava diabólicos esquadrões que tudo devastavam – pessoas e bens. Por toda a Lusitânia a hoste sarracena firmava sua lenda de terror; e em capelas monásticas e humildes presbitérios, entronizava-se, entre luzes sem conta, o Senhor Sacramentado, para que aos pés da Benta Custódia, pudessem ajoelhar-se quantos, desde o pegureiro ao senhor de linhagem, acudiam em massa a abrigar-se à sombra da Cruz. Terras de Santa Maria em fora, também os infiéis faziam suas corridas devastadoras, mas aqui, tão depressa estavam a arremessar das ameias do castelo, como a arremeter em campo raso, a sul, saídos da galeria maldita, em Santo Estêvão, mais numerosos e lestos do que formigas de formigueiro. O castelo subsiste, a Torre de Santo Estêvão subsiste também; só a galeria jaz entaipada de ambos os lados por lajes que mãos misteriosas colocaram. Mas ainda hoje, desde termos de Escarigo a confins da Venda Nova, santas velhinhas de cabelos da cor do linho, porfiam à lareira, diante de netos estarrecidos, que, muitas vezes, em noites selvagens de negridão e temporal desabrido, ao bater das doze badaladas da meia-noite no campanário da Arrifana – quantas almas penadas gemem nos pinhais e cães aterrados uivam pelos guinchosos – e se vê lá longe, à roda da Torre de Santo Estêvão, farândola de luzes errantes em número incomensurável que vai aumentando... aumentando... até escorrer em caudal para o vale, para as bandas de Mosteirô. São almas penadas de infiéis punidos sem remissão por Deus Nosso Senhor, que ao mundo assomam, deste modo, em badanal de maldição, condenadas ao antro maldito da galeria escusa, cavada a muitas braças de fundo, entre o Castelo da Feira e a Torre de Santo Estêvão.»[V. M., 240] Manuel
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NOTA: Por motivo de ausência, durante uns dias, aqui fica já esta rubrica do meu colaborador e amigo Manuel, não vá dar-se o caso de não conseguir Net no domingo.

No Forte da Barra


FESTAS EM HONRA
DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Como manda a tradição, vai realizar-se, no Forte da Barra, no dia 16 de Setembro, a festa em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, uma iniciativa do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.
No sábado, 15, no Stella Maris, será celebrada a missa vespertina, pelas 21 horas, sob a presidência do Bispo de Aveiro, D. António Francisco.
O programa da festa inclui, para domingo, a procissão pela Ria, com saída do Stella Maris, pelas 14 horas, estando prevista a chegada, ao Forte da Barra, pelas 16.30 horas, seguindo-se a celebração da eucaristia. Depois, actuará a Filarmónica Gafanhense, começando logo a seguir, pelas 18.30 horas, o Festival de Folclore.
Neste Festival, actuarão o Grupo Folclórico e Recreativo de Tabuado, Guimarães; Rancho Folclórico Camponeses da Beira-Ria, Murtosa; Rancho Folclórico da Ribeira, Ovar; e Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.
A organização convida, em especial para a procissão pela Ria, todos os que possuem embarcações de pesca, recreio e turismo, entre outras.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

ADMIRÁVEIS PROFESSORES



Todas as profissões socialmente úteis são importantes, mas uma das mais admiráveis é sem dúvida a de professor(a). Todos nos lembramos com especial afecto de um(a) ou outro(a) professor(a) que nos marcou. George Steiner, grande professor e ensaísta, dedica um capítulo da sua autobiografia aos seus mestres.
Começa assim: “Tive sorte com os meus professores. Conseguiram convencer-me de que, no seu melhor, a relação entre professor e aluno é a realização de uma alegoria do amor desinteressado” (George Steiner, “Errata: Revisões de Uma Vida”, Ed. Relógio D’Água). E dedica outra obra às relações complexas de poder, confiança e paixão entre o mestre e o discípulo. “As lições dos Mestres”, assim se chama o livro (Ed. Gradiva), sobre o qual pairam as figuras de Sócrates e Jesus, “mestres carismáticos que não deixaram obra escrita nem fundaram escolas”, mas determinaram a linguagem educativa. 
A estas referências, neste início de ano lectivo, gostava de juntar o filme-documentário “Ser e Ter”, de Nicolas Philibert (está nos clubes de vídeo e à venda em DVD). Aborda o trabalho do professor Georges Lopez, prestes a alcançar a reforma, numa escola primária da França profunda, onde tem uma turma de treze crianças, de idades entre os 4 e os 10 anos. A atitude do professor Lopez, feita de sensibilidade e compreensão, ensinando matemática a uns, as primeiras letras a outros, ou culinária a todos, é verdadeiramente inspiradora. Um filme para admirar mais os professores e, quem sabe, inspirar quem, no meio da instabilidade, duvida da sua missão.

 J.P.F.
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Fonte: Correio do Vouga

Liberdade Religiosa

Assumidamente gnóstico,
Soares reconhece importância das religiões
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Mário Soares
toma posse
na Comissão
da Liberdade Religiosa






O ex-presidente da República reconhece a importância da religião e das instituições religiosas no mundo conturbado, “onde o fenómeno religioso retomou uma grande importância”. Mário Soares afirmou-se republicano e laico e por isso, “a favor da separação do Estado das Igrejas, como a lei indica, mas tenho um grande respeito por todas as formas de liberdade, assim como pela Concordata que existe entre a República Portuguesa e a Santa Sé”.
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Clique aqui para ler mais

Efeméride


6 de SETEMBRO DE 1863
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CAPELA DE NOSSA SENHORA
DOS NAVEGANTES
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Foi benzida, no sítio chamado Forte da Barra de Aveiro, a capela de Nossa Senhora dos Navegantes, cuja construção terminara em fins de Maio de 1863. Completa hoje, portanto, 144 anos de serviço ao culto.
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Fonte: "Calendário Histórico de Aveiro"

Um artigo de D. António Marcelino


DEGRADAÇÃO GRAVE,
CADA VEZ MAIS PERIGOSA


Uma semana com notícias, reportagens, entrevistas, clamores e lamentações, sobre um caso recente ocorrido no Porto, trazendo à memória outros dos mesmos ambientes. Um empresário da vida nocturna, quarenta e dois anos, baleado às duas da manhã, junto de uma das suas casas de diversão. Disseram os jornais que ele começara nesta vida como segurança, estava riquíssimo, várias casas deste negócio, automóveis dos mais caros e que até recorria a avião alugado para ver no estrangeiro os jogos do seu clube… Um empresário de sucesso! Um outro do mesmo ramo lamentou o sucedido, e foi dizendo que a morte começou pelos seguranças, já chegou aos empresários, amanhã serão os clientes… “É precisa mais polícia a vigiar estes lugares”, grita-se por aí.
Também se noticiou que “Apenas 12 dos 156 (!) estabelecimentos do Grande Porto têm protecção de empresas de segurança legalizadas”e que, “numa zona da cidade onde há dez mega-espaços de diversão nocturna, só três deles estão legalizados”(!).
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Leia todo o artigo em CV

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Biblioteca Municipal de Ílhavo


D. Ximenes Belo
nas comemorações
do segundo aniversário
da Biblioteca
Municipal de Ílhavo




As comemorações do segundo aniversário da Biblioteca Municipal de Ílhavo decorrem de 7 a 17 de Setembro, período durante o qual ocorre uma feira do livro.
No dia 7 de Setembro, pelas 21 horas, terá início uma sessão comemorativa que inclui a abertura da Feira do Livro, a apresentação do livro “Entre quem é! Tradições de Trás-os-Montes e Alto Douro no Diário de Miguel Torga”, pela autora Maria da Assunção Anes Morais.
No dia 11 de Setembro, na Capela de Alqueidão, pequeno templo privativo do antigo solar de Alqueidão, cuja fachada principal foi incluída no novo edifício da Biblioteca Municipal, pelas 20h30, D. Ximenes Belo celebrará a Eucaristia, seguindo-se a conferência “A cultura como instrumento de paz”, que terá como orador principal aquele antigo bispo de Dili (Timor) e Prémio Nobel da Paz.
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Fonte: Correio do Vouga

S. Paio da Torreira


ROMARIA de S. PAIO COMEÇA AMANHÃ
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Começam amanhã as tradicionais festas em honra de S. Paio, na Torreira. A romaria, que prolonga-se durante todo o fim-de-semana, costuma atrair a esta praia do concelho da Murtosa milhares de visitantes.
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A tradição manda, e como tal, a partir de amanhã e até ao próximo domingo, a praia da Torreira, no concelho da Murtosa, volta a encher-se de gente, em maré de celebração, para mais uma edição da tradicional romaria em honra do S. Paio da Torreira, aquela que é, seguramente, uma das mais concorridas e conhecidas de toda a região. Os pontos altos dos festejos são, como habitualmente, para além da procissão, as sempre espectaculares descargas de fogo de artifício no Mar (sexta-feira) e na Ria (sábado), a Regata de Bateiras à Vela e a Corrida de Chinchorros (sexta-feira), o Concurso de Rusgas (sexta-feira) e a majestosa Regata de Moliceiros (domingo).

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Combate à pobreza


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDEU NO
PARLAMENTO EUROPEU O COMBATE À POBREZA 
E À EXCLUSÃO SOCIAL

Cavaco Silva lançou outem,no Parlamento Europeu, um apelo ao combate à pobreza e à exclusão social. No início de uma visita de dois dias às instituições europeias, o Presidente da República afirmou que a Europa ainda tem muito a fazer na dimensão social. "Questiono-me sobre se não estaremos no limiar da eficácia das políticas tradicionais de protecção social", afirma Cavaco Silva, numa intervenção no Parlamento Europeu.
O Presidente português aborda o caso do envelhecimento da população para referir a reforma do modelo social europeu. "Como é que a Europa, que enfrenta o risco de um envelhecimento acentuado e de uma recessão demográfica sustentada, não valoriza o seu mais importante activo, que são as suas crianças e os seus jovens?", questionou Cavaco Silva, que lembrou, ainda, o Ano do combate à Pobreza e à Exclusão Social, que decorre em 2010, e as ambições da Estratégia de Lisboa.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

A nossa gente


D. Maria da Luz



Neste mês de Setembro, mês da tradicional Maior Idade/Viver Solidário, dedicamos a rubrica “A Nossa Gente” à D. Maria da Luz Rocha, que homenageamos pela sua história de vida e pelo trabalho desenvolvido em prol dos mais desfavorecidos.
Nascida a 17 de Novembro de 1922, a D. Maria da Luz completa este ano, sempre com um espírito jovem e alegre, o seu 85º aniversário.
Filha de comerciantes, abandonou os estudos após a conclusão da 4ª classe, devido às dificuldades financeiras dos seus pais. Depois de um namoro atribulado, casou aos 17 anos de idade, mas o infortúnio bateu-lhe à porta quando, passados apenas 12 anos, fica viúva com 4 filhos para criar, sendo que um deles ainda vinha a caminho.
Para poder sustentar o agregado familiar, decidiu ir trabalhar para o talho do pai, ocupando assim o lugar do falecido marido.
Sempre lutadora, a D. Maria da Luz nunca voltou as costas a quem lhe batia à porta, sobretudo mulheres desprezadas pela sociedade de então. Exemplo disso foi quando, em 1953, ajudou uma mãe solteira que não tinha onde morar, acolhendo-a em sua casa, onde vivia com os 4 filhos e os sogros. Já nesta altura a D. Maria fazia parte das Conferências de S. Vicente de Paulo, instituição que lhe deu a conhecer o caso.
E outros casos se foram sucedendo, parecendo outras jovens que necessitavam de ajuda e iam ficando, temporariamente, em sua casa até que se encontrasse uma instituição que as pudesse acolher.
Um certo dia, o Sr. Bispo da Diocese de Aveiro, tendo conhecimento desta situação, visitou a D. Maria da Luz no intuito de conhecer a sua casa, onde albergava algumas jovens, prometendo ajuda no sentido de transformar o espaço numa Instituição. Foi por intermédio do Bispo que surgiu o “Lar da Providência”, tendo, mais tarde, com o 25 de Abril e a abertura da Instituição às crianças, passado a chamar-se “Obra de Providência”, uma vez que deixou de ser Lar.
Actualmente, a Obra de Providência tem como valências a Creche, o Jardim-de-Infância e o Centro Comunitário Sénior. É neste último que ocupa a maior parte do seu tempo gerindo o trabalho desenvolvido por alguns idosos na recuperação de peças de vestuário e confecção de mantas, babetes, entre outras, que têm como destino famílias carenciadas, dando igualmente apoio na dinamização das diversas actividades de carácter lúdico, que propiciam momentos de convívio entre os utentes.
Apesar das dificuldades da vida, a D. Maria da Luz nunca baixou os braços, lutando contra preconceitos e continuando a sua missão de ajudar, tendo como filosofia a entrega ilimitada aos outros.
É assim, desta forma, que descobre que, em cada acto de dádiva, a verdadeira felicidade nasce quando uma mão se estende desinteressadamente em direcção a outra.
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In “Viver em”, da CMI
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NOTA: Toda a gente da cidade da Gafanha da Nazaré, e muito para além dela, conhece a D. Maria da Luz Rocha. Basta dizer D. Maria da Luz para se saber de quem se trata, tão marcante tem sido para todos nós a sua vida.
A homenagem simples que a Câmara de Ílhavo lhe prestou é inteiramente merecida, ou não fosse esta nossa conterrânea um exemplo para todos nós, pela sua intervenção na sociedade, sempre em prol dos mais desprotegidos.
Daqui me associo a quanto foi dito, formulando votos de que continue a testemunhar o viver cristão, que foi sempre, que me lembre, a sua grande preocupação.
F.M.

Federação ibérica


Cavaco Silva
considera federação
entre Portugal
e Espanha
uma ideia "absurda"

O Presidente da República, Cavaco Silva, classificou hoje como um "absurdo" a ideia da criação de uma federação ibérica entre Portugal e Espanha, defendida em Julho pelo Nobel da Literatura José Saramago.
"Basta conhecer a história de Portugal para dizer que essa hipótese é um total absurdo", respondeu Aníbal Cavaco Silva a uma questão colocada por uma jornalista da agência de notícias espanhola EFE.
O chefe de Estado falava durante uma conferência de imprensa no âmbito da sua visita ao Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária, em Estrasburgo — a primeira das instituições europeias que visitou, seguindo ainda hoje para Bruxelas.
Saramago defendeu em Julho, numa entrevista ao "Diário de Notícias", a fusão entre Portugal e Espanha, sugerindo que daí poderia resultar um país designado Ibéria. O escritor de 84 anos, que reside há 14 anos na ilha espanhola de Lanzarote, considera que Portugal, "com dez milhões de habitantes", teria "tudo a ganhar em desenvolvimento" se houvesse uma "integração territorial, administrativa e estrutural" com Espanha.
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Madre Teresa, dez anos depois

Um texto de Luís Santos

A SANTA DAS SARJETAS


A 5 de Setembro de 1997, o coração de Madre Teresa de Calcutá deu o último suspiro. Passados dez anos, a obra que a "santa das sarjetas" ergueu continua viva e o seu sorriso perdurará. Esta data ficará na história do século XX. Durante a sua vida, ela simbolizava o amor aos mais carenciados. Aquela frágil mulher tinha uma força inesgotável e colocava em prática as palavras do Evangelho: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22, 39).
Com o final do milénio à porta desapareceu a mulher que se entregou aos "mais pobres dos pobres" e deixou muitos corações desamparados. Uma paragem cardíaca, depois de várias pneumonias e crises de malária, "levaram" Madre Teresa. Viveu com o coração, o coração a matou. A humanidade perdeu alguém que, por nada ter nem poder, tinha toda a autoridade porque ninguém conseguia dizer não a um pedido que ela formulasse.
Calcutá chorou, provavelmente, como nenhuma outra cidade do mundo, a morte desta mulher que escolheu a gigantesca metrópole indiana para viver toda uma vida ao serviço daqueles que não tinham ninguém. "Era uma verdadeira santa admirada por todos os indianos, independentemente da sua religião" - sublinhavam os habitantes de Calcutá.
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segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Ares do Verão - Nevoeiro a incomodar

Hoje, na Praia da Barra, o nevoeiro matinal nem me deixou usufruir um esperado dia de Verão. Diziam os mais antigos que o primeiro de Setembro é o primeiro dia de Inverno. O ditado cumpriu-se. Porém, estou convencido de que durante o dia não hão-de faltar veraneantes... os que apostam em aproveitar o período estival em toda a sua plenitude, quer faça calor, quer haja nevoeiro frio e incomodativo. Talvez um sol radioso desponte, para contentamento de todos.
Cá por mim, vou ficando à espera de melhores dias, já que o Verão de 2007 foi, como rezam as informações científicas, o mais frio dos últimos 20 anos.
Talvez por isso, a Praia estava, hoje de manhã, quase deserta. Vejam o Molhe Sul com pouca visibilidade e com pouca gente. E as tradicionais barracas nem sequer foram montadas. Ali estavam às moscas. Melhores dias virão. É a nossa sorte.

Silêncio de Deus

Líder da Igreja Católica diz que é comum duvidar
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Bento XVI admite dúvidas
de madre Teresa
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O Papa admitiu, no sábado, que mesmo "a madre Teresa de Calcutá, apesar do seu espírito de caridade e fé, sofreu com o silêncio de Deus". Bento XVI falava perante milhares de jovens em Loreto, na Itália, numa peregrinação de dois dias que serviu para preparar as Jornadas Mundiais da Juventude de 2008 em Sydney.
O chefe da Igreja Católica, que ontem à tarde regressou à sua residência de Verão em Castelo Gandolfo, falava sobre a fundadora das Missionárias da Caridade em vésperas da publicação de um livro que revela que a freira católica questionou a sua fé e teve períodos de dúvida a respeito da existência de Deus. "Todos os crentes conhecem o silêncio de Deus. Até mesmo a madre Teresa", disse Bento XVI, de improviso, acrescentando que esse silêncio serve para os crentes perceberem a situação das pessoas que não acreditam em Deus.
As afirmações do Papa assumem especial importância numa altura em que o conteúdo das cartas que originaram o livro tem levantado especulações sobre a possibilidade de o processo de canonização da madre Teresa, em curso, vir a ser abalado. Bento XVI lembrou aos jovens que ter dúvidas é algo de muito comum.
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domingo, 2 de setembro de 2007

Os meus contos

COMO RECORDEI O NOME
DO MEU AMIGO
DA ESCOLA PRIMÁRIA
Quando encontrei o meu amigo João, na avenida principal da cidade, nem sequer soube, de repente, como era o seu nome. Emigrante há décadas, na França, só de tempos a tempos vinha à terra, sempre no mês de Agosto, mês em que eu habitualmente saía para gozar, longe da rotina, uns dias de lazer. Esta coincidência de desencontros a fio fez de nós uns simples desconhecidos. Saí de casa logo de manhã cedo com vontade de caminhar ao deus-dará, usufruindo de um sol que tardava em aparecer para nos aquecer. Ruas cheias de gente que deambulava a caminho da igreja matriz, para a missa dominical, ou em busca de um lugar num café do centro da cidade para saborear a “bica” e ler o jornal. Das pastelarias e padarias saíam pessoas apressadas com saquinhos de pão fumegante que apetecia comer, logo ali, barrado com manteiga. Carros passavam decerto com destinos marcados e no quiosque eu esperava ansioso o diário que todos os dias costumo ler, na convicção de que iria ter acesso a alguma novidade, daqueles que nos prendem a atenção e nos deixam a pensar. Da berma da rua, uma voz, forte e alegre, chama por mim, feliz pelo encontro. Olho e vejo um rosto conhecido de há muito tempo. Do tempo da escola primária, da Escola da Ti Zefa, onde o professor Ribau nos ensinou as primeiras letras e nos encaminhou na vida. - Sabes quem eu sou? – perguntou, certo de que eu o reconheceria, o meu antigo companheiro de classe. Confesso que os olhos e a voz me não eram estranhos. Mas o nome não me saiu. Disfarcei o mais que pude e comecei a conversar, indagando das suas andanças. Que tinha emigrado para França, que andara embarcado, que já tinha netos, que vivia da reforma e do mealheiro que fora abastecendo ao longo dos anos, que agora andava pelas ruas da cidade à cata de recordações, que tinha encontrado bastantes colegas da escola e das brincadeiras, que se cruzava com amigos dos vários empregos que teve, que era muito feliz. Mas o nome, o nome dele nunca me vinha à memória. Teimosamente eu ia tentando regressar ao tempo das nossas brincadeiras. A conversa nunca mais tinha fim. Eu gostava de o ouvir e de ver a sua felicidade, de estar com um amigo que me fez retroceder até à meninice, levando-me à escola primária, onde, aos sábados, o nosso professor contava sempre histórias carregadas de moral. Jamais esquecerei a história do jovem que tinha por hábito mentir, gritando no monte, junto do rebanho que apascentava, que havia lobo à vista. Os aldeões acorriam e nada. Regressavam a casa revoltados com a desfaçatez do jovem. Mas um dia o lobo veio mesmo para atacar o rebanho. O rapaz bem gritou para lhe acudirem, mas desta vez os aldeões não responderam ao pedido de socorro. E o jovem pastor lá ficou sem uma das suas boas ovelhas. Depois vinha a lição de moral, que fomos guardando para a vida. Ali, pregados no chão, as memórias de infância surgiam uma após outras, mas o seu nome, por mais que contornasse as conversas, sempre na esperança de o ouvir da sua própria boca, nunca surgia. De repente, o meu amigo lembrou o dia do exame da terceira classe. Recordo-me bem. Alinhados em duas filas, esperávamos o nosso professor e os examinadores. Como era costume, entrávamos na sala segundo um critério muito próprio do nosso mestre. A primeira fila a entrar era sempre a que estava mais alinhada, com espaços entre alunos mais homogéneos. Professor atento à disciplina, gostava de premiar os mais respeitadores das leis que estabelecia. Quando o meu amigo se cruzava com ele, junto à porta de entrada, o nosso professor sussurrou-lhe com alguma mágoa: - Ó João, então não tinhas uns sapatos para calçar neste dia? E foi assim, com esta história contada pelo meu condiscípulo, que recordei o seu nome, perdido na minha memória durante minutos sem fim.
Fernando Martins

Um poema de José Gomes Ferreira


A CATEDRAL DA LAREIRA

Na Catedral da Lareira
há chamas ajoelhadas,
erguendo as mãos da fogueira,
esguias como as espadas.

São poentes os vitrais…
Ardem pinheiros… Perfume…
As chamas rezam missais
com letras feitas de lume

Quero rezar com vocês!...
Ó Sol! Senhor português,
escuta o meu sonho, atende-o…

Vem ensinar-me a rezar
– tu que és o brando luar,
e a flor, o fruto, e o Incêndio…

José Gomes Ferreira




Nota: Um livro de José Gomes Ferreira, LONGE, perdido na estante, e que me veio à mão, há dias, levou-me a pensar como a memória é curta, tantas vezes. José Gomes Ferreira é um poeta que, durante muito tempo, foi bastante falado. Hoje está simplesmente esquecido. Como ele, muitos outros, que foram, e são, grandes poetas.
LONGE foi publicado em 1921. A segunda edição, que possuo, veio a lume em 1927, quando o poeta, na altura, era Consul de Portugal na Noruega, como o atesta um seu cartão, com dedicatória a Alfredo Brochado.

Imagens de Aveiro


A PAZ DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
EM TEMPO DE FÉRIAS
:
A Universidade de Aveiro, conhecida pela dinâmica que imprime a toda a vida académica e pela posição de líder em muitas áreas do Ensino Superior, mostra, em tempo de férias, uma certa e compreensível tranquilidade, nas suas ruas, largos e alamedas. Pelo menos à vista de quem passa, que lá dentro devem estar a fervilhar projectos para o ano lectivo e de investigação que se avizinha.
Numa recente passagem pude ver a paz que por ali existe. Paz que não é sinónimo de sonolência nem de apatia. Só que, sem alunos, aos milhares, a alameda mostra-se assim... Daqui a um mês, se tanto, tudo será diferente.

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 39



DO SIGNO-SAIMÃO
AO PINTO NEGRO

Caríssima/o:

Seja, voltemos atrás aos passeios-visitas escolares. De facto, naqueles tempos, havia-os obrigatórios, para além do castelo de Guimarães.
Fascínio a ponto de os coleccionarmos eram os vidros coloridos ou os frascos dos mais diversos feitios. Assim uma ida a Oliveira de Azeméis impunha-se e era sempre pólo de interesse e de atracção. O olhar das nossas crianças a surpreender os mais pequenos gestos e sopros dos operários era a prova que não se pedia.
Contudo, e a contra-gosto, falar de vidros é recordar o ralho e o tabefe (e fiquemo-nos por aí!...) inevitáveis quando, nos nossos renhidos desafios em plena estrada, inadvertidamente a bola se transviava e estilhaçava o vidro da janela da vizinha... Bem, vamos até às terras de Oliveira de Azeméis:


«No concelho de Oliveira de Azeméis, vamos ao lugar de Silvares, na freguesia de Macinhata da Seixa. Além fica a casa dos Soares de Pinho, estão a vê-la? Agora reparem no brasão, que está voltado para o Largo do Cruzeiro. Ora, é "uma raposa a formar o salto" e "uma águia de pescoço vergado". Qualquer dirá que se trata de "um ameaço, um fantasma dentro de um signo-saimão". E tal medo aquilo inspira às pessoas que como umas mulheres andassem por ali a apanhar trapos, ao darem com o dianho da pedra, assustaram-se mesmo. Pois benzeram-se três vezes e foram buscar um livro de S. Cipriano para completarem a expulsão do mafarrico daquele sítio. Não queriam que ele lhes entrasse na pele, pois então!
Ainda em Macinhata da Seixa, porque é que as pessoas receiam tanto passar pelo caminho do cemitério, da Cavada à igreja? Porque, dizem, por ali apareciam almas penadas, caixões abertos, mesmo fogos fátuos e outros sinais reais ou imaginados que perturbavam os que não tinham itinerário alternativo. Ora, esses sustos todos acabaram porque o velho caminho foi substituído por um estradão que parece não seduzir os espectros...
Também se conta que cada vez que o moleiro da casa dos Barbedo tinha de atravessar a ponte antiga do Requeixo, que se supõe romana, tinha sempre problemas. Sempre o jumento que utilizava no transporte do grão e da farinha tropeçava num calço da ponte. Pois uma vez, o homem rogou a praga:
- Um raio te deite abaixo!
Não se ria o leitor que a praga cumpriu-se.
Porém, a ponte não caiu exactamente de um raio, mas de uma cheia...
Mas há algo que o leitor talvez possa experimentar, se tiver a pachorra de se deslocar a Macinhata da Seixa. Pois procurará, entre a Escravilheira e o Alvão, o conhecido sítio do Sarrado. Ali havia, e julgamos que ainda haverá, um penedo em que se encontrava gravada uma ferradura de cavalo. Ora acontece que quando alguém ali passava e se punha a olhar fixamente para aquilo que diziam ser uma pintura dos mouros, a cabeça começava a andar à roda, como se a pessoa andasse à volta. E o sujeito adormecia, acordando muito tempo depois enjoado. Porém, se o passante olhasse ligeirinho par o penedo da ferradura escutava, isso sim, umas gargalhadas de mulher, como se alguém estivesse a fazer pouco dele ao abrigo da mole granítica!
Também conta uma pessoa de Macinhata que na ladeira do caminho que vai do Alvão para o fundo da Taipa, havia a Presa do loureiro. Pois uma senhora a caminho do moinho, ao passar por ali, viu uma ninhada de pintainhos brancos a meter-se por um buraco. Logo ela os apanhou a todos e meteu-os no avental. Quando chegou a casa, quis metê-los debaixo de uma galinha choca para que estivessem bem abrigados e tratados. Pois não é que, repentinamente, apareceu mais um todo pretinho? E mal a boa mulher esboçou o gesto de se benzer, logo o pintainho negro desapareceu para sempre!»
[V. M.,179]

Manuel

sábado, 1 de setembro de 2007

Recordando


ANTIGA PONTE DA GAFANHA
:
A minha geração, tal como a anterior, não pode deixar de se comover com esta fotografia da ponte de Gafanha. Comover com as recordações a que ela nos conduz, mas também com as lembranças que ela nos traz à memória da evolução dos nossos mundos. Nos tempos de hoje, seria impensável ver, entre nós, uma ponte como esta, de madeira, com as suas fragilidades. Lembro que, por exemplo, quando os sinais dessa fragilidade se faziam sentir, os passageiros da camioneta da carreira tinham de passar a ponte a pé (Não confundam com pontapé), retomando a camioneta no outro lado. Não fosse o diabo tecê-las e a ponte ruir com o peso.
Esta fotografia anda por aí na Net. Foi-me enviada por mão amiga, o que agradeço, e é com muito gosto que a partilho com os meus leitores.

Etnográfico em festa

Durante a viagem à Polónia
Grupo Etnográfico
da Gafanha da Nazaré
celebra mais um aniversário



Foi no dia 1 de Setembro de 1983 que nasceu o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré. Até hoje, pelo trabalho desenvolvido, merece os nossos parabéns. Com o seu amor ao legado dos nossos avós, tem levado, bem longe, a nossa Terra.
Isto não significa que vai ficar por aqui. O Grupo vai continuar, certamente, a descobrir, a estudar, a preservar e a divulgar, no País ou no estrangeiro, a riqueza da nossa cultura, alicerçada em povos de matriz gandareza ou dos areais de Vagos, mas também dos mais variados recantos de Portugal.
Quando eu era miúdo, por exemplo, recordo-me bem das gentes do Norte, sobretudo de Fafe e suas redondezas, que, a caminho das secas do bacalhau, onde trabalhavam de sol a sol, cantavam em grupo as modas das suas terras, enquanto faziam meias de lã. Penso que estas áreas da etnografia e do folclore precisam de ser estudadas.
Neste dia de aniversário, aqui fica a sugestão.
Um abraço para todos quantos dirigem e trabalham, com muito amor, no Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

O JESUS DE RATZINGER-BENTO XVI (2)
:
Passados dois mil anos sobre a sua execução, um terço da população mundial acredita hoje em Jesus como o Cristo, o Messias, o Filho de Deus, o Salvador. Sobre ele escreveram-se centenas de milhares de livros e artigos. Os debates filosófico-teológicos por causa dele não têm conta. Por causa dele se morreu, por causa dele se matou. Há milhares de lugares consagrados ao seu culto. Não houve na História nenhum homem tão discutido e sobre o qual se tenha debatido e escrito tanto. "Ele dividiu a História ao meio" (padre Carreira das Neves). A questão de Jesus é a da relação entre o Jesus da História e o Cristo da fé. Como se chegou à confissão de que Jesus é o Cristo, que quer dizer o Messias, e o Filho de Deus? É a fé que estabelece esse laço, mas baseada na História. Sem o Jesus da História, o Cristo não passaria de um mito, mas, sem a confissão de fé de que o Jesus da História é o Cristo, Jesus não passaria de um mestre espiritual e mais uma vítima no calvário do mundo. A vida e a morte de Jesus abrem para a sua interpretação e reconhecimento como o Cristo; o Cristo ilumina a vida e a morte de Jesus. A chave acaba por ser a experiência da ressurreição - o Crucificado é o Vivente em Deus para sempre. J. Ratzinger-Bento XVI, no seu "Jesus de Nazaré", resultado de "uma longa caminhada interior" e que não é "um acto do Magistério", pressupõe esta tensão dinâmica e entrecruzada da História e da fé, mesmo se, como disse o cardeal Carlo Martini, especialista em estudos bíblicos, "ele não é exegeta, mas teólogo e, se bem que se mova agilmente por entre a literatura exegética do seu tempo, não fez estudos de primeira mão, por exemplo, sobre o texto crítico do Novo Testamento". Num horizonte mais paulino e agostiniano, acentua o Cristo eterno da fé, mas sublinhando que esse é o Jesus da história, "o dos Evangelhos". O cristianismo tem o seu núcleo na cristologia e, portanto, na confissão de fé da mais íntima unidade de Jesus com o Pai. Em Jesus, Deus vem ao nosso encontro. Ele é Deus presente no meio dos homens. Quem ler atentamente depara-se com um belo testemunho sobre Jesus e a fé tradicional da Igreja. O seu pendor conservador é notório, por exemplo, quando, ao explicar a oração do Pai Nosso, afirma que, apesar de todas as imagens sobre o amor materno de Deus, "Mãe" não é um título com o qual possamos dirigir- -nos a Ele. Embora a dimensão sociopolítica da actividade de Jesus fique na penumbra, Ratzinger- -Bento XVI não deixa de reconhecer a importância da presença das mulheres na comunidade mais próxima de Jesus e que é inegável "a opção preferencial pelos pobres". Apesar de declarar que o lugar do Reino de Deus é "a interioridade do Homem", alerta para os horrores do totalitarismo e da injustiça: "Face ao abuso do poder económico, face às crueldades de um capitalismo que degrada o Homem a simples mercadoria", compreendemos a advertência de Jesus frente ao deus Dinheiro, que "mantém grande parte do mundo numa opressão cruel". Comentando a parábola do bom Samaritano, sublinha a sua actualidade, e escreve sobre a África: quando traduzimos a parábola para as dimensões da comunidade mundial, "vemos que nos dizem respeito os povos de África, roubados e espoliados. Vemos então como são realmente nossos 'próximos', que também o nosso estilo de vida e a nossa história os espoliaram e espoliam. E isto não se passa apenas com a África." Não vemos também à nossa volta "o Homem espoliado e destroçado"? "As vítimas da droga, do tráfico de seres humanos, do turismo sexual, seres humanos intimamente destruídos, que, no meio da riqueza material, estão vazios." O fio condutor da obra de Ratzinger-Bento XVI é que o sinal de Deus para os homens é o próprio Jesus. Agora, sabemos que Deus é amor. É preciso "converter-se do Deus--Lei ao Deus maior, o Deus do amor". Para se não trair o essencial da mensagem, não se pode misturar a fé e a política. O preço da fusão da fé e do poder político é "a fé pôr-se ao serviço do poder e ter de se dobrar aos seus critérios."