sexta-feira, 16 de setembro de 2005

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

"O AMBIENTE E NÓS"
No âmbito da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE, a HERA-Associação para a Valorização e Promoção do Património programou para amanhã,17 de Setembro, o ateliê "O AMBIENTE E NÓS", uma actividade de sensibilização ambiental.
A acção, que conta com o apoio da Camara Municipal de Aveiro e será monitorizada pelos biólogos da HERA, será realizada, a partir das 14 horas, no JARDIM DA BAIXA DE S. ANTÓNIO (Aveiro).
Todos os interessados podem participar.

Um poema de Guilherme de Saint-Thierry

PARA TI SENHOR Para Ti Senhor se dirigem os meus olhos, assim o seja sempre. Para Ti, em Ti e através de Ti encontram sentido as tensões da minha alma; quando declinarem as minhas forças, que nada são, clame por Ti tudo o que em mim desaba. Esconde-me, peço-Te, no abrigo dos Teus olhos. Põe-me em segurança na Tua tenda, longe da rixa das línguas. In ROSA DO MUNDO, com tradução de José Tolentino Mendonça. Guilherme de Saint-Thierry é um poeta do século XII.

Um artigo de Vicente Jorge Silva, no DN

REGRESSO
Regresso de férias trazendo na bagagem a memória de um livro apaixonante, O Mundo de Ontem - recordações de um europeu (edição 2005, Assírio & Alvim). Foi a primeira vez que li Stefan Zweig, apesar de o nome me ser familiar, desde a infância, na velha biblioteca do meu pai, em capas de gosto duvidoso e traduções incipientes que logo me desencorajaram. Zweig tinha a fama de ser um escritor "menor" - que o próprio, aliás, assumia - embora fosse o autor de língua alemã mais lido e traduzido no mundo inteiro nos anos 30 e 40 do século XX. Em todo o caso, o seu destino cruzou-se com algumas das figuras maiores do tempo, de Freud a Romain Rolland, passando por Gorki, Joyce, Rilke ou Valéry. Um destino trágico de judeu austríaco, apátrida e exilado, que terminaria em 1942 com o seu suicídio no Brasil, pouco depois de ter concluído estas memórias.
O Mundo de Ontem faz-nos viajar numa cavalgada alucinante, desde a alvorada do século e o esplendor de Viena a que se seguem épocas de cataclismos devastadores, entre a primeira Grande Guerra e a segunda, tendo pelo meio as terríveis crises austríaca, alemã e europeia e o início da barbárie nazi. É um testemunho de sonhos sucessivamente devastados pela imprevidência e a demência dos homens e que se foram transformando em pesadelos de puro horror.
Tempos e mundos passados? Sim, decerto. Mas tempos e mundos que ainda hoje nos interpelam com uma veemência dolorosa, como se tivessem deixado uma ferida aberta que tarda em cicatrizar. Espírito cosmopolita, sonhador incansável de uma Europa sem fronteiras, Zweig antecipou a visão e a consciência de um mundo globalizado. Este mundo futuro, exposto a novas catástrofes, guerras e ameaças, tantas vezes incapaz de aprender com o passado e correndo de olhos vendados para outras fatalidades. Li O Mundo de Ontem enquanto as imagens do Katrina desfilavam na televisão.

Pensamento

Só uma vida pelos outros vale a pena ser vivida.
Albert Einstein

RESSURREIÇÃO DA ONU

O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, considera que é hora da “ressurreição da ONU”, numa altura em que a instituição comemora 60 anos da vida
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Considerando que as Nações Unidas atravessaram uma crise nos últimos anos, o responsável vaticano afirma que a cimeira de chefes de Governo e de Estado que decorre em Nova Iorque já mostrou “muito boas” ideias para a reforma da ONU, como a de “intervenção humanitária” ou a “Comissão para a edificação da paz”.“É melhor tarde que nunca. Já passaram sessenta anos desde o distante dia 26 de Junho de 1945, quando nascia esta organização para aplicar os princípios enunciados no preâmbulo de seu Estatuto: salvar as futuras gerações do flagelo da guerra, reafirmar os direitos fundamentais do homem e contribuir ao desenvolvimento dos povos”, refere o Cardeal Sodano em entrevista ao jornal italiano “La Stampa”.
“Viram-se frutos concretos, mas também é um dever destacar que a história destes sessenta anos ficou marcada pelo flagelo das guerras e de crimes contra a humanidade, bem como pela miséria e a fome. Recordo que depois da tragédia de Bósnia se escreveu um livro com o título provocador ‘A ONU morreu em Sarajevo’; agora chegou a hora da sua ressurreição”, acrescenta.
O Secretário de Estado do Vaticano mostra a sua satisfação pelo desenvolvimento do conceito de “responsabilidade de proteger”, lembrando que “João Paulo II foi um dos pensadores que mais impulsionaram, particularmente nos anos noventa, a necessidade de que a comunidade internacional estabeleça a possibilidade de uma intervenção humanitária em ajuda de populações indefesas agredidas”.
“A Santa Sé pede aos Estados que tenham a coragem de aplicar as decisões tomadas a este respeito. Deste modo, poder-se-ão remediar situações nas quais as autoridades nacionais não querem ou não podem proteger as suas próprias populações”, aponta.
Em relação ao futuro das Nações Unidas, o Cardeal Sodano defende que elas “não devem ser um organismo petrificado, mas uma instituição viva, que responda às necessidades actuais”.
Fonte: ECCLESIA

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

TURQUIA CONVIDA O PAPA PARA UMA VISITA

Posted by Picasa Bento XVI
Papa convidado a visitar um país de maioria muçulmana
A Turquia, de maioria muçulmana e nação candidata a ingressar na União Europeia, anunciou hoje ter convidado o Papa Bento XVI para uma visita ao país no próximo ano, na sequência de um desejo expresso pelo Vaticano de que o Sumo Pontífice pudesse estar presente num festival cristão agendado para Novembro, em Istambul. O Patriarca Bartolomeu, líder da Igreja Ortodoxa, tinha já convidado Bento XIV para estar, a 30 de Novembro, nas festas do Dia de Santo André, em Istambul, mas segundo a imprensa turca, as autoridades não concordavam com o "timing" para a visita."O Presidente convidou o Papa Bento XVI para uma visita oficial à Turquia em 2006", indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco. Se o líder católico aceitar o convite, tornar-se-á o segundo Papa a visitar a Turquia, depois da visita de João Paulo II em 1979.
Antes de se tornar Papa, o cardeal Ratzinger tinha manifestado publicamente a sua oposição à entrada da Turquia na União Europeia porque o Islão, dominante naquele país (99 por cento da população), tem uma cultura diferente da Europa, maioritariamente cristã.
No seu comunicado, a Turquia indica que a visita papal permitira a Bento XVI observar "o actual ambiente de tolerância intercultural na Turquia, baseado em liberdades fundamentais individuais".
Fonte: Jornal "PÚBLICO"

Jornadas Missionárias

Igreja em Portugal perdeu dimensão missionária?
A paixão missionária que levou os portugueses a anunciar o Evangelho nos quatro cantos do mundo, ao longo de séculos, estará a desaparecer? A questão passa pela cabeça de muitas pessoas e estará, certamente, sobre a mesa durante as próximas Jornadas Missionárias Nacionais que o Centro Paulo VI, em Fátima, vai acolher, de 16 a 18 de Setembro.
Reunidos em volta do tema “Eucaristia e Missão”, os participantes são convidados a reflectir sobre este binómio que marca a vida dos católicos, como explica à Agência ECCLESIA o Pe. Manuel Durães Barbosa, das Obras Missionárias Pontifícias.“Em Portugal, de maneira geral, a dimensão missionária não está muito explícita. O tema para o Outubro Missionário será, este ano, ‘Pão Repartido para o mundo’, procurando focar o aspecto de celebração que nos leva à partilha e à Missão”, afirma.“A vivência da Eucaristia leva à Missão, à dinâmica de levar Cristo Ressuscitado a todo o mundo, mas essa dimensão é muitas vezes esquecida por quem participa na Eucaristia”, acrescenta.
A escolha do tema, em Ano de Eucaristia e antes do Outubro missionário quer “levar as pessoas a reflectir sobre a importância da dimensão missionária da Igreja em Portugal”. À reflexão foi associado o Congresso Internacional da Nova Evangelização (ICNE), que Lisboa receberá no próximo mês de Novembro.Nesse sentido, foi pedida a D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar do Patriarcado, “uma reflexão sobre as implicações da celebração comunitária da Eucaristia num tipo novo de evangelização, não só no ICNE, mas também em todas as dioceses”.
“Esperamos que do conjunto das reflexões destas Jornadas Missionárias 2005 saia um conjunto de coordenadas e ideias-chave, que possam ajudar a Igreja em Portugal, indicando novos caminhos”, conclui o Pe. Durães Barbosa.

Dadores de Sangue em FÁTIMA

Posted by Picasa Nossa Senhora de Fátima 18 de Setembro - Domingo
Peregrinação Nacional dos Dadores Benévolos de Sangue No dia 18 de Setembro, Domingo, numa organização da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), tem lugar em Fátima a peregrinação nacional dos dadores benévolos de sangue. O grupo, de mais de mil pessoas, participará na eucaristia dominical internacional, às 11 horas, no Recinto de Oração, presidida por D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

Autarcas devem cumprir compromissos

A Associação Famílias escreve uma carta aberta aos candidatos autárquicos
“Promover medidas que favoreçam a conciliação entre o trabalho e a vida familiar” e “celebrar e/ou apoiar a celebração das grandes datas relacionadas com as Famílias: Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia Internacional da Família e Dia Nacional dos Avós” – são duas medidas propostas pela Associação Famílias numa Carta aberta a todos os candidatos autárquicos.
Como se aproxima o período de campanha eleitoral, que culmina em 9 de Outubro com a (re)eleição de (novas) equipas de gestão das autarquias, este organismo sublinha na carta que espera “que os projectos sejam claros e os compromissos neles contidos sejam cumpridos. Por outro lado, o exercício consciente da cidadania pressupõe que os eleitores se informem e esclareçam antes do acto eleitoral. São estas duas condições essenciais da liberdade”.
Como instituição voltada para a Família, “sociedade anterior ao Estado e seu fundamento, queremos interpelar todos os interessados (Partidos, Coligações ou Independentes), a questionarem-se sobre qual o papel e importância que desejam atribuir às famílias, todas as famílias” – adianta. Para além das medidas referidas anteriormente, a Associação Famílias pede para que se apoie e incentive “a promoção de medidas de preparação para a conjugalidade e parentalidade”; crie “gabinetes de aconselhamento, orientação e mediação familiares”; “desenvolver projectos para a erradicação da pobreza” e “dar particular atenção para os gravíssimos problemas da habitação e desemprego”.
(Para ler mais, clique aqui)

Um artigo de D. António Marcelino

Posted by Picasa D. António Marcelino Inglês, computadores e valores
Os jornais informaram, abundantemente, que milhares de crianças do I ciclo irão, já neste ano lectivo, aprender inglês nas escolas. É também notícia que algumas autarquias equiparam com computadores os jardins de infância do concelho. Iniciativas positivas e de aplaudir.
A aprendizagem de línguas estrangeiras corresponde hoje a uma necessidade, mormente para as novas gerações. A língua inglesa, pela inovação tecnológica generalizada e a facilidade de contactos, dentro e fora o país, constitui uma riqueza que não se deve menosprezar. Por outro lado, a utilização das novas tecnologias ao nosso alcance, exige uma aprendizagem que se faz com maior êxito, logo a partir dos primeiros anos de escola. O acesso generalizado ao computador pode proporcionar a todos um enriquecimento, tanto para o processo educativo, como para a vida futura.Sem menosprezar estes meios com o seu mérito próprio, não obstante as dificuldades de aplicação em muitos casos, por deficiente conhecimento da realidade, o que acontece muitas vezes a quem manda de cima, o facto, em si positivo, permite, a propósito, algumas considerações.
Dada a nossa proverbial propensão para a superficialidade e o imediatismo, para o fascínio da novidade só porque é novidade e dado ainda o peso político destas medidas, há que ter presente que as coisas novas não valem por si, mas como meios orientados para um fim concreto. Tratando-se de crianças em período de formação, tudo o que é novo não pode deixar de se integrar no processo em curso e estar ao serviço de uma formação humana, harmónica e integral.
Estamos perante uma exigência do projecto educativo, que impõe aos responsáveis, ministério, professores e autarquias, olhar e ver para além da euforia do anúncio da aprendizagem temporã da língua inglesa e do uso generalizado do computador.
Há sempre que considerar que, na educação, há valores que não se dispensam na construção da pessoa. São como que a argamassa necessária para a coesão e a consistência do que se vai proporcionando na formação, a fim de que tudo se oriente no sentido de que a criança e, depois, o adolescente e o jovem venham a ser, a seu tempo, adultos equilibrados, sérios, socialmente integrados, responsáveis e participativos.
Não se pode esquecer que a valorização exagerada de alguns meios, pode levar a descuidar outros, a desequilibrar a harmonia, a não respeitar a integridade da pessoa.Muita gente nova move-se por emoções que tanto geram entusiasmo, como náusea e aversão. O que conta é o que se gosta; e raramente se gosta do que se deve. A educação, sabendo nós que pode haver mais propensão para um ou outro campo de aprendizagem, tem de ajudar a criança, desde o início, a entender a importância de todos os conteúdos temáticos, e a formar e desenvolver todas as faculdades: inteligência, vontade, memória, afectividade, sentido estético e crítico, capacidade de opção e de decisão, abertura natural ao transcendente… Há ainda que dar atenção ao respeito pelos outros, à criação de hábitos de trabalho, ao germinar perigoso do individualismo e da vaidade pessoal. Não se pode permitir que se sobreponha o uso acrítico dos meios que fascinam, à exigência dos valores, num processo educativo humano, sério e equilibrado.
A inovação na educação deve atender, antes de mais, aos educadores: ouvi-los, dar-lhes meios de preparação, proporcionar parceria com outros intervenientes no processo, ver com eles as vantagens e os possíveis desvios. Se estes se deixam contagiar pela euforia da novidade, ou se instalam, criticamente, nas dificuldades que advêm, nunca haverá bom aproveitamento dos meios. Inovar na educação não é o mesmo que inovar na tecnologia de uma empresa. Mas, num e noutro caso, tem de se saber estar e usar.