segunda-feira, 17 de setembro de 2018

GDG Basquetebol em festa de arranque da época


O Grupo Desportivo da Gafanha Basquetebol escolheu o Jardim 31 de Agosto, em pleno coração da cidade da Gafanha da Nazaré, para o “palco” da Festa do arranque oficial da época desportiva 2018-2019, que ocorreu no sábado, 15 de setembro, conforme comunicado que nos foi enviado.
Participaram nesta festa dezenas de jovens atletas dos diversos escalões de iniciação e seniores, masculinos e femininos, treinadores, diretores e famílias que, durante a tarde do passado sábado, celebraram a Festa do Basquetebol, entre jogos e convívio. Pretendeu-se, com esta iniciativa, «reafirmar a ligação do GDG Basquetebol à comunidade», nomeadamente, às pessoas, autoridades e empresas, reforçando «o seu papel desportivo e social na formação das crianças e jovens que diariamente marcam presença no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré». 
Importa saber e divulgar que o GDG Basquetebol «está vivo» e que os jovens atletas, que compõem as diversas equipas, «são a razão e o fim principal da nossa existência», defendem os responsáveis pela secção. Todos dão sinais evidentes de que gostam do clube, sentindo-se perfeitamente enquadrados e motivados, reafirmam.
Contudo, este encontro foi também «um momento de reflexão interna» e, fundamentalmente, «um aviso inequívoco para o exterior» e para aqueles que, época após época, tentam menosprezar a importância da secção do Basquetebol.
O comunicado salienta que o GDG Basquetebol «nunca abdicará do seu papel e da sua característica como Clube Formador, expressamente reconhecido no panorama do Basquetebol nacional», mesmo contra a corrente daqueles que pretendem transformar a modalidade «numa obsessiva “campeonite”, tendo como único objetivo a conquista de uma medalhinha ou uma tacinha». 
O GDG Basquetebol tem consciência de que esta época 2018-2019 «será verdadeiramente atípica e irregular, mas não abandonará nunca os seus princípios, os valores em que acredita e com os quais desenvolve o seu trabalho».
O clube continuará a «cumprir o seu papel e a realizar o seu trabalho de cabeça erguida», mas também não se «intimidará, perante a falta de ética desportiva institucional de alguns clubes», perante «o inqualificável assédio desportivo de que foi alvo», assumindo ser «sempre uma voz crítica perante o que entende ser a subversão do papel e da função formativa da modalidade», algumas vezes «vivida por muitos pais, mesmo contra a vontade dos filhos». 
O comunicado frisa que o GDG Basquetebol foi «o 5.º clube com mais atletas inscritos (cerca de 180), fomos campeões distritais de Sub16 masculinos, finalistas da Taça Nacional Sub16 masculinos, honrámos o clube em todas as provas em que participámos, fomos presença assídua e orgulhosamente defendemos o emblema da Associação de Basquetebol de Aveiro, seja nas seleções distritais, seja nas nacionais». 
O GDG Basquetebol continuará «a acolher e enquadrar todos os que cá estão e os que nos procurarem, sempre com o mesmo objetivo: formar atletas, formando pessoas», tal como demonstra a história de mais de 28 anos do Basquetebol do GDG. 
Ainda se adianta que o Basquete lutará contra os que procuram «destruir o Clube e o Basquetebol», não abdicando «da nossa história e do nosso lugar», pugnando pelos «princípios formadores» e estando «onde outros clubes, treinadores e diretores, desesperadamente, não querem que nós estejamos».

Sem comentários:

Enviar um comentário