sábado, 10 de fevereiro de 2018

Senos da Fonseca defende pólo museológico na Gafanha da Nazaré



POSSO?

Venho insistir: o espólio de Manuel Bola merece um espaço condigno para ser mostrado ao público.Não pode, de modo algum, perder-se no tempo.
Hoje ao passar junto de um edifício (frigorífico?), sito no porto de pesca longínqua, edifício inaugurado com pompa e circunstância, mas em que não entrou, nem um bacalhau (!), totalmente abandonado, lembrei-me do seguinte:
Porque não aproveitar o edifício soberanamente colocado, no local certo, e nele construir um pólo museológico para memória futura que, integrasse:

1- Uma antiga seca de bacalhau (em escala apropriada).
2- Um sala (ou cais) onde se mostrasse a construção naval em madeira (recordando os "Mónicas" e muitos outros)
3- Uma sala em que o espólio do gafanhão Manuel Bola (e quem sabe outros..) pudesse ser mostrado e preservado .

A localização do edifício, impossível é, encontrar outro mais apropriado.Na mouche...
O edifício,parece-me, poder ser facilmente adaptável.E diga-se bonito...
A Gafanha da Nazaré ficava, assim, com um apelativo e atrativo local,de grande interesse na preservação de memória da indústria da pesca do bacalhau: a montante e jusante . De um ineditismo flagrante.
A fazer jus a homens geniais na arte de construir navios; e a mulheres que labutaram na feitura dos "sóis" necessários, para nos darem o bom fiel amigo.E porque não ali depositar os arquivos das Empresas que deram corpo à história.
Porque a Faina Maior não foi feita apenas por capitães,nem é privilégio,único, de Ílhavo.
Deixo mais este recado.Haja vontade e espírito de inovação e criatividade.

SF

Sobre Manuel Mário Bola ler mais   aqui 

2 comentários:

  1. Sem dúvida, um bom local para um futuro museu sobre a nossa ria.
    Mas na impossibilidade de aí se vir a instalar o tal museu, por motivos económicos ou outros, não seria o Forte da Barra e o edifício que lhe está anexo, onde outrora esteve instalada a Polícia Marítima e as residências dos marinheiros, um hipótese a considerar?
    É que por este andar, e não obstante a pintura a que recentemente foi sujeito, este belo conjunto de edifícios corre a passos largos para a ruína e consequente demolição.
    Fica a sugestão dum Gafanhão que gosta muito da sua Terra , e de tudo o que lhe diz respeito.
    Leopoldo Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo com todos os locais referenciados para sede de um hipotético futuro museu, gostaria de propor mais um,porque não a antiga casa do Mestre Manuel M. Bolais Mónica?,está à venda, ou será que não há verba no orçamento camrário para a adquirir?.Tenho algumas "maquetes" de alguns bacalhoeiros, obras do também artista Gafanhão Sr. José Ribau, e outros artigos de interesse museulógico, que estou disposto a doar .

    ResponderEliminar