sábado, 20 de janeiro de 2018

Povos indígenas - «grito lançado à consciência» do mundo»



«O Papa Francisco elogiou  no Peru a riqueza “biológica, cultural e espiritual” das comunidades amazónicas, que apresentou como um desafio à sociedade atual.
“Se, para alguns, vós sois considerados um obstáculo ou um ‘estorvo’, a verdade é que, com a vossa vida, sois um grito lançado à consciência dum estilo de vida que não consegue medir os custos do mesmo. Vós sois memória viva da missão que Deus nos confiou a todos: cuidar da Casa Comum”, disse, num encontro com milhares de representantes de povos indígenas, em Puerto Maldonado, na região amazónica do Peru, sudeste do país.
No primeiro encontro público da viagem ao território peruano, o Papa aplaudiu danças tradicionais e ouviu testemunhos de membros dos povos da Amazónia, que denunciaram abusos e exploração dos recursos naturais.»


Nota: Já estamos habituados a ouvir e a  ler, dia após dia, os alertas do Papa Francisco, que são outros tantos desafios às nossa consciências  de cristãos e de cidadãos do mundo. Por estes dias, no Chile e no Peru, não se cansou de denunciar o erro e o mal, os dramas e as perseguições, ao mesmo tempo que indica caminhos de mudança, rumo a uma sociedade mais justa e mais libertadora. O Papa Francisco é, sem dúvida, o maior profeta do nosso tempo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário