sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Georgino Rocha - Descobri quem está no meio de vós



Apelo de João, a testemunha

João, a testemunha de Jesus, está no rio Jordão com as numerosas pessoas que tinham escutado o seu apelo. Arrependidas, querem receber o batismo da penitência por meio do rito da água purificadora. Provindos da outra margem, chegam também sacerdotes e levitas enviados pelos judeus de Jerusalém. São uma espécie de inquiridores, uma delegação credenciada para averiguar o que estava a acontecer, a começar pela identidade de João. E as perguntas, claras e directas, surgem de imediato. E a justificação, também: “Dar uma resposta àqueles que nos enviaram”. Não vinham por sua iniciativa nem agem por conta própria; são mandatados pelos notáveis da cidade e funcionários do Templo; pelos que estavam bem com a situação.

João responde com grande transparência. Faz brilhar a luz de quem é testemunha. Afirma que é a voz e não a palavra nem o profeta, que apenas baptiza na água, que “vai chegar Alguém depois de mim”. E lança o apelo/desafio: “Conhecei-o porque Ele está no meio de vós”. E na sua simplicidade e modéstia, brilha a grandeza da missão do “homem enviado por Deus”, como atesta o início do texto hoje proclamado na liturgia. 

O relato do Evangelho não desvenda a reacção dos sacerdotes e levitas. Mas não é difícil de imaginar. Seria um misto de desconforto e perplexidade, de preocupação interpelante e de curiosa expectativa. Menos ainda se fica a saber a atitude dos judeus de Jerusalém depois de receberem a informação. Para o narrador isso não interessa, pois quer centrar o leitor no núcleo da mensagem e não oferecer motivos de dispersão. “Alguém está no meio de Vós”. João é a testemunha. O local da ocorrência é Betânia, além do Jordão. É preciso reconhecê-lo.

A certeza de que Jesus está no meio de nós, ainda que de  forma anónima e despercebida, desperta um duplo sentimento: O da alegria que preenche o coração humano e o inunda de esperança; e o da busca que a consciência iluminada pela fé está chamada a fazer. São estes os alicerces que a liturgia de hoje pretende realçar e celebrar.

A alegria tem a sua fonte primeira no encontro pessoal com Jesus Cristo, no diálogo de amizade consequente, na aceitação dos seus ensinamentos, no seguimento do seu estilo de vida. A consciência, que quer ser livre e agir responsavelmente, precisa da “alavanca” da verdade e do amor, da compreensão de si e da relação correcta com os outros e seus contextos culturais e sociais. E fica-nos o apelo/convite: “Alguém está no meio de vós”, isto é no santuário da consciência pessoal e comunitária, familiar e colectiva onde predomina o bom senso e o bem comum. Por isso, fazei silêncio no vosso coração. Há tantos ruídos a habitar-nos. Sobretudo em certos ambientes. Protegei-vos para O reconhecer e escutar. Com Ele, é mais fácil perceber que as vozes do tempo são portadoras de aspirações genuínas onde ressoa o Espírito de Deus. E, como João, sede testemunhas da luz, sempre pronta a irradiar. Há tanta treva a semear confusão.

“O mais grandioso que pode fazer um ser humano neste mundo, afirma J. M. Castillo, é ser testemunha de Jesus, dizer com a própria forma de vida que Jesus é a esperança que nos resta e o futuro que temos”.

Ser testemunha é ver “como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes” e descobrir: “Assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações”, afirma Isaías na primeira leitura.

A certeza de que o Senhor está connosco e realiza o que promete, leva o salmista a exultar de alegria e a fazer-nos rezar o hino de Maria de Nazaré, a Senhora do Advento, a Mãe de Jesus que vai chegar no Natal que se aproxima. E com esta oração singular, a contemplar o modo de agir de Deus que realiza a salvação de cada pessoa e de toda a humanidade a partir dos humildes em relação a si, dos mansos (activos não violentos) em relação aos outros e às injustiças, dos famintos de dignidade que, reconhecida e assumida, visa derrubar as estruturas do poder opressor e transformar a ordem estabelecida para que brilhe a fraternidade humana e a harmonia da criação.

Escuta o apelo de João. Medita na atitude de Maria. Descobre e reconhece que Jesus está no meio de nós e quer agir connosco e por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário