quarta-feira, 16 de agosto de 2017

MaDonA — O Farol da Barra




O Farol da/na Barra pertence a Ílhavo, a Aveiro ou à Gafanha da Nazaré? A solução para a contenda!?
O Farol da Barra é uma referência para população desta zona balnear e um ex-líbris do distrito de Aveiro. 
Dada a sua majestosidade, originou expressões populares, aforismos, como “ Não conheço uma letra do tamanho do farol”, a que se pode juntar outra, no contexto do mar/ria “Deixar passar a maré por baixo do barco”. 
Foi tema da área curricular não disciplinar, Área de Projeto, num período efémero, antes de o MEC, na pessoa de Nuno Crato a retirar do currículo. Está em estudo a sua recuperação, bem como da Formação Cívica.
Como sempre, a Educação ao sabor das políticas partidárias!
Recentemente, tem-se gerado grande polémica, quanto à disputa pela jurisdição do dito farol. Tem sido o pomo da discórdia entre Aveiro e Ílhavo, a que veio juntar-se, por último, a Gafanha da Nazaré. Cada uma destas cidades reivindica a administração deste monumento, sendo que este litígio é muito antigo, remontando ao século passado.
Devido à proximidade da cidade de Aveiro e à sua imponência, foi dado o nome de farol a um jornal escolar que se publicava na década de sessenta, no Liceu Nacional de Aveiro. A par da Escola Comercial e Industrial de Aveiro, eram as únicas instituições de ensino público, no distrito. 
Não pretendendo por achas na fogueira, nem água na fervura, numa postura de neutralidade, vou apenas confirmar o que foi dito em epígrafe. A velha rixa entre Aveiro e Ílhavo.
No número nove do jornal farol, foi publicada esta notícia. "A JAPA resolveu, por fim, por cobro às questões entre Ilhavenses e Aveirenses, motivadas pelo Farol da Barra. Assim, será adaptado ao supradito Farol, umas rodinhas movidas por um motor Diesel, e o farol irá às 2.ª, 4.ª e 6.ª para Ílhavo e às 3.ª, 5.ª e sábado virá para Aveiro. Aos domingos poderá ir até à praia “se bronzear”.”
A irreverência estudantil, ontem como hoje, sempre à flor da pele!

MaDonA

01.08.2017

NB: Retido nos meus arquivos por razões de férias 

1 comentário:

  1. O que para satisfação de todos, aos Domingos ficava na praia da Barra, ou seja, na Gafanha da Nazaré, já que esta, confronta a poente com o Oceano Atlântico!!!

    ResponderEliminar