Espaço do Cidadão na Gafanha da Nazaré todas as segundas-feiras


O segundo Espaço do Cidadão do município de Ílhavo abriu portas hoje, 26 de junho, na Gafanha da Nazaré, disponibilizando à população mais de 70 serviços. Fernando Caçoilo, presidente da CMI, considerou esta iniciativa da autarquia de «importância vital para a comunidade da Gafanha da Nazaré», tendo  resultado do acordo estabelecido entre a autarquia ilhavense e a AMA (Agência para a Modernização Administrativa). Não está previsto instalar qualquer outro na área concelhia.
O autarca adiantou que a abertura deste balcão foi fruto da avaliação feita a partir do sucesso alcançado pelo Espaço do Cidadão na sede do concelho, que conseguiu atender, durante o primeiro ano de serviço, em 2016, mas de mil utentes. 
A partir desta data, aquele espaço vai funcionar na sede da Junta de Freguesia por «razões óbvias», ligadas à sua localização, inicialmente apenas às segundas-feiras, ficando garantido que, «se o balcão tiver sucesso», o tempo de atendimento terá de ser alargado, prometeu Fernando Caçoilo. 
Entre as dezenas de serviços, destacamos a revalidação da Carta de Condução, 2.ª via e substituição, a alteração de morada no Cartão de Cidadão, Cartão Europeu de Seguro de Doença, ADSE, do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), da CGA (Caixa Geral de Aposentações), do IMT (Instituto de Mobilidade e de Transportes) e da AMA (Agência para a Modernização Administrativa).
O Espaço do Cidadão vai funcionar às segundas-feiras, das 9  às 16 horas, com interrupção para almoço.
O presidente da Junta de Freguesia, Carlos Rocha, mostrou a sua satisfação pela abertura deste serviço público destinado às populações, tendo frisado o bom entendimento existente entre a Junta e a CMI, sempre aberta ao acolhimento de «propostas importantes para a nossa freguesia». Ainda formulou votos no sentido de que «este espaço possa começar, a partir de agora, a «ser utilizado pelo maior número possível de pessoas». O alargamento do número de dias de atendimento dependerá do sucesso do balcão ora inaugurado. 

Comentários