A NOSSA GENTE: HELENA SEMIÃO


Neste mês de junho, mês dos Santos Populares, a rubrica “A Nossa Gente” é dedicada a Helena Semião, Presidente de Direção das Pestinhas – Grupo de Dança – Associação Cultural. 
Natural da Gafanha da Nazaré, Helena Semião nasceu a 24 de novembro de 1966. Iniciou os seus estudos na Escola Primária da Cale da Vila, seguindo-se o 5.º ano no Ciclo de Aveiro, o 6.º no Ciclo da Gafanha da Nazaré e o 7.º no Liceu de Ílhavo, atualmente Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes. 
Não tendo possibilidade de continuar os estudos, agarrou-se a todas as oportunidades que a vida lhe proporcionou com o objetivo de poder gerir a sua vida. Ainda muito jovem trabalhou numa obra, numa padaria e na lavoura, mas havia algo que queria muito fazer: dançar. 
Com apenas 18 anos tentou formar um grupo de dança, na Senhora dos Campos (Colónia Agrícola), mas o seu projeto não vingou. Juntou-se ao Rancho Folclórico “As Ceifeiras” da Gafanha da Encarnação, onde tocava acordeão. Mas o seu sonho era dançar e, cerca de um ano e meio depois, desistiu do Rancho para ingressar no Estúdio Cem, em Aveiro. À hora do almoço e depois do trabalho ia aprender aquilo que sempre sonhara. A sua primeira atuação aconteceu no Rossio e a partir daí nunca mais parou. 
Voltou ao seu projeto antigo, num convívio de amigas, e criou um grupo de dança na Gafanha da Nazaré. Inicialmente constituído por oito meninas, o grupo ensaiava na rua, depois numa sala da casa dos pais de Helena e, mais tarde, numa garagem. O grupo cresceu e, numa festa de Catequese na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, apresentou duas coreografias, que foram muito apreciadas e aplaudidas, dando motivação a Helena Semião para continuar, dando ao grupo o nome de “Pestinhas”. 
Das inúmeras atuações que foi realizando ao longo do tempo, Helena destaca a participação no programa de televisão “SIC 10 horas” com a apresentadora Fátima Lopes, motivo que a levou a formalizar o grupo em 2007. O Grupo de Dança Pestinhas ensaiou durante vários anos no Centro Cultural, agora Fábrica das Ideias, e no Mercado, na Gafanha da Nazaré. Atualmente, os ensaios realizam-se num espaço junto à Escola da Cale da Vila e está aberto, gratuitamente, a todas as crianças e jovens que queiram juntar-se ao projeto.
Dinâmica, criativa e lutadora, Helena Semião idealiza as coreografias e desenha os modelos de roupa sempre aliados aos temas que também ela escolhe, imprimindo originalidade naquilo que faz. 
Depois da participação no Carnaval de Vale de Ílhavo e no Concurso de Hip-Hop Dance, Helena Semião volta a ser a porta estandarte do Grupo Pestinhas que, pelo nono ano consecutivo, vai participar nas Marchas Sanjoaninas de Ílhavo, que vão decorrer nos dias 17, 23 e 24 de junho, pelas 22h00, na Gafanha da Nazaré, na Praia da Barra e na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, num momento de divulgação da criação artística nas vertentes da coreografia, música, poesia e demais requisitos envolvidos nesta atividade. 
O percurso de 50 anos de vida e de 25 anos de Pestinhas de Helena Semião é a prova provada de que, com trabalho, esforço e dedicação, os sonhos podem tornar-se realidade.

Fonte: Agenda “Viver em…” da CMI

NOTA: Congratulo-me com esta distinção atribuída a Helena Semião, ao ter sido incluída na rubrica "A Nossa Gente”, pelo trabalho de tantos anos em prol da dança com arte. Helena Semião, que conheço e cujo dinamismo aprecio, ao serviço das “Pestinhas, Grupo de Dança — Associação Cultural” da Gafanha da Nazaré, tem provado à saciedade que, com força de vontade e muito trabalho, é sempre possível enfrentar desafios e avançar com projetos em prol da comunidade, na certeza de que dos fracos não reza a história. 
Por esta forma felicito a Helena Semião e todos quantos usufruem da sua paixão pela dança, quer sejam crianças e jovens, quer mais idosos. O que importa realmente é promover a alegria, o otimismo e o gosto pelas artes, neste caso, pela dança.

Ler entrevista que me concedeu aqui 

F. M. 

Comentários