A FROTA PORTUGUESA DO BACALHAU — UMA HISTÓRIA EM IMAGENS



Jean-Pierre Andrieux

A FROTA PORTUGUESA DO BACALHAU — UMA HISTÓRIA EM IMAGENS é um livro de Jean-Pierre Andrieux, com edição da Âncora Editora. Os patrocínios vieram da Câmara Municipal de Ílhavo e do Museu Marítimo de Ílhavo. 
Jean-Pierre Andrieux é um «Escritor de afetos e colecionador de imagens» que se deixou «arrebatar pela secular presença portuguesa nos grandes bancos, recolhendo fotografias, documentos e testemunhos de viva voz. A sua coleção de fotografias sobre a frota portuguesa e outras que competiram pela pescaria nos grandes bancos da Terra Nova é seguramente a mais extensa e completa que se conhece», garante no Prefácio Álvaro Garrido, Professor da Universidade de Coimbra e Consultor do Museu Marítimo de Ílhavo.  E adianta que o autor é «amigo pessoal de muitos capitães de navios portuguesas», visitando «regularmente Portugal para conviver com eles e para tirar partido da cultura portuguesa cuja gastronomia muito admira».
O livro é essencialmente uma mostra expressiva de fotografias de navios e homens do mar ligados à pesca do bacalhau nos grandes bancos, a preto e branco e legendadas a preceito. O texto, de apenas 22 páginas, está carregado de memórias elucidativas, oferecendo ao leitor uma panorâmica do que foi a Faina Maior e para além dela, com pormenores que deixam o pó do esquecimento para se tornarem vivos no dia a dia dos nossos contemporâneos e dos vindouros. 
Jean-Pierre Andrieux lembra que «Em grande parte do sul da Europa, o bacalhau passou a simbolizar a diferença entre a abundância ou escassez alimentar», mas também conhece e divulga legislação, armadores, navios da pesca à linha e arrastões, cujas características, a traços largos, nos mostram o essencial da frota portuguesa.
Debruçando-me sobre as imagens, constato que traduzem o quotidiano de oficiais e pescadores, cozinheiros e pessoal das máquinas, homens do leme, chegadas e partidas, icebergues, festas e religiosidade, momentos de lazer e de descanso, convívios à mesa e as homenagens aos que faleceram.
A FROTA PORTUGUESA DO BACALHAU — UMA HISTÓRIA EM IMAGENS é um livro que se apresenta em boa edição,  integrando a "Colecção Novos Mares", dirigida por Álvaro Garrido. Merece, sem dúvida, ser apreciado por toda a gente que transporta na alma o mar, as pescas e as nossas tradições pesqueiras. 

Fernando Martins

Comentários