NEGE — Novo Estrela da Gafanha da Encarnação


Inauguração do relvado sintético

Neste mês de maio, a rubrica “Associações” é dedicada ao NEGE – Novo Estrela da Gafanha da Encarnação, que comemora 40 anos de atividade. 
Remontam a 1976 os primeiros passos da equipa desportiva amadora “Sport Clube Estrela”, que desenvolvia a sua atividade na extremidade nascente da Rua de Entrecampos, onde treinava e recebia as equipas adversárias em jogos amigáveis. Com a afirmação da equipa, foram criadas as condições para que, em 1977, se constituísse a associação desportiva e cultural Novo Estrela da Gafanha da Encarnação (NEGE), com o propósito de fomentar o desenvolvimento da educação física e o desporto, promovendo a sua prática e expansão, especialmente entre os seus associados, proporcionando-lhes igualmente meios de cultura e distração. 
A primeira participação em competições oficiais da equipa sénior deu-se na época de 1979/1980 tendo ao longo dos anos somado diversos títulos ao seu palmarés desportivo, nomeadamente o de Campeão Distrital da 1.ª Divisão, a participação na Taça de Portugal e também na Divisão de Honra. 
Face aos sucessos alcançados, entendeu a Direção em funções na época 1984/1985 iniciar o escalão de formação Júnior para apoio à equipa Sénior. Posteriormente e como forma de promover a prática desportiva, foram criados os restantes escalões de formação. Atualmente o NEGE conta com os escalões de Petizes/Traquinas, Benjamins, Infantis, Juvenis, e Seniores, contando com 110 atletas inscritos na Associação de Futebol de Aveiro e no INATEL. 
Com a consolidação do desenvolvimento do clube, as diferentes Direções promoveram consecutivas obras de remodelação no parque desportivo, tendo estas culminado no ano de 2016 com a instalação de um relvado sintético promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, o que trouxe uma considerável melhoria das condições da prática desportiva, dando assim um novo impulso à missão que o NEGE desempenha há 40 anos ao serviço da comunidade em que se insere. 
No âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de Ílhavo 2017, foi-lhe atribuída a Medalha do Concelho em Vermeil, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, distinguindo assim espírito de iniciativa, a resiliência e perseverança das diferentes Direções do Clube ao longo de quatro décadas de existência.

Novo Estrela da Gafanha da Encarnação 
Rua da Saudade 
3830-479 Gafanha da Encarnação 
E-mail: nege@sapo.pt

Presidente 

Mário Figueiredo

Fonte: Agenda "Viver em..." da CMI

Comentários