Postal Ilustrado: Complexo Desportivo da Gafanha

Os mais pequenos em competição

Em boa hora batizaram uma rua da nossa terra com o nome de Complexo Desportivo da Gafanha. Esse gesto reflete a importância de uma estrutura desportiva que, presentemente, acolhe centenas de atletas de todas as idades, ligados ao Grupo Desportivo da Gafanha (GDG). Mas ainda reflete o esforço que diversas pessoas e entidades empreenderam para que o Complexo Desportivo fosse uma realidade.
Em 20 de Março de 1976 o Secretário de Estado da Estruturação Agrária assina e autentica o Alvará de Cedência Gratuita à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, para usufruto do Grupo Desportivo da Gafanha, de uma parcela agrícola com 8,5 hectares.
As datas de 6 de Agosto de 1982, Outubro de 1983, 1988, finais de 1989 e Abril de 1991 foram importantes para um trabalho insano, entre os responsáveis do GDG, CMI e Junta de Freguesia, tendo em vista a concretização do velho sonho de substituir o campo de futebol do Forte da Barra.
No dia 11 de Fevereiro de 1986, após longo e significativo trabalho, foi possível inaugurar as torres de iluminação, o que constituiu uma meta extremamente importante para a atividade desportiva que se vinha a implementar. E de 1987 a 1989 decorreram as obras de construção da tão desejada bancada poente e sua cobertura.
O relvado do campo de futebol foi inaugurado precisamente em Fevereiro de 1999 e no dia 15 de Fevereiro de 2009 surge um outro marco histórico na vida do GDG, da Junta de Freguesia e do Município de Ílhavo, com a ampliação e remodelação do Complexo Desportivo, que integra dois campos de futebol, um pelado e outro com relvado sintético.  

Comentários