quarta-feira, 22 de junho de 2016

Festa de S. João na Praia da Barra





Por iniciativa da paróquia da Sagrada Família, na Barra, a festa de S. João vai animar aquela zona balnear. Os festejos começam amanhã, quinta-feira, com o “Banho Santo”, às 19h30, seguindo-se a sardinhada, às 20h. Depois vem o arraial noturno com o grupo Daikiri. 
Na sexta-feira, será celebrada a Eucaristia na capela de S. João, às 11h, estando programado o arraial noturno. A sardinhada volta porque é essencial. No domingo a Eucaristia é às 10h30, seguindo-se a procissão.

Recordando 

Recuando no tempo, é justo evocar a romaria do S. João, na Praia da Barra, famosa na minha meninice e juventude. Até se dizia que ele fazia desaparecer os cravos que cresciam nos dedos da malta. E o povo até lhe oferecia tantos cravos (flores) quantas verrugas tinha nos dedos. Bem recordo que essas promessas eram levadas a cabo com devoção por pessoas dos mais diversos lugares da região, que se deslocavam, bastantes, a pé, em jeito de peregrinação. Como é natural, as verrugas (cravos) tão depressa vinham como se iam.

NOTA: Fotos de João Caravana 

1 comentário:

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, Fernando!
Festa de São João é bem popular aqui no Brasil também...
Gostei da Igrejinha bem pitoresca e bem adornada.
Abraço fraternal

destaque

JUSTIÇA SOCIAL - UMA LUTA DE TODOS OS DIAS

Celebra-se hoje, 20 de fevereiro, o Dia Mundial da Justiça Social, criado precisamente há 11 anos pela Assembleia Geral das Nações Un...