quarta-feira, 18 de maio de 2016

D. António Moiteiro celebrou o 60.º aniversário

Bispo de Aveiro 
desde 4 de julho de 2014


Ontem, D. António Moiteiro, celebrou o seu 60.º aniversário, pois nasceu em 1956. Foi ordenado presbítero em 8 de abril de 1982, sendo nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga em 8 de junho de 2012 pelo papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussi.
A ordenação episcopal ocorreu em 12 de agosto de 2012, na sé da Guarda, presidida pelo cardeal D. José Saraiva Martins, tendo como bispos ordenantes D. Manuel da Rocha Felício e o arcebispo D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga. Em 4 de julho de 2014 foi nomeado Bispo de Aveiro, tendo iniciado o seu múnus pastoral em 14 de setembro do mesmo ano.
Na data celebrativa do seu nascimento sinto ser minha obrigação, pela estima que me merece, felicitá-lo com votos de saúde, paz, serenidade e otimismo, na certeza de que assim mais força terá para enfrentar os desafios da sua missão entre nós, sempre com a graça de Deus e a inspiração de Santa Joana. 
A Diocese de Aveiro, que é das mais pequenas da Igreja Portuguesa, nem por isso deixa de ser uma diocese importante pela tipicidade do seu território e das suas gentes, ora de caraterísticas serranas ora de ares marinhos e lagunares. Daí, porventura, a premência das pastorais adequadas que D. António Moiteiro não deixará de ter em conta.

Fernando Martins

NOTA: Não pude escrever ontem,  dia certo, por absoluta impossibilidade pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário