Thanksgiving — (Dia de Ação de Graças)

Crónica de Maria Donzília Almeida


«A gratidão é a virtude 
das almas nobres...»

Esopo

Não tem a ver com a nossa tradição, mas tem um significado muito particular para mim. Desde a minha juventude, em que me imiscuí na literatura norte-americana que preencheu parte da minha formação académica, que fiquei mais desperta para as manifestações deste mosaico de culturas, que é a sociedade americana.
Apesar de este povo despertar os mais controversos sentimentos, desde o ódio genuíno, à admiração pura, quanto a mim, devo reconhecer que nutro por ele uma velada simpatia. A este sentimento não é estranho o facto de o meu progenitor ter passado uma década da sua longa existência, em comunhão direta com este melting pot. No meu imaginário ficaram os relatos épicos de histórias vividas, na dura luta que travou para ganhar o sustento para a sua prole, nomeadamente a que ficou na sua terra natal.
Insere-se neste contexto de gratidão, o episódio que narrou, cheio de reconhecimento, a um colega de trabalho. Inexperiente no conhecimento das medidas de proteção quanto à segurança no trabalho, viu-se a braços com a execução de uma árdua tarefa. Teria de proteger as mãos com luvas no transporte de materiais abrasivos. Perante esta urgência, um colega de trabalho que era negro, imediatamente tira uma das suas luvas e cede-a ao Zé da Rosa. Com que sentido de gratidão e reconhecimento ele evocava este episódio! Eu...guardo-o religiosamente na minha memória.
Thanksgiving Day é um feriado celebrado nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado nesta quinta-feira, dia 26 de novembro. Como o próprio nome diz, Ação de Graças é um dia em que as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão, a Deus, pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e a Passagem de Ano.
No Dia de Ação de Graças, um feriado que congrega a família, é costume realizarem-se longas viagens para que os parentes estejam reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a gastronomia. As famílias celebram-no com abundância, elegendo o peru como prato típico, daí a designação Turkey Day - Dia do Peru. Come-se batata-doce, puré de batata, torta de abóbora, de maçã, de nozes, entre muitas outras iguarias, os produtos da época.
Se nos Estados Unidos se comemora este dia, não seria uma boa ideia instituir por cá, neste nosso pedacinho de território, uma celebração semelhante?
Há tantos motivos para agradecer, se perspectivarmos a nossa atenção para o lado positivo.
A gratidão é um sentimento nobre que predispõe o ser humano à felicidade.

Comentários