segunda-feira, 5 de outubro de 2015

"Embarcações Lagunares — Bateiras & Artes"

O mais recente livro de Senos da Fonseca



Tenho andado a ler o mais recente livro de Senos da Fonseca, com o título em epigrafe, que é um regalo para os olhos e para o espírito. Vem na sequência de um outro, com nível semelhante, intitulado "Embarcações que tiveram berço na laguna". Ambos refletem bem o labor exaustivo, o bom gosto, a tenacidade por alcançar metas e o indesmentível amor do autor à terra, à ria e suas gentes.
Com uma edição primorosa e digna das fotografias e texto que a compõem, trata-se de um trabalho digno de consulta frequente, não só para historiadores e apaixonados pela ria, mas também para os povos das margens lagunares e outros, já que os ares da ria não estão prisioneiros dos que os aspiram dia e noite, desde o nascer até ao último suspiro. Chegam longe e ainda bem.
Na “Introdução”, Senos da Fonseca, depois de frisar que a nossa ria pouco mais tem, em idade, que «a formação pátria», com ausência de monumentos que a instabilidade da laguna justifica, diz que as «Embarcações Lagunares (existentes ou desaparecidas)» são, realmente, os seus monumentos. E acrescenta: «É através delas que se pode fixar o historial dos momentos chave, marcantes, onde se operaram grandes e repentinas modificações.»
Sublinha ainda, entre outras considerações, que «o homem lagunar não deixou de ser, também aqui, um produto das circunstâncias». E sobre as embarcações, considera «cada uma delas um prodígio do espírito criador do empírico mestre lagunar».
Senos da Fonseca conta a génese da laguna, apresenta as bateiras, sua história e funções, e exibe planos geométricos e de construção em 2D e 3D, mas não deixa de brindar o leitor com um glossário de 23 páginas. A bibliografia permitirá outras leituras, porventura complementares, aos estudiosos.
As fotografias que ilustram admirável e profusamente este livro são de Abel Cunha, Ana Maria Lopes, António Ferreira, Etelvina Almeida, Maria de Lurdes Véstia, Paulo Godinho, Rosa Maria Vital, Rui Bela e Teresa Santos. Os desenhos em 3D são de Luís Costa.
Com o livro, vem um DVD com planos 2D e 3D, de todas as embarcações estudadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário