PESTINHAS — GAFANHA DA NAZARÉ

Grupo de Dança 
e Associação Cultural 


Neste mês de julho, em que a Câmara Municipal promove a primeira edição do Marolas – Ílhavo 2015, dedicamos a rubrica “Associações” às Pestinhas – Grupo de Dança – Associação Cultural. 
Criado por Helena Semião, a 6 de dezembro de 1992, o Grupo de Danças Pestinhas começou com 8 elementos, tendo adquirido o estatuto de Associação Juvenil no ano 2004 e, mais recentemente, o de Associação Cultural do Município de Ílhavo. 
A sua principal atividade é a promoção da prática de dança (faixas etárias a partir dos 6 anos sem limite de idade), bem como a realização de inúmeros espetáculos que têm lugar não só no Município de Ílhavo, mas também por todo o país. 
Atualmente composta por 40 elementos, a Associação realiza todos os anos um Sarau comemorativo do seu aniversário e participa em várias animações tais como festas de Escolas, Saraus, jogos de Basquetebol e Futebol, Campeonatos e Concursos de Hip Hop, Desfiles, Corsos Carnavalescos, associações Pestinhas - Grupo de Dança - Associação Cultural entre outras. O grupo tem participado igualmente em diversos eventos promovidos pela Câmara Municipal de Ílhavo, como é o caso da Semana Jovem, da Feira da Saúde e das Marchas Sanjoaninas. As inscrições estão abertas durante todo o ano e para todos os estilos de Dança: 
» Dança para crianças dos 6 aos 13 anos e Dança para adultos a partir dos 35 anos, pela Coreógrafa Helena Semião; 
» Dança para jovens entre os 14 e os 30 anos e Aulas de Zumba e Localizada, pela Dançarina/ Coreógrafa Patrícia Queirós. 

Principais Atividades

. Sarau do Aniversário do Grupo (dezembro); 
. Sarau incluído na Semana Jovem/ Marolas – Ílhavo 2015 (julho); 
. Participação nas Marchas Sanjoaninas de Ílhavo; . Participação no Corso do Carnaval de Vale de Ílhavo; 
. Zumba - Angariação de Fundos para os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e Zumba Colour 2015; 
. Concurso Vestidos de Chita
. Etc.

Rua da Creche, 11
3830-592 Gafanha da Nazaré
Facebook: Grupo Dança Pestinhas Pestinhas

Presidente da Direção
Helena Semião

Fonte: Rubrica Associações da Agenda Viver em…, julho de 2015. A foto é da rede global.

NOTA: Por mais que me esforce, nunca consigo nem conseguirei estar a par de tudo o que acontece na Gafanha da Nazaré e arredores. Já tinha ouvido falar do grupo Pestinhas, mas não me lembro de alguma vez o ter visto atuar. De qualquer forma, é sempre agradável saber que existe mais uma Associação Cultural na nossa terra, com notória atividade. Por isso, a distinção que a CMI lhe concedeu. Os meus parabéns.

Comentários