quarta-feira, 1 de julho de 2015

Férias perto de casa

FÉRIAS


«Tempo durante o qual não funcionam aulas, tribunais, etc.
Interrupção relativamente longa de trabalho, 
destinada ao descanso dos trabalhadores.»

Dos dicionários



Os dicionários tentam indicar-nos, sintetizando, as definições de Féria e Férias, que são, no fundo, coisas diferentes. Aqui ficamo-nos pelas Férias, que é o que nos interessa para este verão.
As férias de quem estuda ou trabalha nos tribunais têm o peso que têm, mas para os alunos haverá sempre ocupações, quer nas ofertas das autarquias e outras instituições, quer em trabalhos sazonais. Uns dinheiros ganhos neste período fazem muito jeito em tempos de aulas, que as famílias não poderão, em muitos casos, abonar os jovens para uns extras que fogem ao orçamento familiar.


Vamos olhar, então, para os trabalhadores, que bem precisam de recuperar energias e limpar a cabeça de inquietações próprias das profissões. As férias são para isso. Contudo, isso não significa pôr de lado qualquer atividade física ou mental, porque o importante é mudar de ambiente e de rotinas. Fazer algo diferente pode ser benéfico para relaxar. Aqui cabe a cada um programar antecipadamente o que fazer ou não fazer.
Os desempregados, porém, também precisam deste ambiente de férias oficiais para os que trabalham para pensar no que fazer, quiçá descobrindo potencialidades porventura adormecidas. O artesanato, que sempre existiu através dos séculos, está a rejuvenescer, graças à criatividade de imensa gente que nos surpreende pelas suas ideias e desafios. Há que experimentar, porque ficar parado à espera que os empregos caiam do céu não é solução para ninguém.


NOTA: A partir de hoje e até ao fim do tempo de férias procurarei publicar algumas sugestões que nos permitam descansar sem grandes despesas. A vida está difícil, mas sempre podemos, se quisermos, descontrair um pouco.
Aceito, naturalmente, colaborações, desde que mantenham o espírito do meu blogue Pela Positiva. Textos pequenos com foto a condizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário