Postal Ilustrado — Boca da Barra

Miradouro e Boca da Barra

Este postal exibe a beleza da Boca da Barra de Aveiro vista do Forte da Barra, bem emoldurada pela paisagem circundante. Farol ao fundo, Canal de Mira por onde passou em 1920 o Desertas, que encalhou no mar da Costa Nova em 1918, Jardim Oudinot com tudo quanto tem de bom, e Porto de Pesca Costeira. E porventura, como homenagem à abertura da barra, que ocorreu em 3 de abril de 1808, este miradouro, que  ostenta um chafariz do cimo do qual, quando ligado a qualquer fonte, escorre água a que o sol e o vento emprestam tonalidade variegadas.
Em dias de entrada e saída de navios, não falta quem desfrute um panorama em permanente mutação, a que se associam turistas de perto e de longe que registam imagens do que os seus olhos podem contemplar.
Somos dos que com frequência visitam este miradouro, porque o que dali se vê anda sempre ao sabor da maré, com tudo o que isso implica.
Por vezes, há pescadores conhecedores das marés e das artes de ludibriar peixe do nosso mar. que é considerado do melhor do mundo. Daqui pode apreciar-se uma ilhota que separa as águas que vêm do mar e ao mar voltam, na enchente e na vazante, dando acesso à Ria de Aveiro, que se estende por vasta área, dando pão por várias formas a gentes de diversos concelhos, enquanto alimenta os setores turísticos, industriais e comerciais, ainda e constantemente à espera de empreendedores criativos e inovadores.


Fernando Martins

Comentários