LICÍNIO CARDOSO É PADRE HÁ 25 ANOS



Licínio Cardoso é padre há 25 anos. Natural da Gafanha da Encarnação, tem servido a Igreja com todas as suas capacidades, alimentadas pela fé que o anima. Conheço-o desde a juventude e sempre apreciei a sua paixão, pela forma como se envolvia nos mais diversos projetos abertos a todas as faixas etárias. E também aprecio a sua cultura e a sua simplicidade no contacto com toda a gente.
Estava eu com minha esposa de férias em Vilamoura, Algarve, por gentileza de um amigo que já faleceu, quando me lembrei que o Licínio trabalhava na Quarteira. Um simples telefonema, e tanto bastou para que viesse ao nosso encontro, de bicicleta, para uma simples cavaqueira, que entretanto passou disso. De carro, andou a mostrar-nos, de forma até minuciosa, a Quarteira, paróquia da qual fazia parte Vilamoura. E percebi, nesse deambular, quanto se empenhou nos trabalhos paroquiais, colaborando afincadamente em tarefas de uma igreja matriz nova, na juventude, na catequese e noutros serviços. Recebidos pelo pároco, compreendi quanto era estimado e apreciada a sua ação. cheia de dinamismo.
Nas visitas de reconhecimento, pude perceber que, sem ele, eu e minha esposa ficaríamos a leste da realidade concreta daquela zona turística.
Na despedida, o padre Licínio teve um desabafo que me tocou: — Isto é muito bonito, gosto de trabalhar nesta paróquia, sinto-me muito bem com o pároco [cujo nome não consigo recordar], mas a minha Diocese é Aveiro e é para lá que eu quero voltar. Como aconteceu.
Parabéns, meu caro Licínio.

Comentários