terça-feira, 16 de setembro de 2014

FESTA EM HONRA DA SENHORA DOS NAVEGANTES


Traineira que costuma levar o andor
da Senhora dos Navegantes

Vai realizar-se, no próximo domingo, 21 de setembro, a festa em honra da Senhora dos Navegantes, em respeito pela tradição. Do programa, já divulgado, consta a procissão pela Ria de Aveiro, no final da qual será celebrada a eucaristia na Capelinha do Forte da Barra, que é o mais antigo templo das Gafanhas.
Às 18.30 horas, terá início o Festival de Folclore, com a exibição do Rancho Folclórico da Redinha, Grupo Folclórico e Etnográfico “Vale Choupinho” e Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, que organiza os festejos em sintonia com a paróquia de Nossa Senhora da Nazaré, contando com a colaboração de diversas entidades.
Pelas 14 horas, a procissão sairá da igreja da Cale da Vila para o Porto Bacalhoeiro, iniciando-se a seguir o desfile pela Ria. Nele se incorporarão os andores, a Filarmónica Gafanhense, os barcos moliceiros com o rancho e grupos folclóricos, barcos saleiros e mercantéis que transportarão pessoas devidamente autorizadas, bem como barcos de recreio de particulares com seus familiares e amigos.
Durante a procissão, haverá uma passagem pela freguesia de São Jacinto, cuja população faz questão de se associar à festa da Senhora dos Navegantes, prestando-lhe uma significativa homenagem.
O desembarque está agendado para as 16.30 horas no Forte da Barra, seguindo-se a eucarística, musicalmente enriquecida com cânticos do rancho e grupos folclóricos convidados. Antes do festival, atuará a Filarmónica Gafanhense.

Ver historial da Festa da Senhora dos Navegantes aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário