sexta-feira, 22 de agosto de 2014

POSTAL ILUSTRADO: NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ

MAIS DE 300 MIL VISITANTES EM 13 ANOS


O Navio-Museu Santo André tem sido, desde que ancorou no canal de Mira, junto ao Jardim Oudinot, um autêntico Postal Ilustrado da nossa terra e região, por se tratar de um exemplar representativo da pesca do bacalhau por arrasto lateral. A sua história, bem explicada no seu interior, com legendas, notas e vídeos, dá, sem dúvida, uma noção de como foi a vida a bordo durante as campanhas pesqueiras, com duas viagens anuais, sendo de registar que o Santo André foi campeão nacional da pesca por arrasto e um dos maiores do mundo, a nível de peixe pescado, no seu tempo.
O Navio-Museu Santo André é um polo do Museu Marítimo de Ílhavo. Nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da EPA (Empresa de Pesca de Aveiro, possuindo uma capacidade de carga de 20 mil quintais de bacalhau, salgado no porão, o que lhe enriquecia a qualidade e sublinhava o sabor.
Em 1997, foi abatido à frota bacalhoeira e estaria condenado a morrer sem honra nem glória, o que não seria justo para um campeão, mas nova vida assumiu, em 2001, como Navio-Museu, por acordo entre o armador do navio, António do Lago Cerqueira, Lda., (Pescas Tavares Mascarenhas, S. A.) e a Câmara Municipal de Ílhavo.
Ao comemorar seu 13.º aniversário, amanhã, 23 de agosto, é justo salientar que neste espaço de tempo já foi visitado por mais de 309 mil visitantes.

F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário