quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

D. João Evangelista morreu há 56 anos



No dia 8 de janeiro de 1958, realizou-se o funeral de D. João Evangelista de Lima Vidal, primeiro bispo da restaurada Diocese de Aveiro, presidido por D. Domingos da Apresentação Fernandes, que lhe viria a suceder. O falecimento ocorreu no dia 2, pelas 12 horas, no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.
Diz o Calendário Histórico de Aveiro de António Christo e João Gonçalves Gaspar que no funeral, «o mais impressionante de que há memória em Aveiro», participaram 14 prelados do Continente. 
Sublinha-se na referência do Calendário Histórico que o Arcebispo-bispo de Aveiro foi «um prelado verdadeiramente ilustre e ínclito aveirense, cuja memória perdurará eternamente, pelo seu alto prestígio, suas singulares virtudes, acendrado patriotismo e exemplar amor à sua terra». Esta efeméride foi escrita com base nas notícias dos jornais Litoral (11-1-1958) e Correio do Vouga (18-1-1958).
Como nota pessoal, permitam-me que refira que conheci D. João e que assisti ao funeral, recordando-me perfeitamente da sua passagem pelo edifício da Câmara Municipal de Aveiro, onde o funeral parou, para sobre o caixão ser colocada uma bandeira, julgo que da autarquia aveirense. Tinha eu 20 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário