sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Chefe António Lau

A nossa gente

Neste mês de fevereiro, em que se realiza o Projeto “Coastwatch  Europe”, que tem por objetivo principal a defesa e o estudo da orla litoral, através da monitorização do estado de conservação da mesma, dedicamos a rubrica “a nossa gente” a António Lau, Chefe do único Agrupamento de Escuteiros Marítimos do Município de Ílhavo. 
Natural de Ílhavo, António Lau nasceu a 24 de agosto de 1962. Depois de residir cerca de três anos em Almada, regressou a Ílhavo, em 1969, ingressando pouco tempo depois na Alcateia do CNE - Agrupamento 189 de Ílhavo, como aspirante a Lobito. Em outubro desse mesmo ano, iniciou a 2.ª classe na Escola Primária n.º 2 da Senhora do Pranto que frequentou até concluir a 4.ª classe. Seguiu-se o Ensino Preparatório em Ílhavo e depois o Liceu Nacional de Aveiro (atual Escola Secundária José Estêvão) onde concluiu o Ano Propedêutico.


Aos 18 anos de idade ingressou na Universidade de Aveiro, onde se formou em Engenharia, embora tenha trabalhado durante pouco tempo na área da sua formação académica, dedicando-se desde então aos Sistemas de Gestão da Qualidade. Assumiu os cargos de Diretor e Gerente em duas empresas multinacionais de 1990 a 1993 e 2000 a 2007, ano em que optou por trabalhar por conta própria como Auditor, Consultor e Formador, funções que sempre desenvolveu em segundo plano. 
Ligado ao meio escutista desde tenra idade, António Lau passou por todas as secções até fazer a Promessa e Investidura como Dirigente (7 de março de 1982). Manteve-se no Agrupamento 189 até finais de 1987 e, em 1988, juntamente com outros Dirigentes e escuteiros e com o apoio do Padre Manuel Lé, do então Chefe Regional de Aveiro e do Departamento Nacional de Escutismo Marítimo, fundou o Agrupamento Marítimo 878 na Costa Nova, do qual é Chefe de Agrupamento desde a fundação.
No Corpo Nacional de Escutas e enquanto Dirigente, o Chefe Lau tem desempenhado diversas funções, tanto a nível local, como regional e nacional, destacando-se a coordenação do Acampamento Municipal de Escuteiros, que envolve os seis agrupamentos do Município de Ílhavo e que se realiza no âmbito da +Eco/Semana do Ambiente e que tem alcançado um enorme sucesso.
António Lau, dono de um olhar que ganha nova vida quando fala do seu envolvimento no mundo escutista, é um verdadeiro condutor de Jovens, empenhado construtor da Cidadania Ativa, um acérrimo defensor da sua terra e um líder para os seus pares e para as novas gerações.

Fonte: Agenda “Viver em…”, fevereiro de 2014, CMI

Sem comentários:

Enviar um comentário