sábado, 30 de novembro de 2013

Uma certeza de fé

VIGILANTES, ACOLHEMOS O SENHOR QUE VEM


Georgino Rocha

A exortação de Jesus aos discípulos e, por eles, a todos os cristãos ao longo da história é a da vigilância activa para acolher o Senhor que vem, a de estar despertos e preparados, a de ver os sinais que indiciam a sua chegada, a de entender o que acontece e não se deixar enganar pelas aparências. De contrário, a sonolência, o ramerrame das rotinas, a obsessão das preocupações e tantos outros estados de espírito provocam a inadvertência ou semeiam a confusão e o distanciamento. Assim, as pessoas são apanhadas pela surpresa que pode ser fatal.

“O Senhor vem” constitui uma certeza de fé, uma promessa de esperança, uma garantia da caridade. Como podia ser de outra maneira, se Ele nos ama tão radicalmente? Como “sonhar” uma ausência permanente, uma separação definitiva, se Ele anuncia o feliz regresso, embora não marca local nem dia, e a sua palavra é eficaz? Como descobrir e apreciar os vestígios da sua presença num mundo caótico e necessitado de fazer dos escombros ruinosos uma construção digna da condição humana que prefigure o gérmen do Reino de Deus? 


“Certeza, promessa e garantia” fazem parte do envolvimento de Jesus neste processo libertador. E apontam as exigências correspondentes dos discípulos: fé confiante, esperança activa, caridade solícita para com todos, sobretudo para com os mais aflitos e excluídos. Ontem como hoje e sempre! Assim o afirma o papa Francisco na exortação pastoral “A alegria do Evangelho”.

Referindo-se à economia, diz textualmente: “Assim como o mandamento ‘não matar’ põe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, assim também hoje devemos dizer ‘não a uma economia da exclusão e da desigualdade social’. Esta economia mata. Não é possível que a morte por enregelamento de um idoso sem abrigo não seja notícia, enquanto o é a descida de dois pontos na Bolsa. Isto é exclusão. Não se pode tolerar mais o facto de se lançar comida no lixo, quando há pessoas que passam fome. Isto é desigualdade social. Hoje, tudo entra no jogo da competitividade e da lei do mais forte, onde o poderoso engole o mais fraco. Em consequência desta situação, grandes massas da população vêem-se excluídas e marginalizadas: sem trabalho, sem perspetivas, num beco sem saída. O ser humano é considerado, em si mesmo, como um bem de consumo que se pode usar e depois lançar fora. Assim teve início a cultura do ‘descartável’, que aliás chega a ser promovida. Já não se trata simplesmente do fenómeno de exploração e opressão, mas de uma realidade nova: com a exclusão, fere-se, na própria raiz, a pertença à sociedade onde se vive, pois quem vive nas favelas, na periferia ou sem poder já não está nela, mas fora. Os excluídos não são ‘explorados’, mas resíduos, ‘sobras’.

A vigilância recomendada pelo Evangelho faz-nos estar atentos à vida e suas circunstâncias. A certeza do amanhã reforça as exigências do presente, não as dilui nem adia. A esperança de novos tempos faz-nos lançar desde já as suas sementes. O amor ao Senhor Jesus impele-nos para o serviço gratuito dos nossos irmãos em humanidade e na fé. E será o Advento do Senhor que vem!

Sem comentários:

Enviar um comentário