domingo, 5 de maio de 2013

Andanças

Gafanha da Encarnação



Nas minhas andanças por aí, sem rumo mas com norte, há imenso que ver e que apreciar. Um dia destes andei pela vizinha Gafanha da Encarnação, terra de gente gafanhoa, tal como nós, e deparei-me com recantos dignos de bonitos postais ilustrados, estes um tanto ou quanto a caírem em desuso. As máquinas digitais levam-nos, com toda a simplicidade, a construir os nossos postais. Na zona da "Bruxa", de tantas histórias e encontros registei estes postais, que ofereço como desafio aos meus  leitores.
Nesta imagem, vê-se, ao fundo, a célebre "Estufa", onde se torrava a chicória, quando eu era menino e moço. A sua história merece ser contada em letra de forma. Quem ma quer contar?


Terra de gente da ria e do mar, não podia deixar de ter a sua marina, com bar e demais espaços de apoio. As águas estavam serenas apesar do vento agreste que se fazia sentir. E fiquei com a garantia de que há movimento, sinal de vida de marinheiros da nossa laguna, dedicados à pesca e ao recreio. Vale a pena passar por lá. 


Embarcações de pequeno e médio porte estão prontas para a partida. Uma simples viagem pela Ria? Por que não? Não tem ela encantos vários, cores e cheiros que nos levam até às nossas raízes? Recortes e silhuetas, ilhotas e enseadas, marisco e peixes vários, arbustos e areais, águas transparentes e a paz que tanto almejamos? Vá, experimente e diga depois o que lhe aprouver.

1 comentário:

  1. Pois é, Professor!
    Este passeio por Terras da Maluca, trouxeram-lhe sensações muito agradáveis, pelo que referiu. Realmente, há por aqui, recantos de rara beleza! Esse lugar da Bruxa é muito pitoresco. Delicio-me quando por lá passo. Os patinhos selvagens, na ria, dão vida e colorido à zona envolvente. Eu já referi, várias vezes, que a Gafanha teve mais encanto, na hora do meu reencontro com as raizes. Gosto, efetivamente, de viver neste recantinho!

    ResponderEliminar