quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpo de Deus



DAI-LHES VÓS DE COMER

«E com a acção concertada de todos, as inúmeras fomes da multidão serão saciadas. Haverá alegria e satisfação. Renascerá a esperança que vence todas as crises da noite. Erguer-se-á a mesa comum da fraternidade onde cada um tem lugar e companhia. Começará a despontar uma sociedade nova que reflecte, à maneira de espelho, a maravilha irradiante da Eucaristia por meio do apreço pela vida entregue ao serviço de todos, sobretudo dos empobrecidos e espoliados da sua dignidade.» 

Georgino Rocha



Jesus dá esta resposta aos discípulos que, condoídos pelo cansaço e pela fome da multidão, querem ver-se livres dela enviando-a para as aldeias mais próximas. É uma resposta de envolvimento directo na busca de soluções e uma denúncia clara de quem quer afastar problemas de consciência. É uma resposta de provocação pois era deserto o local onde estavam e muito exíguas as provisões. É uma resposta promissora de novas realidades que Jesus queria aproveitar para desvendar e confiar aos que iriam continuar a sua missão.
A multidão encantada, ávida dos ensinamentos de Jesus, segue-o incondicionalmente. Os discípulos ansiosos, recém-chegados da primeira experiência apostólica, solidarizam-se com esta gente e confiam nas capacidades já demonstradas pelo Mestre. O próprio Herodes, segundo a narrativa de Lucas, manifesta o desejo de ver e ouvir Jesus. O ambiente social torna-se propício ao Nazareno, e a sua fama honrada vai crescendo e despertando energias adormecidas e expectativas adiadas. É neste contexto que a narrativa de Lucas apresenta o Evangelho da Festa do Corpo de Deus.

O entusiasmo vivido contrasta com a realidade ameaçadora pois “o dia começa a declinar”. E depois? Com o declínio do dia, vem a noite propícia a medos e infortúnios. Os discípulos inquietos querem prever uma saída e evitar a confusão. Vão ter com o Mestre que os responsabiliza pela busca de solução.
Jesus não se alheia das situações nem da procura de respostas, mas envolve-nos, conta connosco e com as nossas capacidades. A multiplicação dos pães constitui uma autêntica lição de acção consertada. Todos fazem alguma coisa: O rapazinho do farnel cede-o a pedido de André. Jesus toma o pão, abençoa-o, parte-o em pedaços, reparte-os pelos discípulos e encarrega-os de os distribuírem. A multidão deixa-se organizar em grupos/pequenas comunidades e recebe a parte que é entregue a cada um. Fica saciada e, ainda, sobra pão que deve ser recolhido e levado a quem precisar.

A narrativa da comunidade de Lucas tem como matriz a ceia de despedida que Jesus realizou com os seus amigos, antes de começar a série de episódios que haviam de levá-lo à morte no calvário, antecâmara da ressurreição. Constitui o “coração” da Eucaristia, agora celebrada pelas comunidades cristãs, em Igreja. É maravilha a contemplar e tesouro a descobrir ao longo dos tempos, sobretudo da vida de cada um de nós. Maravilha que nos convida e atrai para captarmos o seu sentido profundo, assumirmos o espírito de entrega e de serviço, saborearmos o amor de doação incondicional, crescermos em disponibilidade e confiança até à entrega total, simbolizada no pão frágil e no vinho escasso que, por força do Espírito Santo, vão ser “corpo entregue e no sangue derramado por um mundo novo”.
E com a acção concertada de todos, as inúmeras fomes da multidão serão saciadas. Haverá alegria e satisfação. Renascerá a esperança que vence todas as crises da noite. Erguer-se-á a mesa comum da fraternidade onde cada um tem lugar e companhia. Começará a despontar uma sociedade nova que reflecte, à maneira de espelho, a maravilha irradiante da Eucaristia por meio do apreço pela vida entregue ao serviço de todos, sobretudo dos empobrecidos e espoliados da sua dignidade. 

Georgino Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário