segunda-feira, 8 de abril de 2013

Fórum da Juventude e a responsabilidade cívica

Vereadora Beatriz Martins em entrevista ao Timoneiro 

Vereadora Beatriz Martins canta e ajuda a cantar

O Polo da Gafanha da Nazaré do Fórum Municipal da Juventude (FMJGN), de braços abertos e acolhedores no Centro Cultural da nossa cidade, é razão primeira da entrevista que a Vereadora Beatriz Martins, responsável por este setor, concedeu ao Timoneiro. Trata-se de um serviço dinâmico, que acolhe mensalmente 500 jovens, entre as 10 e as 18 horas, de segunda a sexta-feira. 
A riqueza e a importância das iniciativas e projetos que no FMJ se desenvolvem são por demais evidentes, representando, sem dúvida, uma preciosa ajuda para o desenvolvimento integral da juventude. E se é verdade que nos polos do FMJ tudo está concebido para que os jovens estejam plenamente empenhados no que se planifica e faz, importa reconhecer a mais-valia que significa a cooperação da comunidade em geral. Esta entrevista foi conduzida por Fernando Martins, via e-mail. 

O que é e o que pretende a CMI com o Fórum da Juventude? 

— Com a criação do Fórum Municipal da Juventude a CMI pretende prosseguir com uma política de juventude próxima dos Jovens do Município. Neste âmbito surgem os investimentos na construção de novos equipamentos, na criação destes serviços, programas e iniciativas com o intuito de acrescentar mais-valias à formação pessoal e ocupação do tempo livre com qualidade. 

Importa contribuir para a formação, informação e entretenimento dos nossos jovens. 


Pode exemplificar as propostas disponibilizadas para cada um daqueles setores? Qual tem sido a adesão dos jovens a este projeto? 

— Fazem parte dos objetivos destes espaços proporcionar momentos de partilha de informação, de convívio, de aprendizagem, de estímulo à criatividade e diversão dos Jovens. Durante todo o ano realizamos diversos workshops, oficinas criativas, atividades de caráter lúdico, de expressão corporal, plástica, etc. Nestes espaços acedem gratuitamente à Internet. Os Fóruns da Juventude são também espaço de leitura e consulta de publicações diversas. Temos ainda formação básica em informática, no Espaço Internet. Neste momento estão a decorrer três turmas de informática, uma pós-laboral e duas no horário laboral, com o total de 30 formandos; No ano de 2012 tivemos 128 formandos, tendo sido entregues mais de 330 certificados. 
Ainda no âmbito da formação, temos o Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres (PMOTL) e o Programa Vocação que complementam a formação académica e pretendem contribuir para a sua formação individual, promovendo nos jovens o sentido de responsabilidade no desenvolvimento de uma atividade em prol das pessoas e do nosso município. 
A adesão dos jovens tem sido evidente e os números falam por si: no FMJGN temos cerca de 2250 inscritos. Desde a sua inauguração contamos com mais de 54 000 utilizações. 

Vereadora Beatriz anima atividade
Além do Polo da Gafanha da Nazaré, que outros polos existem? 

— Numa lógica de proximidade aos jovens, além deste FMJ que fez no passado dia 25 de fevereiro oito anos, temos ainda o FMJ, Ílhavo, o FMJ da Gafanha da Encarnação e FMJ da Gafanha do Carmo e ainda o Polo de Vale de Ílhavo.

Que iniciativas se desenvolvem à sombra do Fórum? 

— No FMJ há muitas atividades que se vão desenhando e construindo, fazendo nós questão de que os jovens se sintam parte delas e ajudem na sua elaboração, nomeadamente, nos diversos concursos (DJs, Bandas, Literário Jovem, Hip-Hop Dance, Lan Party, etc…). Há torneios que se vão desenrolando e que são muito participados. O contributo dos jovens é fundamental para a elaboração do programa da Semana Jovem, em que podem inclusivamente participar como voluntários. 
O Plano de Animação dos FMJ obedece a um tema aglutinador anual. Este ano, Viagem de (Re)Descoberta surge no âmbito do tema do Plano Municipal de Intervenção Educativa Terras e Oceanos, lugares para empreender, sendo trabalhado em subtemas mensais. Desenvolvemos ainda várias iniciativas ao longo do ano, como a Semana Jovem, as Jornadas da Juventude, o Inter Escolas, o Ílhavo Radical, a Corrida mais louca da Ria e o Festilha, entre outras. 
Os FMJ têm também espaço para exposições temporárias dando o devido palco aos nossos jovens artistas. Nos FMJ podem ainda fazer o Cartão Jovem Municipal para usufruir dos diversos descontos disponíveis. 

Os monitores estão, obviamente, preparados para ajudar os jovens. As suas ajudas costumam ser solicitadas? 

— Sim. Existe uma relação muito próxima entre as monitoras (por acaso, são todas mulheres) e os jovens. Desde a ajuda para trabalhos escolares, pesquisas na Internet ou simplesmente para a dinamização de atividades. Ao longo dos anos, é notório o desenvolvimento de relações de amizade nestes espaços, encontrando os jovens nas monitoras pessoas um pouco mais experientes, que utilizam a mesma linguagem e partilha de interesses comuns. 

O Fórum da Juventude mantém parcerias com outros serviços similares de âmbito Nacional ou Regional? E com instituições? 

— Sim, mantemos acordos informais de informação cruzada das diversas iniciativas. A Câmara Municipal de Ílhavo tem parcerias com as Associações do Município, nas quais estão incluídas as associações juvenis. Um exemplo que demonstra bem a boa relação de parceria é o Programa da Semana Jovem, que é feito pelos jovens para os jovens e, neste caso concreto, com o excelente contributo e participação das nossas associações.

Vereadora numa exposição
As pessoas têm colaborado ou podem colaborar de alguma forma? 

— O mais importante é a participação nas atividades e iniciativas que são cuidadosamente preparadas para as pessoas. É para as pessoas que trabalhamos com toda a dedicação e empenho. É nosso dever estimular a participação dos jovens. Essa é a única atitude susceptível de valorizar a jovem geração e de nela fomentar uma atitude de responsabilidade cívica. 
A Câmara Municipal conta, como sempre, com a colaboração de todos os jovens, com o seu espírito crítico, com a sua energia e disponibilidade inesgotáveis, para continuarmos a fazer sempre mais e melhor.

Um apelo aos jovens 

— Consultem a nossa agenda “Viver em”, o site da Câmara Municipal ou sigam-nos no Facebook. Frequentem os nossos Fóruns da Juventude, participem nas atividades, partilhem sugestões e façam deles também a vossa casa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário